Trabalhamos com fornecedores de todo o país para conseguir as sardinhas mais frescas para as nossas lojas

Sardinha fresca, do mar à sua mesa

01 de junho de 2023
  • As sardinhas frescas são apanhadas de segunda a sexta-feira de madrugada para que cheguem às nossas lojas com a máxima frescura.
  •  A Mercadona trabalha com fornecedores portugueses de várias lotas da costa portuguesa, de Norte a Sul incluindo nos Açores.

Nas lojas Mercadona, como na sua mesa, não pode faltar a sardinha mais fresca e gordinha, especialmente nesta quadra festiva dos Santos Populares. Para isso, trabalhamos com dezenas de fornecedores em 9 lotas da costa portuguesa, de Norte a Sul incluindo nos Açores, que nos garantem sempre o melhor peixe fresco todos os dias.

Agora, fomos até à costa algarvia para ver de onde nos chega a sardinha do fornecedor António Viegas Guerreiro, uma empresa familiar com mais de 50 anos que conta com 3 barcos, 24 pescadores e 15 pessoas na fábrica. Este fornecedor é responsável por pescar, preparar e enviar o peixe para os supermercados Mercadona de forma a manter a máxima frescura durante todo o processo, cumprindo com os mais exigentes padrões de qualidade

Fornecedor sardinha MercadonaDescarga do barco "Flor da Beira", do fornecedor António Viegas Guerreiro, na Lota de Portimão.

Para que a pesca seja realizada de forma sustentável, é necessário cumprir com um rigoroso controlo das quotas pesqueiras, pois só assim é possível garantir a subsistência das espécies e a convivência da atividade piscatória local.

O peixe trazido diariamente das lotas para as lojas encontra-se disposto nas caixas verdes na secção da Peixaria, de forma a que os “Chefes” (clientes) possam sempre distinguir e apostar no que de melhor nos dá o mar português, são os nossos Frescos de Confiança.

Peixaria MercadonaSecção da Peixaria das lojas Mercadona. Nas caixas verdes encontra-se o peixe proveniente de lotas nacionais.

Comprovativo de Compra em Lota  

Em 2022 a Mercadona aderiu à iniciativa “Comprovativo de Compra em Lota”, promovida pela Docapesca, contribuindo para a valorização do pescado português e para uma retribuição mais justa ao pescador.

Isto quer dizer que o peixe que encontra na Mercadona é um produto controlado desde a sua origem, na sua maior parte capturado por embarcações nacionais a operar na costa portuguesa que respeita a sazonalidade de cada espécie e as quotas de pesca estabelecidas. Permite também identificar a zona de captura e a arte de pesca utilizada para capturar o pescado. Desta forma, o consumidor possui a informação necessária para fazer uma compra consciente e responsável.

Atualmente, a Mercadona compra em 9 lotas de norte a sul de Portugal, procurando fazer chegar diariamente às suas lojas peixe fresco e com garantia de qualidade.