- A Mercadona abre hoje o primeiro supermercado em Guimarães, na freguesia de Silvares (distrito de Braga). É a primeira loja a abrir em 2021, somando-se às 20 já abertas nos distritos de Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo.
- Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, e Ricardo Castro, Presidente da Junta de Freguesia de Silvares, marcaram presença na abertura do novo supermercado.
- Esta loja gerou 65 novos postos de trabalho, com contrato sem termo desde o primeiro dia, e dispõe de uma área de vendas de 1.900 m2 e 102 lugares de estacionamento.
A Mercadona abre hoje o novo supermercado de Guimarães, na Rua Capitão Salgueiro Maia, nº 30, na freguesia de Silvares, e é a primeira das nove lojas que a empresa prevê abrir ainda durante este ano, de acordo com o seu plano de expansão.
Este é também o 21º supermercado da empresa em território nacional e funcionará das 9:00h às 21:30h, de segunda-feira a domingo, e possibilitou a criação de cerca de 65 postos de trabalho, estáveis e de qualidade, com contratos sem termo desde o primeiro dia, contribuindo assim para a criação de emprego local.
Este supermercado tem uma superfície de vendas de 1.900 m2 dispondo das secções de Talho, Charcutaria, Peixaria, Pastelaria e Padaria, Perfumaria, Frutas e Legumes e Pronto a Comer, com 41 pratos diferentes. Todas estas opções são servidas em embalagens fabricadas com materiais naturais, como a cana de açúcar (material compostável), cartão ou papel. Refira-se ainda que este espaço foi concebido segundo o Modelo de Loja Eficiente da Mercadona com corredores amplos e confortáveis, dispõe de uma entrada de vidro duplo que evita correntes de ar, lineares específicos de leite fresco e sumos refrigerados, mural de sushi, charcutaria com presunto cortado à faca e embalado no momento, e uma máquina de sumo de laranja espremido na hora.
Esta loja dispõe de 390 lugares de estacionamento comuns no espaço envolvente e 102 lugares exclusivos para os “Chefes” (Clientes) da Mercadona. Para além disso, conta também com 2 lugares destinados ao carregamento de veículos elétricos, ligados à rede MOBI.E, indo ao encontro do compromisso da empresa para com a mobilidade elétrica.
Este supermercado terá já implementado o conceito de Loja 6.25, inserido na Estratégia 6.25 da empresa que tem o triplo objetivo de, até 2025, reduzir 25% do plástico, tornar todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico gerados nas suas instalações, e que pretende transmitir aos clientes e colaboradores as ações que estão a ser levadas a cabo em relação à redução de plásticos e à gestão de resíduos, permitindo deste modo ouvir os comentários dos clientes no terreno.
No âmbito da Política de Responsabilidade Social da empresa, este novo supermercado doará, diariamente, de segunda a sexta feira e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade ao Lar de Santo António, instituição local que apoia pessoas carenciadas no município. Esta colaboração consiste na doação de produtos que representam uma valiosa ajuda na preparação das cerca de 80 refeições servidas diariamente a quem mais precisa.
Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, refere que: “Guimarães recebe a primeira abertura de uma loja Mercadona no ano de 2021 a nível nacional, que corresponde a mais um investimento privado de relevante dimensão, o que demonstra a capacidade do Município para atrair recursos de criação de postos de trabalho e aumento da riqueza ao nível local. A abertura da primeira de duas lojas em Guimarães tem ainda expressão pelo atual período de pandemia que vivemos, afirmando Guimarães como um concelho estratégico para novos investimentos. Criamos condições para a instalação de novas empresas no Município, como é o exemplo desta unidade de referência nacional e internacional”
Segundo Sofia Cardoso, Diretora de Relações Externas da Mercadona dos distritos de Viana do Castelo, Braga e Vila Real: “É com imensa satisfação que abrimos a primeira loja da Mercadona em Guimarães, a 21ª em Portugal. Chegamos, finalmente, a esta cidade cheia de história e vimos determinados a deixar a marca da Mercadona, com uma gama de produtos com a máxima qualidade a preços competitivos. Esta loja vai fazer a diferença nos hábitos de compra dos vimaranenses, com bons acessos e numa zona da cidade em exponencial crescimento. Estamos certos de que é uma mais valia para a cidade”.
Ricardo Castro, Presidente de Junta de Freguesia de Silvares, Domingos Bragança, Presidente da Câmara de Guimarães, e Sofia Cardoso, da Mercadona.