Descubra o papel dos cereais, tubérculos e legumes presentes na ração seca do seu animal de estimação.

A importância dos cereais, tubérculos e legumes presentes na ração para animais de estimação

28 de outubro de 2020

Para explicar qual é a função dos cereais, dos tubérculos e dos legumes na ração seca dos nossos animais de estimação, devemos mencionar os hidratos de carbono. Em seguida, saiba porquê e conheça esta relação.

Quais são os benefícios dos hidratos de carbono para cães e gatos?

Benefícios dos hidratos de carbono para cães e gatos.

Os hidratos de carbono ou carboidratos fazem parte de uma das três categorias de macronutrientes (onde também estão incluídas as proteínas e as gorduras) presentes na dieta dos nossos animais. Os hidratos de carbono dividem-se, principalmente, em:

  • açúcares
  • amidos
  • fibra.

Os açúcares e os amidos são fontes de energia para o organismo, que podem ser digeridos tanto por cães como por gatos. Ambos dispõem das enzimas digestivas necessárias para os decompor em unidades mais simples para poderem ser absorvidos pelo intestino delgado. Por isso, são elementos muito importantes a incluir nas dietas de cães e gatos.

Cereais, tubérculos e legumes.

Os cereais, os tubérculos e os legumes são as principais fontes de amido, que são os hidratos de carbono mais importantes incluídos nos alimentos para animais de estimação.

Por outro lado, a fibra tem um efeito benéfico para o sistema digestivo dos animais. Ao chegar ao intestino grosso, há uma percentagem de fibra que pode ser fermentada por bactérias intestinais com o objetivo de obter energia, promovendo o crescimento da macrobiótica intestinal benéfica que pode ajudar a reduzir o desenvolvimento de bactérias nocivas. A parte não fermentável da fibra favorece regularidade assim como a consistência das fezes.

Além disso, as principais fontes de fibra e hidratos de carbono incluídas nos alimentos para animais de estimação também proporcionam nutrientes essenciais como as vitaminas, os minerais e os ácidos gordos.

Os cereais, tubérculos e legumes podem provocar problemas de saúde a cães e gatos?

Fonte de hidratos de carbono.

Desde sempre, os cereais formam parte da dieta natural dos cães e gatos como fonte de hidratos de carbono. Nas suas origens, estes mamíferos caçavam presas herbívoras que se alimentavam de grãos de cereais. Portanto, desde sempre que os cães e gatos ingerem cereais semidigeridos.

Após a sua domesticação por parte do homem, estes animais foram adaptando progressivamente o seu metabolismo a alimentos que incluem cereais, tubérculos e legumes, pelo que o seu uso não provoca nenhum tipo de problema na saúde e não existe nenhuma contraindicação no consumo dos mesmos.

Tanto os cães como os gatos têm um sistema digestivo perfeitamente adaptado para a digestão e assimilação dos hidratos de carbono, sendo capazes de digerir o amido cozido e decompô-lo em açúcares como fonte de energia disponível.

Em animais de estimação, não se encontrou uma associação entre a ingestão de hidratos de carbono e o risco de sofrer de algumas doenças como “diabetes mellitus”. No entanto, a obesidade (ocasionada por um estilo de vida sedentário, por um consumo excessivo de alimento, esterilização…) pode estar associada ao aparecimento desta doença.

O ideal seria alimentar o nosso cão ou gato com um alimento completo e equilibrado, que inclua hidratos de carbono fornecidos pelos seus diferentes ingredientes como os cereais, tubérculos e legumes, proporcionados por uma porção diária de alimento tendo em conta as necessidades fisiológicas de cada animal (peso, idade, raça, atividade, etc.) para evitar sobrealimentá-los.

Outras recomendações

Alimentos completos e complementários siga o guia da alimentação do seu animal de estimação.