Mercadona doa no distrito de Braga

Mercadona reforça doações no distrito de Braga

23 de maio de 2020
  • A Mercadona fortalece a sua colaboração com diversas entidades de solidariedade social do Distrito de Braga com o objetivo de doar produtos de primeira necessidade.
  • A empresa reforça as doações de alimentos durante a situação excecional ocasionada pela Covid-19, de forma a dar resposta às necessidades criadas devido a esta situação extremamente complexa que enfrentamos.
  • Entre janeiro e abril de 2020, a empresa doou mais de 210.000 quilos de produtos de primeira necessidade.

A Mercadona reforça o seu Modelo de Responsabilidade Social durante a situação excecional que se vive no país causada pela Covid-19. Neste sentido, reforça o seu processo de doações no distrito de Braga com diversas entidades sociais tais como Banco Alimentar, Cruz Vermelha, Cáritas e, recentemente, associou-se aos 6 Centros de Acolhimento Temporário do Norte do país doando ao centro instalado em Braga, no Hotel João Paulo II que acolhe doentes com Covid-19 que são encaminhados pelos lares do Distrito e pelo Hospital de Braga. Numa primeira doação a empresa doou mais de 11.500 quilos de bens de primeira necessidade a estes 6 centros, mas continuará a realizar doações durante todo o período de implementação dos Centro de Acolhimento.

Além das doações, acima referidas, a empresa colabora diretamente das suas duas lojas localizadas no distrito a duas Instituições de Solidariedade Social de proximidade. Da loja localizada na cidade de Braga doa diariamente à Associação de Solidariedade Social de S. Tiago de Fraião, entidade que apoia e presta cuidados individuais a idosos no seu lar residencial, no centro de dia e em serviços de apoio ao domicílio preparando diariamente cerca de 200 refeições.

Desde a sua loja em Barcelos, doa ao GASC – Grupo de Ação Social Cristã - que apoia utentes com graves carências socioeconómicas no concelho de Barcelos através do seu refeitório social em que entrega cerca de 100 refeições diárias e de 4 apartamentos local onde acolhem e apoiam 14 sem-abrigos do município. Apoiam também na casa abrigo vítimas de violência doméstica, desenvolvendo e apoiando projetos e campanhas de prevenção da violência.

Trata-se de colaborações diárias, de segunda a sexta-feira, todas as semanas, que consiste na entrega de bens essenciais, alimentares e não alimentares, que são retirados das prateleiras das lojas e se encontram em ótimas condições para consumo, garantindo sempre a máxima segurança alimentar.

Segundo Goreti Machado, Presidente da Direção da Associação de Solidariedade Social de S. Tiago de Fraião: “Foi no início do mês de abril que a Associação de Solidariedade Social de S. Tiago de Fraião começou a receber as doações da Mercadona – loja de Braga. A simpatia e o profissionalismo dos colaboradores é dos primeiros pontos a referir. Desde cedo, ficámos bastante impressionados pelo rigoroso processo de seleção deste parceiro. Tiveram a amabilidade de visitar as nossas instalações, para “in loco” tomarem conhecimento das nossas reais necessidades e, ao mesmo tempo, verificarem as condições para a acomodação e conservação dos produtos. A nossa Instituição, sente-se “abençoada” por ter sido contemplada pela Mercadona. Esta ajuda é fundamental, para a Instituição que fornece todos os dias cerca de 200 refeições. Todos os produtos doados são de excelente qualidade o que nos permite variar e até “mimar” os utentes da Instituição. Em tempo de pandemia, aumentaram o número de pedidos de ajuda e com a colaboração da Mercadona, conseguimos também ajudar aqueles que recorreram a nós. O sol começou a brilhar mais forte para a Associação, trazendo mais calor, desde que a Mercadona abriu as suas portas”.

Joana Ribeiro, Diretora Relações Externas Norte de Portugal na Mercadona, destaca que: “A empresa, no seu firme compromisso de estar ao lado dos grupos mais desfavorecidos, intensificou o seu Modelo Responsável colaborando com diversas entidades de solidariedade social, às quais doou mais de 210.000 quilos de alimentos, entre janeiro e abril. Braga é uma cidade com a qual temos um forte compromisso de responsabilidade social e a situação excecional que estamos a viver exige da nossa parte agilidade nas nossas decisões e abordagens com o objetivo de fazer o que for necessário para dar resposta às necessidades das pessoas mais vulneráveis nesta situação de extraordinária complexidade que estamos a viver”.

A empresa assinou um acordo com o Banco Alimentar Contra a Fome de Braga, em dezembro de 2019, com o objetivo de, através desta entidade, chegar às 291 instituições da região apoiadas, com aproximadamente 40.000 beneficiários.

Mercadona doa à Cruz VermelhaFoto da doação realizada à Cruz Vermelha de Braga.

Mercadona doa à CáritasFoto da doação realizada à Cáritas de Braga.

 

Uma política de ação social sustentável integrada na estratégia de Responsabilidade Social Empresarial da Mercadona

A Mercadona, no compromisso de partilhar com a sociedade parte do que dela recebe, desenvolve o Plano de Responsabilidade Social referido anteriormente, que aborda o componente social e ético por meio de diferentes linhas de ação sustentáveis que reforçam o seu compromisso com o crescimento partilhado. Como parte desta política, a Mercadona colabora com mais de 240 cantinas sociais e mais de 60 bancos alimentares e outras entidades sociais de Espanha e Portugal, aos quais doa alimentos diariamente e participa nas campanhas de recolha de alimentos que essas entidades organizam.

Desde o início do ano, a empresa já doou a todas estas entidades e organizações um total de 5.000 toneladas de alimentos, 4.790 em Espanha e 210 em Portugal.

#IstoNÃOtemdePARAR