Nova memória ambiental

Nova Memória Ambiental da Mercadona

12 de agosto de 2019
  • A Mercadona lança uma nova edição bienal da sua Memória Ambiental com todas as iniciativas nesta área.
  • A Mercadona destinou 74 milhões de euros de investimento nos dois últimos anos para melhorar os seus processos na proteção do Meio Ambiente.
  • Entre as medidas, destacam-se a política de redução gradual de plásticos e os avanços na poupança energética através da aposta nas novas lojas eficientes.

A Mercadona está a par dos desafios que enfrenta a sociedade da qual faz parte. Entre as principais estratégias para satisfazer e conviver com a sociedade que a rodeia, a Mercadona dispõe há vários anos do seu próprio sistema de gestão ambiental, focado na redução de impactos em três áreas principais: logística, consumo energético e gestão de resíduos.

A Mercadona acredita que uma gestão ambiental eficaz é crucial para o bom funcionamento e sustentabilidade de uma empresa. Portanto, nos últimos dois anos, destinou 74 milhões de euros de investimento para implementar medidas que melhorem os seus processos em prol do Meio Ambiente.

A política integral de gestão ambiental da Mercadona e os seus últimos movimentos neste sentido podem ser consultados na Memória Ambiental 2017-2018.

 

Memória Ambiental 2017-2018

Descarregar

 

 

 

Resumo da política de gestão ambiental da MercadonaResumo da política de gestão ambiental da Mercadona.

  • ​Otimização logística

A Mercadona possui uma estratégia de transporte sustentável para se adaptar aos novos desafios operacionais e ambientais que vão surgindo. O objetivo geral da logística da Mercadona é "transportar mais com menos recursos". Além da gestão eficiente da frota de transporte rodoviário, mediante estratégias como a otimização do carregamento de camiões, a logística inversa ou a aposta por megatrailers, a empresa está a realizar testes com combustíveis e tecnologias alternativas que permitem manter a eficiência logística e melhorar os impactos ambientais

Todas as medidas de otimização logística da Mercadona podem ser consultadas na última memória.

  • Poupança energética

O uso responsável da energia é um dos compromissos da Mercadona. Entre as principais medidas neste âmbito encontra-se a reforma das suas lojas com um novo modelo de loja mais eficiente, que incorpora mais medidas de poupança de energia.

Algumas das medidas de poupança energética da MercadonaAlgumas das medidas de poupança energética da Mercadona.

É também de destacar os jardins urbanos que a Mercadona implantou em fachadas ou telhados de algumas lojas como medida para melhorar o isolamento acústico e térmico dos supermercados, e com os consequentes benefícios tanto para a biodiversidade, como para o ambiente dos vizinhos.

Todas as medidas de poupança energética da Mercadona podem ser consultadas na última memória.

  • Gestão de resíduos

A presença de resíduos no meio natural constitui um importante impacto ambiental e é uma questão da qual a sociedade está cada vez mais consciente.

A prevenção é a estratégia fundamental da Mercadona na gestão de resíduos. Nos últimos dois anos a taxa de reciclagem do total de resíduos da Mercadona é de 76%. Destacam-se também as várias estratégias da Mercadona para evitar o desperdício de alimentos.

A Mercadona, além de aplicar inúmeras iniciativas direcionadas principalmente à prevenção de desperdícios, colabora ativamente com fornecedores, institutos tecnológicos e outros agentes sociais na busca das melhores estratégias para enfrentar este desafio.

Todas as medidas de gestão de resíduos da Mercadona podem ser consultadas na última memória.

Política de redução de plásticos na Mercadona

A empresa está a desenvolver uma estratégia global a médio prazo para reduzir o uso de plásticos na Mercadona nos seus processos. Além disso, a empresa está a realizar ações concretas que caminham em direção a esse objetivo e implementam alternativas já disponíveis. Como exemplos:

  • A Mercadona eliminou os microplásticos de todos os seus produtos de cosmética e de cuidado pessoal.
  • A Mercadona trabalha para que, nos próximos anos, 100% das embalagens de marca própria sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.
  • A Mercadona eliminou os sacos de plástico de um só uso na linha de caixas e substituiu-os pelo tradicional saco de ráfia da Mercadona, novos sacos de papel reciclável e novos sacos com 50-70% de plástico reciclado procedente de embalagens utilizadas nas lojas.
  • A Mercadona está a realizar testes em algumas lojas para incorporar sacos de material compostável e sacos reutilizáveis na seção de Frutas e Legumes.
  • A Mercadona substituiu o plástico dos cotonetes para ouvidos Deliplus por material celulósico.
  • As embalagens da nova seção "Pronto a Comer" da Mercadona são feitas de cartão e com polpa de celulose extraída da cana-de-açúcar.

Medidas de eliminação ou redução de plásticos na MercadonaMedidas de eliminação ou redução de plásticos na Mercadona.

  • Outros compromissos

A Mercadona está em constante comunicação com todos os seus grupos de interesse. Fruto deste diálogo, surgem compromissos e iniciativas destinados a melhorar a sustentabilidade, partilhar boas práticas e enfrentar novos desafios. Um exemplo de compromisso com a sustentabilidade é a política de pesca sustentável da Mercadona ou a política de bem-estar animal da Mercadona.

A Mercadona sabe que tem muito a melhorar, mas os resultados alcançados incentivam a empresa a continuar a trabalhar nesta direção.

Todos os movimentos da Mercadona em matéria ambiental podem ser consultados na última memória.