Sabe o que é o Batch Cooking? Trata-se de um método que consiste em cozinhar durante poucas horas refeições para toda a semana. Desta maneira, podemos reduzir o tempo que passamos na cozinha e, ao mesmo tempo, cuidar da nossa alimentação, evitando a utilização de alimentos preparados e poupando energia.
Batch Cooking: uma das grandes tendências da atualidade
O Batch Cooking tornou-se uma das grandes tendências da atualidade e é uma prática culinária que se está a tornar cada vez mais popular e vários países. Isto deve-se à sua comodidade e poupança de tempo e dinheiro, uma vez que, com apenas uma sessão de culinária, são preparadas todas as marmitas para a semana.
A chave do Batch Cooking está na organização antecipada daquilo que vai comprar, cozinhar e otimização na preparação dos ingredientes, uma vez que perde o mesmo tempo a cozinhar um copo de arroz que quatro. Tendo mais quantidade somos capazes de integrar o mesmo ingrediente em várias refeições e evitar desperdícios.
Agora que passamos mais tempo em casa, fazer uma sessão de Batch Cooking para fazer refeições para toda a semana pode também tornar-se numa atividade que nos permite desfrutar de receitas completas para comer em casa ou levar para o trabalho.
Pontos importantes para que o seu Batch Cooking seja um sucesso
Quer saber quais são os elementos chave para fazer com que a sua sessão de Batch Cooking seja um sucesso?
1. Planifique o seu menu: escolha ingredientes base versáteis, como o arroz integral ou o molho de tomate, e não se esqueça de dar uma vista de olhos à sua despensa para ter a certeza de que está a tirar o máximo partido do que já tem! Assim pode evitar o desperdício alimentar.
2. Fazer a lista de compras: tenha em conta as proteínas, os hidratos e os legumes para que a sessão de cozinha seja mais fácil e equilibrada.
3. Congelar: é possível armazenar ingredientes base colocando no congelador, como a cebola picada ou sopas/cremes. Os pratos que suportam melhor o congelamento são os guisados, especialmente leguminosas. Pode congelar arroz, mas só se for branco.
4. Não abrir recipientes até serem consumidos: para melhorar a conservação e evitar a perda de nutrientes.
5. Organizar: coloque etiquetas em todas as embalagens com o nome da receita e a data em que esta foi preparada.
6. Envolver por separado a carne ou o peixe em filetes, incluindo os hambúrgueres, em película aderente para que, quando sejam congelados, não se colem.
7. Deixe arrefecer os alimentos antes de congelá-los: isto vai evitar a formação de condensação no interior do recipiente e que sejam gerados cristais de gelo nos alimentos.
8. Cozinhar sem temperos: azeite, molhos ou condimentos. Quando for para comer, deve aquecer os alimentos e adicionar posteriormente os molhos ou condimentos frescos ao prato.
9. Croquetes, almôndegas, carnes e peixes panados devem ser congelados crus, mas já com o panado.
Sugestão de menu semanal para o seu Batch Cooking
Aqui está um exemplo de um menu semanal para lhe dar algumas ideias para fazer refeições completas.
Conselhos para a confeção deste menu semanal
É muito importante saber escolher as receitas e fazer as compras necessárias, como organizar a cozinha e sincronizar os preparativos para que possa aproveitar ao máximo o tempo.
Na tarde anterior, mergulhe o grão-de-bico para o hidratar durante a noite para fazer o falafel. No dia do Batch Cooking, deve ter os ingredientes prontos e divididos por receitas, isto vai ajudar a poupar tempo e agilidade.
A primeira coisa a fazer é um caldo base que podemos usar tanto como princípio de refeição à segunda-feira, como também para fazer o creme de ervilhas e o creme de curgete. Quando o caldo estiver ao lume, preparamos também o caril de frango e o guisado de vitela e, ao mesmo tempo, fazemos o entrecosto e os legumes no forno.
A partir do momento em que temos o fogão e o forno ocupados, podemos aproveitar para fazer a salada de bacalhau e a salada de três tomates.
Quando o caldo estiver pronto, podemos terminar os dois cremes e, quando o caril de frango estiver pronto, podemos confecionar o molho para as gambas Kimchi. Quando o guisado estiver pronto, saltearemos os legumes e cozemos o esparguete fino.
Depois de retirar o entrecosto do forno, colocamos a quiche. Enquanto esta estiver a cozinhar, aproveitamos para fritar o falafel. Toda a sessão de Batch Cooking deve demorar cerca de 120 minutos.
Muito importante! No dia em que for consumir cada um dos pratos pode terminá-los adicionando os toppings de cada um deles, por exemplo: adicionar as pérolas de mozarela à salada de 3 tomates, os croutons e os cubitos de presunto ao creme de ervilhas, o gnocchis à vitela guisada e são preparadas as tostas de salmão e bacon.
Bom proveito!
... E algumas ideias para os seus pequenos almoços, almoços e lanches
Bolachas de aveia e manteiga de amendoim
Misturar 20 g de manteiga de amendoim com cerca de 10 g de creme de queijo até obter uma mistura homogénea. Este creme pode ser espalhado em bolachas de aveia e pode adicionar algumas amoras em cima para dar um toque fresco.
Stracciatella de Kefir
Cortar 20 g de cacau 99% com a ajuda de uma faca, formando pequenas lascas. Colocar 150 g de kefir numa tigela, misture o cacau e 50 g de mirtilos. Experimente colocá-lo no congelador! É uma ótima alternativa para quem gosta de gelados.
Outras recomendações
Visite o nosso separador de receitas para escolher as mais adequadas para o seu Batch Cooking. Cozinhe para toda a semana!