Quando falamos em queijos portugueses é impossível não referir o Queijo de Azeitão, a tão famosa iguaria do setor queijeiro da península de Setúbal. De produção artesanal, este queijo curado de Denominação de Origem Protegida (DOP) tão adorado pelos portugueses é feito a partir de leite de ovelhas que pastam nos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra.
Na Mercadona, procuramos oferecer aos nossos “Chefes” (clientes) soluções de acordo com os seus hábitos de consumo e, já a planear a abertura de lojas no distrito de Setúbal, foi em 2019 que começámos a nossa relação com a Queijaria Victor Fernandes.
É uma queijaria tradicional familiar do concelho de Palmela, criada em 1988, e é a empresa mais antiga no mercado a produzir Queijo de Azeitão. Com elevados padrões de qualidade e segurança alimentar, conseguem garantir um produto de excelente qualidade para os nossos “Chefes”.
Quer saber como é produzido este queijo? Tudo começa nas ovelhas:
Ovelhas a pastar em Palmela.
Pastam nas terras da península de Setúbal e o seu leite, principal ingrediente do queijo, determina a qualidade do mesmo. Não há um queijo de Azeitão que seja tratado como o outro, são organismos vivos e têm diferenças de acordo com a quantidade de gordura e proteína do leite. Por isso é muito importante conhecer bem o processo e adaptar cada etapa de acordo com as suas características. A experiência e sabedoria da Queijaria Victor Fernandes, garantem um Queijo de Azeitão com a máxima qualidade sempre.
Bilhas de leite de ovelha utilizadas para a produção de Queijo de Azeitão.
Depois de receber o leite nas bilhas, este é filtrado antes de entrar no tanque de refrigeração onde permanece a uma temperatura entre 0 e 5 graus.
Adiciona-se o cardo para realizar a coalhada do leite.
Passa-se o leite para as cubas aquecidas e adiciona-se o sal. Depois de algum tempo, entre 40 e 90 minutos, é hora de adicionar o cardo. A flor do cardo foi previamente moída e colocada num recipiente com água durante 8 horas, e vai ser a responsável pelo processo de coalhada, quando o leite passa a estar num estado sólido.
Processo de dessorização - retirada do soro.
Permanece nas cubas cerca de 20 a 30 minutos, consoante o desenvolver da massa. Quando estiver pronta para ser trabalhada, vai ser recortada e dessorada, ou seja, é-lhe retirado o soro.
Queijo de Azeitão a ser enformado.
A massa é então colocada na francela, os queijos são enformados e apertados de um lado e outro. Permanecem entre 4 e 5 horas nessas formas e depois são colocados na primeira câmara de maturação entre 6 e 10 dias.
Processo de lavagem do queijo.
São lavados e cintados e posteriormente transportados para uma câmara cuja temperatura é superior e a humidade mais baixa, fatores que vão permitir a formação da crosta. Neste processo, as cintas são trocadas e os queijos são lavados diversas vezes.
Processo de cura na câmara de maturação.
Nesta fase, o queijo fica a maturar mais 10 dias nas câmaras e depois da última lavagem descansa mais 3 dias até ser embalado e estar pronto para ser comercializado. No total, necessita no mínimo de 22 dias de cura nas câmaras de maturação.
Queijo de Azeitão Hacendado, disponível em todas as lojas Mercadona em Portugal.
O que torna o Queijo de Azeitão tão especial?
Os pastos da região, as ovelhas e o seu leite, assim como o método artesanal da produção, conferem as características ao queijo que o tornam tão especial: uma textura amanteigada, cor ligeiramente amarelada e sabor suave, ligeiramente ácido e picante, mesmo como gostam os nossos “Chefes”.
Sugestão de apresentação do Queijo de Azeitão da Mercadona.