Mercadona inaugura su Nuevo Modelo de Tienda Eficiente

Mercadona inaugura Modelo de Loja Eficiente e investe 180 milhões de euros em renovações em 2017

14 de dezembro de 2016
  • O Novo Modelo de Loja Eficiente melhora a experiência e otimiza o tempo de compra dos “Chefes”, além de gerar uma poupança energética de até 40% face a uma loja tradicional.
  • Apresenta um design totalmente renovado com novidades em todas as secções, novos dispositivos eletrónicos para uma gestão interna informatizada e uma melhor gestão da gama de produtos.
  • Ao longo de 2017, a empresa prevê reformular e renovar 125 lojas repartidas por toda a Espanha.

A Mercadona, empresa de supermercados de capital 100% espanhol e familiar, coloca hoje em marcha o Novo Modelo de Loja Eficiente, que melhora e otimiza a experiência de compra dos seus “Chefes”, forma como a empresa denomina internamente os seus clientes. Para tal, a Mercadona prevê investir 180 milhões de euros para reformar e renovar, ao longo de 2017, 125 lojas repartidas por toda a Espanha. Os dois primeiros estabelecimentos que contam já com este Novo Modelo de Loja Eficiente estão localizados em Puerto de Sagunto (Valência) e na localidade de Peligros (Granada).

O Novo Modelo de Loja, mais eficiente e em cuja construção participaram 65 fornecedores, renova o design de loja por ambientes iniciado no ano 2000, ao melhorar a distribuição, a decoração e a disposição das secções. A empresa apresenta um design totalmente renovado com novas cores e materiais, tanto na fachada exterior de acesso ao supermercado, como na distribuição das diferentes secções. Aposta ainda em espaços amplos e translúcidos, que facilitam a entrada de luz natural, e cores quentes na delimitação das distintas secções, ao mesmo tempo que conta com instalações mais ecoeficientes.

Novidades em todas as secções

O Novo Modelo de Loja apresenta novidades em todas as secções e delas beneficiam tanto os “Chefes”, como os colaboradores, os fornecedores e a sociedade. Por exemplo, uma nova entrada com vidros duplos que impede correntes de ar, uma gôndola central na perfumaria para a cosmética especializada e uma nova exposição para o peixe e moluscos, entre outros.

O novo design procura oferecer um melhor serviço para facilitar o ato de compra dos clientes mediante a ampliação dos corredores de fruta e legumes, um novo modelo de cestos de compras e dois modelos de carrinhos de compras, muito mais ergonómicos e leves.

Com o objetivo de facilitar as tarefas diárias dos colaboradores, o novo modelo inclui múltiplas medidas para melhorar a ergonomia e eliminar esforços excessivos. Para o design do novo móvel de caixa, a Mercadona contou com a colaboração do Instituto de Biomecânica de Valência. Além disso, a empresa redesenhou as zonas comuns para que os colaboradores disfrutem de uma maior comodidade nos seus momentos de descanso, assim como de uma zona de copa mais equipada ou vestiários pessoais mais amplos e cómodos.

Poupança energética e gestão totalmente informatizada: loja ecoeficiente

Ao nível do meio ambiente foram tomadas medidas que permitem reduzir até 40% no consumo energético devido à melhoria do isolamento térmico e acústico, otimizando os materiais e a espessura das paredes e tetos e com novas arcas congeladoras mais energeticamente eficientes e amigas do ambiente. A loja ecoeficiente conta ainda com um sistema de iluminação LED automatizado que se regula de acordo com as zonas e momentos do dia, para uma gestão energética muito mais eficiente.

De igual forma, o Novo Modelo de Loja integra uma série de dispositivos eletrónicos e ferramentas colaborativas, como os quais se pode partilhar informação a partir de qualquer secção da loja, o que facilita a autogestão de cada supermercado e agiliza os processos de toda a cadeia. Isto exigiu, durante 2016, um investimento total de 10 milhões de euros em I+D+i em melhorias informáticas, em cujo desenvolvimento colaboraram mais de 130 técnicos especialistas, estando previsto o investimento de mais 5 milhões de euros em renovações em 2017. Entre os novos dispositivos encontram-se, entre outros, a linha de caixas, as balanças ou o uso de tablets que substituem o papel para realizar gestões administrativas. Tudo isto permite otimizar os processos e conhecer a gestão da loja em tempo real, o que facilita a tomada de decisões e contribui para uma maior agilidade, especialmente na gestão dos produtos frescos.

A Mercadona redesenhou também a sua página web corporativa (www.mercadona.com), atualizou o design anterior e melhorou a sua usabilidade e comunicação com os utilizadores. Para desenvolver a nova página web, mais simples, intuitiva e adaptável a dispositivos móveis, fez-se um investimento de 1 milhão de euros, na qual colaboraram mais de 30 técnicos especialistas.

Dossiê Novo Modelo de Loja Eficiente.

Mercadona inaugura Novo Modelo de Loja Eficiente

 

Modelo de Loja Eficiente Mercadona. Peligros, Granada.

 

Modelo de Loja Eficiente Mercadona. Puerto de Sagunto, Valencia.

 

Modelo de Loja Eficiente Mercadona. Peligros, Granada.

 

Modelo de Loja Eficiente Mercadona. Peligros, Granada.