Mercadona cumpre 2 anos da Estratégia 6.25 que favorece a redução de plásticos

Mercadona acelera a redução do plástico nos últimos dois anos através da sua Estratégia 6.25

23 de setembro de 2022
  • Com um investimento de 140 milhões de euros, a Mercadona estabeleceu um plano ambicioso, há dois anos, para reduzir o plástico e melhorar a gestão de resíduos deste material nas suas lojas.
  • A Estratégia 6.25 consiste em seis ações concretas para alcançar, até 2025, um triplo objetivo: reduzir 25% do plástico nas embalagens; que todas as embalagens de plástico sejam recicláveis e reciclar todos os seus resíduos de plástico.
  • A empresa já eliminou os artigos e sacos de plástico de utilização única e continua a reduzir o plástico nas embalagens, incentivando a sua reciclagem e fornecendo informação aos “Chefes” (clientes) para ajudá-los a reciclar.

A Mercadona, fiel ao seu compromisso de dizer “Sim a continuar a cuidar do Planeta”, além de reforçar os seus sistemas já consolidados de reutilização e reciclagem de embalagens comerciais, está a desenvolver a Estratégia 6.25 para a redução do plástico e a gestão adequada dos resíduos. A Estratégia consiste em seis ações concretas para alcançar, em 2025, um triplo objetivo: reduzir 25% do plástico nas suas embalagens, que todas as embalagens de plástico sejam recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico gerados nos seus processos.

Com este objetivo, a Mercadona já eliminou os sacos de plástico de utilização única em todas as secções, substituindo-os por sacos compostáveis de origem vegetal (-3.200 t/ano). A empresa também eliminou os produtos descartáveis de plástico de utilização única, que foram substituídos por outros fabricados com materiais mais amigos do ambiente (-3.000 t/ano). A Mercadona e os seus fornecedores estão ainda a melhorar a reciclabilidade das embalagens, como acontece com a família de Papas de fruta variada, agora com embalagem reciclável de monomaterial; ou as Batatas bravas, nas quais se substituiu a base preta da embalagem por uma transparente que facilita a deteção ótica na estação de triagem, uma vez depositada no contentor amarelo, um passo antes da reciclagem.

A Mercadona está comprometida com a redução de plástico nas embalagens de marca própria através de diferentes estratégias, como a eliminação de plástico que não acrescenta valor, a sua substituição por outros materiais (desde que não afete a qualidade e a segurança alimentar), a redução, reutilização ou incorporação de material reciclado na sua composição para reduzir o uso de materiais virgens e fomentar a economia circular. Além disso, a empresa continua a melhorar progressivamente a informação que proporciona nas embalagens sobre reciclagem (pictogramas), com o objetivo de ajudar os seus clientes a separar corretamente os resíduos para a sua posterior reciclagem, tanto nas lojas como em casa.

A empresa está a impulsionar mudanças, procurando assim opções mais sustentáveis e inovadoras no seu compromisso de fomentar a economia circular e a reutilização de materiais e recursos. Alguns dos exemplos mais recentes são o Azeite Virgem Extra em spray, onde o “sleever” de plástico foi eliminado (-65 t/ ano), a família completa de pizzas em formato duplo, em que a nova embalagem contempla uma redução de 23% de plástico (-170 t/ano). Outros exemplos são aqueles em que o plástico foi substituído por outros materiais, como é o caso do molho Thai Chili, que passa de uma embalagem de plástico, para uma de vidro (-33 t/ano); o Creme de avelã-cacau (-97 t/ano) e as maioneses (-774 t/ano); ou o caso dos Ambientadores para automóveis, que são agora feitos de cartão (-27 t/ano). Outra das estratégias da empresa para reduzir a utilização de plástico virgem é a incorporação de material reciclado nas embalagens, dando assim uma segunda vida às matérias-primas. Exemplo disso são as embalagens do Papel de Cozinha e do Papel Higiénico, nas quais se incorporou 33% de plástico reciclado (-174 e -421 t/ano, respetivamente). Além disso, a empresa está empenhada na reutilização de embalagens através de “refillers”, tais como o Sabão para as mãos e Cremes para o rosto Regen e Prevent, evitando assim a utilização de 90 toneladas de plástico virgem.

Exemplos da redução de plástico que a Mercadona está a levar a cabo nas suas embalagens.Exemplos da redução de plástico que a Mercadona está a levar a cabo nas suas embalagens.

A Mercadona investirá mais de 140 milhões de euros na Estratégia 6.25, um reforço do seu compromisso de continuar a cuidar do Planeta.

Nos últimos dois anos, a empresa trabalhou arduamente para realizar as duas primeiras ações da Estratégia e para cumprir o seu compromisso de transformar todas as suas lojas em Lojas 6.25 em menos de um ano, o que representou um investimento de 30 milhões de euros.

O desenvolvimento da Estratégia 6.25 implica mudanças em diferentes processos desde a reformulação das embalagens do futuro, em coordenação com os fornecedores, até à adaptação de lojas e logística, o processo de gestão de resíduos, etc. É um plano ambicioso, transversal a todas as áreas da empresa, razão pela qual a Mercadona prevê investir mais de 140 milhões de euros até 2025 para levar a cabo todas as ações. No ano passado, a Mercadona adaptou todas as suas lojas ao novo modelo de “Loja 6.25”, que oferece aos “Chefes” informação sobre reciclagem, novos sacos de secção, pictogramas nas embalagens para facilitar a separação correta, novos caixotes de lixo para reciclagem nas secções, nas entradas e na secção de Pronto a Comer. Além disso, para este novo modelo, o sistema de gestão de resíduos foi melhorado e alargado de modo a incluir também a recolha de cápsulas de café.

Vale a pena destacar os esforços da empresa para desenvolver uma gestão adequada dos resíduos gerados nas suas lojas. Graças à logística inversa e ao seu modelo de gestão de embalagens comerciais, a Mercadona recicla películas plásticas e reutiliza-as, em parte, para elaborar os seus sacos de compras reutilizáveis, evitando a utilização de mais de 180.000 toneladas por ano de materiais de utilização única. Os sistemas de reutilização e reciclagem já consolidados na empresa, as suas estratégias de prevenção do desperdício alimentar e redistribuição de resíduos alimentares e a Estratégia 6.25 fazem com que a que a Mercadona recupere anualmente mais de 267.000 toneladas de materiais recicláveis, que se tornam novamente matérias-primas nos ciclos de produção e permitem à empresa avançar eficientemente e em colaboração com os “Chefes”, até à Economia Circular.

A Mercadona começou a trabalhar na Estratégia 6.25 em 2019 envolvendo todos os colaboradores da empresa no desafio de Continuar a Cuidar do Planeta e tornar os diferentes processos da linha de montagem mais sustentáveis. Neste sentido, a empresa tem uma equipa de trabalho que coordena todas as áreas de ação da Estratégia e é composta por trabalhadores de diferentes processos da empresa, tais como Lojas, Compras, Prescrição, Informática, Logística, Jurídico, Finanças, Relações Externas e Obras.

A Mercadona disponibiliza informação sobre a Estratégia 6.25 na secção “Cuidemos do Planeta” da sua página web corporativa, onde, além disso, “O Chefe” encontrará também conteúdo sobre reciclagem, sustentabilidade e o compromisso ambiental da Mercadona, também visíveis no Memória Ambiental da empresa.

Estratégia 6.25