Mercadona doa bens alimentares

Mercadona doa alimentos ao Centro Social Paroquial da Vera Cruz, em Aveiro

13 de agosto de 2020
  • No âmbito da sua política de Responsabilidade Social, a Mercadona assinou um acordo de colaboração com o Centro Social Paroquial da Vera Cruz, em Aveiro.
  • Desde o seu primeiro dia de funcionamento, a 30 de julho, a nova loja Mercadona de Aveiro, localizada na Alameda Silva Rocha, entrega diariamente produtos essenciais a esta IPSS.
  • Desde o início do ano, a Mercadona já doou mais de 500 toneladas de bens alimentares às diferentes entidades com as quais colabora, nos distritos do Porto, Braga e Aveiro, contando já com 14 cantinas sociais de proximidade a partir das suas 14 lojas em Portugal.

A Mercadona assinou um protocolo de colaboração com o Centro Social Paroquial da Vera Cruz, Instituição Particular de Solidariedade Social sediada em Aveiro.

Desde 30 de julho, dia em que abriu a loja Mercadona da Alameda Silva Rocha, em Aveiro, o Centro Social Paroquial da Vera Cruz (CSPVC) recebe diariamente bens essenciais para dar resposta aos desafios sociais que enfrenta. Todas as manhãs, de segunda a sexta-feira, esta instituição desloca-se à Mercadona para recolher várias caixas de doações compostas por bens essenciais, alimentares e não alimentares, que se encontram em ótimas condições para consumo, garantindo sempre a máxima segurança alimentar. Destas doações fazem parte, por exemplo, fruta, legumes, carne, peixe, lácteos e charcutaria.

Os bens doados destinam-se a ser distribuídos a pessoas carenciadas, nomeadamente no âmbito do Serviço Transversal de Apoio às Famílias (STAF) - para distribuição de alimentos a cerca de 100 famílias carenciadas do concelho - e da resposta de acolhimento para vítimas de violência doméstica - integrada na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, coordenada pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, composta por 232 estruturas de atendimento e acolhimento em todo o país.

No distrito de Aveiro, o apoio da Mercadona chegou já ao Banco Alimentar Contra a Fome e a várias delegações da Cruz Vermelha Portuguesa. Além destas entidades, e tal como acontece com o Centro Social Paroquial da Vera Cruz, a empresa apoia diariamente a instituição Florinhas do Vouga de Aveiro, a Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira e o projeto Mãos Solidárias, de Ovar, através das lojas localizadas nestes concelhos.

Um dos compromissos que a Mercadona mantém é partilhar com a Sociedade parte do que dela recebe, porque a prosperidade partilhada é o propósito do seu modelo de empresa. Assim, a empresa continua a reforçar este compromisso através do seu Plano de Ação Social, com o apoio a diversas instituições e entidades sociais e, desde o início de 2020, a Mercadona já doou mais de 500 toneladas de bens de primeira necessidade a instituições portuguesas, nos distritos do Porto, Braga e Aveiro.

Como parte do seu Plano de Responsabilidade Social, a empresa colabora com mais de 275 cantinas sociais e 60 bancos alimentares e outras entidades sociais de toda a Espanha e Portugal, às quais doa diariamente e participa em campanhas de recolha de alimentos.

 

*Legenda da foto do banner: Da esquerda para a direita: Eduarda Borralho, Clarinda Almeida e Padre João Alves do CSPVC; Ana Carreto e Inês Santos da Mercadona