Aprenda como pode realizar a mudança de alimentação do seu animal de estimação. Indicações para cães e gatos.

Mude a alimentação do seu animal de estimação numa semana

07 de agosto de 2020

Com alguma frequência pode surgir a necessidade de fazer alterações na alimentação do seu animal de estimação, sobretudo em cães e gatos. Estas mudanças podem dever-se a diferentes causas. Sabe como fazê-las adequadamente?

Causas para realizar uma mudança de alimentação em cães e gatos

As razões para mudarmos a alimentação do nosso animal de companhia e substituí-la por outra ração podem ser diversas:

  • Querermos variar a sua alimentação habitual para introduzir mais variedade.
  • Ter havido uma alteração no estado fisiológico do nosso cão ou gato:
    • Cachorro que tenha sido desmamado
    • Cachorro que passe a ser adulto
    • Adulto que entra numa idade avançada: cachorros e gatos seniores
    • Etc.

Outra causa provável para a mudança de alimentação dos nossos animais de estimação é precisarem de algum tipo de alimentação especializada. Existem rações especializadas para cães e gatos que cobrem qualquer tipo de necessidade:

  • Uso de alimentos light
  • Produtos para animais esterilizados
  • Alimentos para controlar as bolas de pelo no caso dos gatos
  • Etc.

Nem os cães nem os gatos estão acostumados a realizar mudanças frequentes de alimentação e a maioria deles precisa de um período de tempo para se adaptarem a um novo alimento.

Por isso, ao mudar de uma ração para outra, é recomendável fazer a mudança de forma progressiva, já que desta forma se ajuda a minimizar os problemas digestivos, como podem ser as diarreias e os vómitos, e também as rejeições do novo alimento.

Guia para fazer a mudança de alimentação em cães e gatos numa semana

Como se indica na seguinte tabela, a recomendação para uma mudança de dieta em cães e gatos consiste em reduzir gradualmente a sua ração atual ao longo de uma semana, e ir adicionando o novo produto progressivamente, até que este se converta na sua alimentação exclusiva.

Guia para fazer a mudança de alimentação em cães e gatos numa semana.

Também é importante seguir o guia de alimentação indicado nas embalagens das rações, pois costuma indicar a quantidade total diária a dar a cães e gatos em função do seu peso corporal, idade e nível de exercício realizado. Estas recomendações são muito importantes, dado que nos ajudarão a não sobrealimentar o nosso animal.

Devemos ter em conta que estas quantidades podem variar dependendo da raça, atividade e condições ambientais.

Indicações para a mudança de ração em cães

A mudança de alimentação em cães tem as suas próprias características. Os cães adultos têm um grande apetite e são capazes de comer de uma só vez a quantidade diária recomendada. Por este motivo, não é aconselhável fornecer o alimento à discrição, já que poderiam sofrer problemas digestivos, além de um aumento de peso não desejado. Assim, uma boa forma de controlar a ingestão do seu cão é dar duas refeições em intervalos regulares por dia, estabelecendo uma rotina de refeições à mesma hora.

Indicações para a mudança de ração em gatos

Relativamente à mudança de alimentação em gatos, é possível deixar o alimento à disposição, sempre que verificarmos que o animal sabe racioná-lo. Caso contrário, recomenda-se dividir o alimento em 3 doses, bem como estabelecer um horário para as refeições.

Outras recomendações

Conhece os Snacks de Compy para premiar o seu cão?