Mercadona reforça compromisso com Igualdade

Mercadona assina “Pacto Contra a Violência” e mantém compromisso pela igualdade

28 de dezembro de 2020
  • Mercadona é uma das empresas fundadoras do “Pacto Contra a Violência”, promovido pela Secretária de Estado para Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.
  • O objetivo passa por aplicar práticas organizacionais de prevenção e resposta na violência contra as mulheres e violência doméstica, em articulação com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).
  • Princípio da igualdade de tratamento e de oportunidades faz parte do Modelo de Gestão de Qualidade Total da Mercadona.

A Mercadona, dentro do forte compromisso que mantém há vários anos na luta contra a violência, integra o conjunto de empresas fundadoras do “Pacto Contra a Violência”, assinado recentemente com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG). O objetivo deste Pacto é criar e formalizar uma rede de entidades que contribuem ativamente para o apoio a esta causa.

O convite, dirigido pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, é fruto da colaboração que a Mercadona tem vindo a desenvolver com este organismo, contribuindo para a sensibilização dos seus “Chefes” (clientes) e trabalhadores para a problemática da violência, bem como para o apoio a vítimas de violência integradas na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD).

Mercadona reforça compromisso com IgualdadeElena Ribelles, Diretora de Igualdade do grupo Mercadona, Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, e Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, formalizaram assinatura do “Pacto Contra a Violência”.

Segundo Elena Ribelles, Diretora de Igualdade do grupo, “O Modelo empresarial da Mercadona baseia-se na igualdade de oportunidades, fomentando a equidade e respeito mútuo entre os trabalhadores e trabalhadoras. Materializamos isto através de medidas internas – em Espanha já altamente desenvolvidas e em Portugal em fase de arranque. Prova disso é a assinatura deste Pacto Contra a Violência, que sela o nosso compromisso contra esta problemática, que é responsabilidade de todos e na qual as empresas devem ter voz ativa, sensibilizando os seus colaboradores, assegurando espaços de trabalho seguros e apoiando as vítimas”.

Tal como é prática do grupo em Espanha, a Mercadona tem vindo a colaborar na divulgação de campanhas de sensibilização e informação dirigidas às vítimas de violência doméstica em Portugal, bem como a todas as pessoas que podem ser elementos-chave na identificação de novos casos.

Com o objetivo de proteger os seus colaboradores vítimas de violência de género, a Mercadona tem em prática, desde 2014, um protocolo de atuação que consiste em apoiar estas vítimas de forma imediata com assistência, assessoria legal e psicológica.

Por outro lado, dentro da sua Política de Responsabilidade Social, a Mercadona doa regularmente bens essenciais a diversas entidades, tendo já apoiado várias instituições sociais que acolhem vítimas de violência nos distritos onde está presente: Porto, Braga, Aveiro e Viana do Castelo.

Mercadona: Igualdade e Diversidade

A Mercadona defende o princípio da igualdade de tratamento e de oportunidades em todos os âmbitos. Este quadro integrador gera uma política de neutralidade empresarial, comprovada pelos próprios dados:

- 62% da equipa são mulheres;

- Das 849 pessoas promovidas em 2019, 40% são mulheres;

- A empresa tem 1.877 mulheres em cargos de direção, 47% do total;

- 57 nacionalidades diferentes e 635 colaboradores com vários níveis de incapacidade diferentes compõem os quadros da empresa.

A Mercadona conta com um Plano de Igualdade integrado no seu Contrato Coletivo de Empresa em Espanha, que garante um ambiente laboral com qualidade e que procura avançar na igualdade de tratamento e oportunidades, garantir a equidade retributiva, prevenir e eliminar qualquer possibilidade de discriminação e garantir o exercício corresponsável dos direitos de conciliação pessoal, familiar e laboral. A consciencialização é fundamental para promover um ambiente de trabalho coeso, uma vez que permite construir relações profissionais saudáveis, prevenir a discriminação e gerar equipas unidas e competitivas. A Mercadona desenvolveu ainda, em 2009, um Plano de Igualdade e um Protocolo de Assédio

A igualdade de género é uma premissa base da Mercadona, que conta ainda com uma política salarial transparente e igualitária, baseada no princípio de “para a mesma responsabilidade, o mesmo salário”.