Estratégia de gestão de resíduos da Mercadona

Principais medidas para a prevenção do desperdício alimentar na Mercadona

27 de setembro de 2023

A Mercadona, firme no seu compromisso com a sociedade, trabalha diariamente para melhorar a gestão das suas lojas e armazéns, para reduzir o impacto ambiental dos seus processos.

Um dos principais objetivos da empresa é reduzir o desperdício alimentar. Para tal, desenvolveu ferramentas informáticas inovadoras para gerir de forma eficiente as encomendas, as vendas e o controlo de stocks.

Estas são algumas das medidas contra o desperdício alimentar que a Mercadona aplica nas suas lojas:

  • Regular os pedidos para evitar excesso de stock em armazéns e lojas. Realizamos pedidos diariamente aos fornecedores e armazéns desde as nossas lojas, ajustados à previsão de vendas para evitar que haja excesso de stock ou acumulação de produtos na loja.
  • Não há ofertas ou promoções. A Mercadona incentiva o consumo responsável, o que ajuda a ajustar as compras às reais necessidades das famílias e, assim, evitar o desperdício.
  • Ajustar o preço dos produtos com data de validade próxima. A Mercadona incentiva à compra de produtos frescos excedentários e próximos do prazo de validade, ajustando o seu preço.
  • Doações para entidades sociais. A empresa colabora com mais de 650 entidades sociais em Portugal e Espanha às quais entrega diariamente excedentes não vendidos e perfeitamente aptos para o consumo.
  • Utilização de produtos não adequados para venda. Os produtos impróprios para venda ou doação a entidades sociais são entregues a gestores autorizados que os transformam em ração animal, fertilizante ou energia.

medidas para a prevenção do desperdício alimentar na Mercadona

Movimento Unidos Contra o Desperdício

Desde janeiro de 2020 que a Mercadona faz parte do Movimento Unidos Contra o Desperdício, que todos os anos tem vindo a realizar campanhas de sensibilização no âmbito do Dia Internacional de Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, que tem lugar a 29 de setembro.

Conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e com o apoio do Secretário-Geral das Nações Unidas e com a adesão de mais de 300 entidades do setor e milhares de particulares que procuram demonstrar que é possível, com pequenas e grandes ações, contribuir para combater o desperdício alimentar.

Segundo o Movimento Unidos Contra o Desperdício, “88.000.000 alimentos são desperdiçados apenas na Europa, a par com um aumento da pobreza e um agravamento da situação de muitas famílias. Só em Portugal, onde cerca de 1.600.000 habitantes vivem abaixo do limiar da pobreza e 400.000 têm carências alimentares, estima-se que 1.800.000 de toneladas de alimentos são desperdiçadas todos os anos — mais de 180 quilos por cada português, com um impacto económico negativo que se estima nos 3,3 mil milhões de euros anuais.” Desta forma, ao fazer parte da iniciativa, procuramos sensibilizar os nossos clientes e colaboradores para este problema, que é de todos.

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