Em cumprimento do disposto na Portaria nº 71/2020, de 15 de março, e no Decreto nº 2-A/2020, de 20 de março, que vigorou durante o Estado de Emergência declarado devido à Covid-19, assim como com o estabelecido na Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-A/2020, de 30 de abril.
- A Mercadona informa que, com o objetivo de proteger a saúde e segurança dos nossos clientes e colaboradores, além de assegurar o abastecimento das nossas lojas, serão atualizadas as medidas adotadas nos dias 16, 19, 23 de março e 3 de abril, completando-as com outras adicionais que entrarão em vigor 2ª feira dia 11 de maio e na 5ª feira dia 14 de maio de 2020, e que, para uma melhor identificação, estão sulinhadas adiante.
1.- RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA OS CLIENTES
- Os clientes são informados das recomendações gerais a ter em conta para realizar as compras, tanto através dos membros da equipa como por meio de cartazes, altifalante da loja e redes sociais. Entre estas recomendações estão:
- Apenas uma pessoa deve realizar as compras (nem em família, com crianças ou em grupos).
- As compras não devem ser realizadas por pessoas que façam parte dos possíveis grupos de risco (idosos, crianças, pessoas com doenças crónicas…).
- Pessoas que tenham prioridade para realizar as suas compras nas nossas lojas: idosos com mais de 70 anos, pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, grávidas e acompanhantes necessários, assim como de profissionais de saúde, elementos das forças e serviços de segurança, proteção e socorro, forças armadas e prestação de serviços de apoio social.
- Comprar ao longo do dia e não à hora de abertura do estabelecimento. Assim, existe a garantia de poder atender todos os clientes diariamente.
- Por solidariedade, realizar as compras com agilidade e rapidez.
- Não armazenar produtos desnecessariamente: o abastecimento de produtos de primeira necessidade está totalmente garantido.
- Pagar preferencialmente com cartão e evitar o uso de dinheiro em efetivo.
- A responsabilidade final do cumprimento das recomendações implementadas de distância, capacidade máxima, etc., recai nas próprias pessoas, que devem respeitá-las. Assim como utilizar luvas para manipular os produtos perecíveis que estão à disposição na loja.
- De acordo com a normativa, “É obrigatório o uso de máscaras ou viseiras para o acesso ou permanência nos espaços e estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços (…)”.
- Além disso, com o objetivo de continuar a apoiar os coletivos mais desfavorecidos, são reforçados os processos de doação de produtos de primeira necessidade às Cantinas Sociais e Bancos Alimentares com os quais a empresa tem vindo a colaborar habitualmente.
- Da mesma forma, e para responder a uma necessidade atual dos nossos "Chefes", a Mercadona, a partir da próxima quinta-feira, 14 de maio, começará a incorporar no seu sortido, sob a sua marca própria Deliplus, máscaras higiénicas não reutilizáveis num pack de 10 unidades por um preço de venda de 5,40€ por pack.
2.- MEDIDAS DE ACESSO AOS SUPERMERCADOS
- CAPACIDADE: Será controlada a capacidade dos supermercados e sinalizada a distância mínima exigida entre pessoas.
- A responsabilidade de ordenar a capacidade interior da loja será do encarregado do estabelecimento, ou da pessoa ou agente de segurança privada designado por este.
- Cumprimos o critério de capacidade estabelecido que garante a distância mínima em todos os momentos.
- Na via de acesso público a cada supermercado, estará marcada uma distância mínima de 2 metros entre as pessoas que aguardam a sua vez de entrar à porta dos supermercados, e deverá ser respeitada para aceder aos mesmos.
- INTERIOR DO LOCAL: garante-se a distância mínima de 2 metros entre clientes com recomendações do pessoal do estabelecimento, com o apoio de cartazes que reforçam estas medidas, e estarão também marcados os limites de 2 metros no chão da secção da Peixaria e na linha de caixas.
- HORÁRIO: o horário de abertura a partir de 11 de maio será das 09:00 às 20:00 horas, de 2ª feira a domingo. Sendo que, e dado que é uma situação excecional, se irá adaptando às circunstâncias; caso se realizem, serão comunicadas em cada momento.
3.- ABASTECIMENTO e SORTIDO
- As lojas permanecerão abastecidas, reforçando e garantindo o abastecimento de produtos básicos e de primeira necessidade, para que os nossos clientes possam fazer as suas compras diárias.
- Com o objetivo de proteger a segurança alimentar, não se admitirão, em qualquer circunstância, devoluções de produtos.
4.- RECOMENDAÇÕES e MEDIDAS INTERNAS
Com o objetivo de reforçar as medidas de segurança e saúde para os nossos “Chefes” e colaboradores, desde segunda-feira, 23 de março de 2020, e durante essa semana, procedeu-se à instalação de divisórias de acrílico de proteção/separação na seção de caixas de todos os supermercados.
A Mercadona adotou também medidas internas para reforçar a saúde e a segurança dos seus colaboradores, entre as quais se encontra a entrega por parte da empresa de óculos de proteção e de equipamentos de higiene e prevenção necessários tanto nas lojas como nos blocos logísticos e armazéns, e a adoção de critérios específicos relativamente à saúde, garantido distâncias e lotação em todos os seus estabelecimentos.
Da mesma forma, foram reforçados os processos diários de desinfeção e limpeza das nossas instalações (lojas, blocos logísticos e armazéns) com serviços externos.
Também se procedeu à instalação de gel desinfetante e papel em cada supermercado para que os clientes possam limpar o manípulo do carrinho, reforçando sua higiene. De igual forma, é adotada a medida de uso obrigatório de luvas pelos clientes, do mesmo tipo utilizado na seção de Frutas e Legumes, que a empresa também disponibilizará nas entradas dos supermercados.
Neste momento, e de acordo com a situação excecional em que o país se encontra, na Mercadona estamos a adotar estas medidas excecionais para colaborar e enfrentar esta crise de saúde sem precedentes. Pedimos aos nossos clientes a máxima colaboração no cumprimento destas medidas.
ISTO NÃO TEM DE PARAR. VAMOS RACIONALIZAR O MEDO. ISTO PASSARÁ.