- Concluída a abertura de 20 lojas em Portugal, uma delas no distrito de Viana do Castelo, a funcionar desde o início do mês de dezembro, e as restantes nos distritos de Aveiro, Braga e Porto, a empresa passa agora a colaborar com o Banco Alimentar Contra a Fome de Viana do Castelo.
- Estes acordos inserem-se na política de Responsabilidade Social Empresarial e permitem que esta ajuda chegue a várias instituições de solidariedade social nas regiões onde a Mercadona está presente.
- Em 2020, com apenas 20 lojas em território nacional, a empresa doou mais de 1.000 toneladas de bens essenciais a diversas instituições e fez recentemente uma doação especial de Natal, no total de 80.000 quilos, que, entre outras, contemplou as instituições de Viana do Castelo: GAF – Gabinete de Apoio à Família, Casa dos Rapazes, Lar de Santa Teresa e o Banco Alimentar Contra a Fome.
A Mercadona e o Banco Alimentar Contra a Fome de Viana do Castelo assinaram recentemente um protocolo de colaboração que permitirá alargar o apoio em géneros a várias instituições de solidariedade social do distrito, onde a Mercadona abriu um supermercado no dia 2 de dezembro.
Uma colaboração na linha das já existentes com as delegações do Banco Alimentar do Porto, Braga e Aveiro. Sendo que, além destas colaborações, a empresa doa pontualmente a outras instituições tais como, a Cruz Vermelha Portuguesa, AMI, Cáritas Portugal, entre outras instituições de solidariedade social. Neste âmbito, ao longo de 2020, a Mercadona já doou mais de 1.000 toneladas de bens para apoio a várias instituições e milhares de famílias em situação de carência.
A assinatura decorreu no dia 26 de novembro contando com a presença de representantes de todas as partes envolvidas. O Banco Alimentar Contra a Fome de Viana do Castelo apoia atualmente 91 instituições da região, chegando a aproximadamente 16 mil beneficiários.
A Mercadona colabora diariamente com 20 cantinas sociais de proximidade a partir das suas 20 lojas em Portugal. Desde o dia 03 de dezembro que colabora com o Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, de Viana do Castelo, doando de segunda a sexta-feira bens essenciais como, por exemplo fruta, legumes e carne.
Na semana passada, a empresa fez uma doação especial de Natal na qual entregou 80.000 quilos de alimentos a diversas instituições dos distritos onde tem lojas abertas. De referir que este valor são compras adicionais que a empresa realizou aos seus fornecedores para poder dar resposta aos, cada vez mais, pedidos das instituições e famílias.
Sofia Cardoso, da Mercadona, com João Ferreira, do Banco Alimentar de Viana do Castelo.
João Ferreira, Presidente do Banco Alimentar de Viana do Castelo, destaca que: "Sendo os valores – dádiva e partilha, pilares da atividade do BAVC (Banco Alimentar de Viana do Castelo), esta parceria com a Mercadona, reveste-se de grande importância para a persecução dos nossos objetivos de minimizar as carências alimentares da população do distrito de Viana do Castelo. BAVC e Mercadona estão na mesma cadeia de valor no que se refere à solidariedade e responsabilidade social. Obrigado pela confiança que depositam em nós, ajudando a ajudar”.
Sofia Cardoso, Diretora de Relações Externas da Mercadona no Norte de Portugal, refere, por seu lado, que "O acordo, celebrado num ano tão difícil como o que se vive, traduz um significativo reforço da ajuda prestada a quem mais precisa, colocando em prática a política de Responsabilidade Social da Empresa. A consciência social e solidária da Mercadona encontra no Banco Alimentar contra a Fome e no notável trabalho por ele desenvolvido o melhor parceiro para fazer chegar bens essenciais a quem mais deles necessita”.
Com 20 lojas já abertas em Portugal, a empresa dá continuidade às políticas de ação social sustentável e de combate ao desperdício alimentar que tem vindo a desenvolver. O grande objetivo é causar um impacto positivo na Sociedade, numa relação de proximidade e entreajuda com instituições localizadas nas zonas de envolvência das lojas.
Em 2020, a Mercadona doou mais de 1.000 toneladas de bens de primeira necessidade a várias IPSS’s. Trata-se, afinal, de dar cumprimento à política de Responsabilidade Social Empresarial apoiando instituições de solidariedade social nas regiões onde a Mercadona está presente, como passa a acontecer, a partir de agora, também com Viana do Castelo.
Representantes do Banco Alimentar de Viana do Castelo e da Mercadona.
Produtos para doação no Bloco Logístico da Mercadona, na Póvoa de Varzim.