O seu animal de estimação prefere a comida húmida à ração seca? Sabe como deve introduzi-la na sua alimentação e o que deve ter em conta antes de o fazer? Saiba a resposta a todas as suas dúvidas através do presente artículo.
O que é a comida húmida para animais?
Considera-se um alimento húmido todos os que têm um conteúdo de humidade igual ou superior a 60%.
Pode alimentar o seu animal apenas com comida húmida?
A resposta é sim, mas só se a comida húmida for um alimento completo e garanta que todas as necessidades nutricionais do animal sejam cobertas.
Para conseguir identificar facilmente uma comida húmida completa apenas tem que ler o rótulo do produto. Se no rótulo indica que é um alimento complementário, não se pode usar de maneira exclusiva na alimentação diária do animal.
O alimento complementário deve ser utilizado combinado com um alimento completo, seja húmido ou seco. Resumidamente, para dar uma alimentação baseada apenas em comida húmida, leia o rótulo dos produtos e utilize os que são considerados alimentos completos.
Diferenças nutricionais entre a comida húmida e a ração seca
No caso de que o alimento húmido ou o seco sejam são alimentos completos, o aporte nutricional será considerado adequado para uma correta alimentação dos nossos animais de estimação.
Não obstante, é importante ter em conta que os alimentos húmidos são menos calóricos devido ao seu alto conteúdo de água. Por isso deve dar-se ao animal uma quantidade maior para conseguir aportar as mesmas calorias que a ração seca. Pelo que a dose de um alimento húmido será maior que a de um alimento seco.
Também é importante ter em atenção que a comida húmida contém menos proteína, gordura ou fibra quando comparada com a ração seca. Isto deve-se à sua humidade elevada que faz com que estes nutrientes estejam mais diluídos no alimento.
É devido a tudo isto que, caso opte por dar uma alimentação exclusivamente à base de comida húmida ao seu animal, é importante que este a ingira em maior quantidade do que ração seca para conseguir satisfazer as suas necessidades nutricionais.
Como se deve combinar o alimento húmido com o seco?
Ao proporcionar uma alimentação de maneira alternada com ração seca e comida húmida vai conseguir dar ao seu animal mais variedade e satisfação. Em alguns casos, pode até ser beneficioso para a sua saúde.
Para efetuar uma alimentação mista, pode dar-lhe ração seca durante algum tempo e alternar dando comida húmida durante outro período de tempo. É recomendado realizar estas mudanças de maneira progressiva para conseguir evitar problemas digestivos, no caso de animais sensíveis ou que não estejam acostumados a alterações frequentes na sua alimentação.
Pode-se misturar comida húmida no mesmo recipiente da ração seca?
Não é recomendado, sobretudo se forem dois alimentos completos porque, caso as doses de ambos os produtos não sejam devidamente controladas, pode haver uma sobrealimentação do animal.
Além disso, misturar no mesmo recipiente faz com que as características da ração seca sejam modificadas. A ração ao humedecer perde o seu efeito do beneficioso acto de mastigação. Além disso, também pode criar problemas de crescimento microbiano caso o recipiente não seja limpo adequadamente.
A conclusão é que podemos fazer uma alimentação mista, alternando os dois tipos de alimento, húmido e seco, mas sem os misturar.
Vantagens e inconvenientes da comida húmida vs ração seca
Vantagens
- Normalmente a comida húmida é um alimento muito apreciado pelo animal, pelo que pode ser muito útil para estimular o apetite de animais convalescentes, como por exemplo com problemas de apetite ou obstinados com a comida.
- A sua textura é mais mole que a da ração seca, por isso é ideal para cães ou gatos que perderam dentição ou que têm algum problema na boca que os impeça de mastigar corretamente.
- Ao tratar-se de embalagens pequenas e unidoses, são mais práticas para transportar e ideais para viajar.
- A comida húmida é uma fonte extra de hidratação. No caso dos gatos, que bebem pouca água, podemos conseguir que enquanto comem ingiram água, devido ao alto teor de humidade presente neste tipo de alimento.
Inconvenientes
- Dado o seu alto teor de água, a dose diária necessária para garantir todas as necessidades nutricionais deve ser muito mais elevada que a de um alimento seco.
- Depois de abrir, tenha o máximo cuidado com a sua conservação. Deve ser conservado no frio porque devido ao seu alto teor de água pode facilitar o crescimento de microrganismos.
A comida húmida para animais, ao ser mole e fácil de mastigar, não tem um efeito de limpeza na superfície dos dentes como acontece com a ração seca.
Outas recomendações
Saiba tudo sobre o papel dos alimentos completos e complementários na alimentação do seu animal de estimação.