Mercadona aposta na laranja do Algarve

Mercadona reforça aposta na laranja do Algarve

19 de janeiro de 2021
  • A Mercadona mantém uma relação próxima com o setor primário português e adquiriu, em 2020, mais de 600 toneladas de laranjas ao produtor nacional Frutalgoz.
  • Com o lema de que “Em Portugal somos portugueses”, a Mercadona tem vindo a colaborar com mais de 300 fornecedores nacionais.

A Mercadona reforça a sua aposta no setor primário tendo comprado mais de 600 toneladas de laranja do Algarve à Frutalgoz em 2020.  Esta parceria teve início em 2019 e, desde então, este produto de origem portuguesa, encontra-se à venda em todas as lojas da cadeia de supermercados em Portugal.

A Frutalgoz fornece, além da laranja a granel e embalada, laranjas para a máquina de sumo natural recém-espremido. Esta laranja distingue-se por ter um calibre inferior e pode apresentar alguns defeitos na casca sem influenciar a sua qualidade. Esta é uma das estratégias de apoio à Economia Circular fomentadas pela Mercadona, pois ao comprarmos esta laranja, que dificilmente teria uma grande aceitação por parte do consumidor, e utilizando-a na máquina de sumo, conseguimos reduzir o desperdício alimentar.

Com o lema de que “Em Portugal somos portugueses”, a Mercadona tem vindo a colaborar com mais de 300 fornecedores nacionais e a apostar num relacionamento estável, de compromisso a longo prazo e baseado na transparência. Esta aposta faz parte do Modelo da Mercadona e como consequência natural da expansão da empresa, o número de fornecedores tem tendência a aumentar.

Para a Mercadona, o trabalho realizado em conjunto com o setor primário permite à empresa criar um projeto comum, fruto do desenvolvimento da Cadeia Agroalimentar Sustentável da Mercadona, baseado na estabilidade, planificação, dialogo e produtividade, com o objetivo de promover o crescimento partilhado e sustentável.

Sílvia Neves, Sócia-gerente Frutalgoz, refere que “a parceria começou em 2019, onde fomos contactados pelo Departamento de Compras da Mercadona. Depois de várias visitas e ensaios com os nossos produtos, começámos a fornecer a primeira loja da Mercadona em julho de 2019. No início desta colaboração foram importantes o diálogo e a partilha do Departamento de Compras, que acompanhou presencialmente os primeiros processos de fornecimento, o que nos permitiu conhecer a forma de trabalhar da Mercadona e assegurar o nível de qualidade que pretendem para as suas lojas”.

Pedro Barraco, Diretor de Setor Primário da Mercadona Portugal, destaca que “a parceria com fornecedores nacionais, como a Frutalgoz, é um compromisso com o setor primário nacional e também com toda a indústria agroalimentar. O compromisso da Mercadona com os seus fornecedores é estar perto deles, conhecer a sua maneira de trabalhar, e resolver conjuntamente os problemas que possam encontrar, pois só trabalhando em parceria é possível avançar para uma Cadeia Agroalimentar Sustentável”.

A laranja do Algarve distingue-se pelo seu elevado teor de sumo, que é particularmente doce devido às características climáticas regionais.

Mercadona e FrutalgozPedro Barraco, da Mercadona, e Sílvia Neves, da Frutalgoz.

Laranjas do AlgarvePomar de laranjas do Algarve do Fornecedor Frutalgoz.

Colheita laranjasColheita de laranjas do Algarve.

Transporte de laranjasColheita de laranjas do Algarve.

Seleção de laranjasLavagem e preparação das laranjas para enviar para as lojas Mercadona.