É doente celíaco ou familiar de alguém diagnosticado com a doença celíaca? Ou gostaria apenas de saber mais sobre o tema? Este artigo é para si!
Em colaboração com a APC – Associação Portuguesa de Celíacos, compilamos algumas informações relevantes sobre o glúten e a doença celíaca.
Na Mercadona temos um forte compromisso com a comunidade celíaca que se traduz, por um lado, num sortido que procura satisfazer as necessidades dos “Chefes” (clientes) celíacos sempre com a máxima qualidade e a um preço acessível. E, por outro, em ações de colaboração com a APC de consciencialização para a doença celíaca, realização de workshops para doentes celíacos, partilha de receitas sem glúten, adaptação de um conto infantil para celíacos, entre outras.
Comecemos pelo básico:
- O que é o glúten?
É um conjunto de proteínas vegetais presentes no trigo (em todas as suas espécies), centeio e cevada ou nas suas variedades híbridas. Esta proteína atua como um elemento de aglutinante, gelificante e emulsificante, ou seja, proporciona elasticidade e consistência, mas não é uma proteína indispensável ao ser humano e pode ser facilmente substituída por outras proteínas para uma dieta saudável e equilibrada.
- O que é a doença celíaca?
A doença celíaca é uma doença crónica, autoimune, que surge na sequência da ingestão de glúten em indivíduos geneticamente suscetíveis e que se caracteriza por atrofia das vilosidades do intestino delgado.
No celíaco, a ingestão de glúten desencadeia, no intestino delgado, uma resposta inflamatória mediada pelo sistema imunitário, originando a progressiva destruição da mucosa, traduzindo-se na atrofia das vilosidades intestinais. Essa destruição leva, assim, à diminuição da sua capacidade de absorção dos nutrientes.
A eliminação do glúten da alimentação permite que o intestino regenere por completo da lesão e o organismo recupere. Contudo, se houver reintrodução do glúten, as inflamações regressam e os sintomas reaparecem. Pelo que deverá ser seguida uma dieta isenta de glúten ao longo de toda a vida.
Quer saber mais? Aqui poderá encontrar alguns mitos e verdades sobre a doença celíaca que ajudarão a esclarecer algumas dúvidas.
- Produtos sem glúten
De acordo com a legislação atual, um produto sem glúten é aquele que contém menos de 20 ppm (partes por milhão) de glúten.
Atualmente, na Mercadona, dispomos de cerca de 750 produtos livres desta proteína e continuamos a trabalhar para oferecer uma variedade de produtos sem glúten adaptados às necessidades daqueles que têm sensibilidade ou alergia ao glúten. Tem alguma sugestão? Contacte o nosso Apoio ao Cliente.
- Como identificar os produtos sem glúten? A importância do rótulo
O Regulamento 1169/2011 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de outubro de 2011, relativo à prestação de informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios que entrou em vigor em dezembro de 2014, exige a introdução de informações sobre alérgenos no rótulo do produto que devem ser destacados de uma maneira que os distinga claramente do resto da lista de ingredientes.
O glúten pode aparecer na lista de ingredientes com a palavra glúten ou com o próprio cereal (trigo/cevada/centeio). Alguns fornecedores especificam: trigo (glúten) e outros não (põem só trigo/cevada/centeio).
Para facilitar a identificação destes produtos aptos para celíacos, a Mercadona conta com o selo Sem Glúten. Em adição, a empresa oferece aos seus clientes um serviço gratuito de apoio ao cliente para canalizar dúvidas e sugestões, transferindo-as diretamente para os especialistas e fabricantes dos produtos.
Conto infantil “O Bando dos Celíacos”
Para ajudar crianças e pais a entender a realidade da doença celíaca, de forma simples e descomplicada, adaptámos o conto infantil “O Bando dos Celíacos”, em colaboração com a APC. O conto pode ser descarregado gratuitamente aqui:
O Bando dos Celíacos
Mercadona e Associação Portuguesa de Celíacos
Desde 2020 que a Mercadona tem um acordo de colaboração com a Associação Portuguesa de Celíacos (APC) com o objetivo de promover ações dirigidas a pessoas com doença celíaca e sensíveis ao glúten. Esta colaboração visa desenvolver ações conjuntas com a finalidade essencial de capacitar o consumidor celíaco e os seus familiares, promovendo o direito dos consumidores à informação e sensibilizando a sociedade para as características da doença celíaca. Com este acordo, a Mercadona e a APC estabelecem uma relação de apoio e diálogo constante e partilha de informação de forma bidirecional.
Poderá encontrar mais informação ou apoio sobre a doença celíaca na página da APC: https://www.celiacos.org.pt/