Tem uma tartaruga aquática? Existem pequenos detalhes a ter em conta sobre a sua alimentação e deve saber que cuidados deve ter, caso tenha uma como animal de estimação. Por isso, queremos dar-lhe uma série de recomendações que lhe podem interessar.
Conselhos sobre como cuidar da sua tartaruga
Para cuidar adequadamente da sua tartaruga deve ter em consideração o seu ambiente e os elementos que necessitam de manutenção periódica como: a água, a zona seca e o terrário.
O terrário
O terrário deve ter uma forma semelhante à de um pequeno lago, que é como as tartarugas aquáticas vivem no seu meio natural. Deve ter uma parte com água e uma zona seca. Em relação ao tamanho, quanto maior for, melhor. Também é muito importante e recomendável que a tartaruga possa apanhar o sol natural para evitar que passe frio.
A água
A água da tartaruga deve estar o mais limpa possível e deve ter uma temperatura à volta dos 25-30ºC. É importante tentar que o ambiente fora da água não baixe dos 20ºC para que, quando o animal saia da água não seja afetado pela mudança de temperatura evitando o risco de doença.
Tratamento para água da torneira Dr. Wu Tetra
Caso não disponha de um filtro de água que garanta a boa qualidade da mesma, deve mudá-la frequentemente. Utilize sempre um condicionador que elimine o cloro e adapte a água da torneira para que a sua tartaruga possa viver em condições apropriadas.
- Frequência de utilização: aplicar cada vez que mudar a água
- Modo de utilização: 5 ml por cada 10 litros de água.
A zona seca
A zona seca do terrário deve ser suficientemente grande que, quando a tartaruga cresça, possa sentir-se cómoda a descansar ou a apanhar sol.
Conselhos sobre a alimentação da sua tartaruga
Uma tartaruga aquática come uma ou duas vezes por dia, mesmo que se trate de um animal que está sempre disposto a comer, especialmente guloseimas.
Comem sempre na água, já que é o seu habitat natural. Portanto, a comida que lhe der não deve manchar nem deixar a água turva, uma vez que vai acabar por apodrecer e cheirar mal.
Para cumprir esse objetivo, desenvolvemos os sticks (palitos) de alimentação que flutuam e movem-se, dando a sensação de comida viva. Contam com uma composição elaborada por científicos que proporciona ao seu animal de estimação tudo o que é necessário para garantir o equilíbrio da saúde da sua tartaruga.
Sticks para tartarugas Dr. Wu Tetra (alimento completo)
Estes sticks contém todos os nutrientes e níveis de proteína digeríveis que, em conjunto com as vitaminas e minerais, permitem que a tartaruga cresça saudável e feliz.
- Frequência de utilização: diária
- Modo de utilização: devido ao facto de que os sticks flutuam na água, devem ser administrados diretamente sobre esta, para que a tartaruga tenha a sensação de que a comida está viva.
Gammarus para tartarugas Dr. Wu Tetra
Como comentamos anteriormente, as tartarugas demonstram sempre que têm apetite, principalmente por guloseimas. Podemos dar-lhe estes pequenos miminhos de forma esporádica. Mesmo que sejam gammarus selecionados e de ótima qualidade, devem utilizar-se sempre como guloseima nunca como alimento único.
- Frequência de utilização: esporádica
- Modo de utilização: administrar diretamente sobre a água, já que as tartarugas sempre comem ali.
Mistura de gammarus para tartarugas Dr. Wu Tetra
Trata-se de uma comida complementar que combina escamas com gammarus, que pode ser utilizada quando não se usam os sticks. Oferece a fonte de nutrientes adequados, misturados com guloseimas como os gammarus.
- Frequência de utilização: frequente
- Modo de utilização: semelhante ao anteriormente descrito.
Quais são as diferenças entre o gammarus e a mistura de gammarus?
O gammarus tem um sabor mais agradável do que a mistura de gammarus, por isso é tão atrativo e adorado pelas tartarugas. No entanto, ao ter um valor nutritivo menor não deve ser o seu alimento único, mas sim um complemento à sua alimentação.
Outros alimentos que pode dar à sua tartaruga
As tartarugas são animais omnívoros, mas não podem aproveitar e digerir corretamente os vegetais até atingir a fase adulta (isto acontece entre os 6-8 anos). Por este motivo, devem ser alimentadas tendo em conta a sua necessidade de consumir proteínas.
As tartarugas adultas podem comer: maçã, pera, melancia, cenouras, melão e, em particular, plantas aquáticas se as tiver.
Não devem comer: citrinos, espinhas ou couves que podem ser prejudiciais à sua saúde.
Suplementos
Especialmente durante a fase de crescimento (até aos 8 anos), pode dar ao animal suplementos alimentares com blocos de cálcio. Estes suplementos ajudam a satisfazer as necessidades da tartaruga e garantem que a carapaça se mantenha em bom estado, principalmente se não utilizar diariamente um alimento base como os sticks.
Outras recomendações
Se tem um cão ou um gato, temos para si alguns conselhos para a limpeza do seu animal de estimação, em casa.