Mercadona incorpora plástico reciclado na embalagem das pizzas

A Mercadona incorpora plástico reciclado para melhorar as embalagens das suas pizzas refrigeradas

14 de abril de 2021
  • Com este movimento a empresa deixará de usar 1.600 toneladas de plástico virgem por ano, fomentando assim a economia circular e diminuindo o seu impacto no meio ambiente.
  • Em 2025, a Mercadona terá reduzido 25% do plástico no seus lineares, utilizará embalagens recicláveis e reciclará todos os seus resíduos plásticos

A Mercadona, fiel ao seu compromisso “Sim a continuar a cuidar do Planeta”, desenvolve, desde há mais de dois anos, a Estratégia 6.25 para a redução do plástico e a adequada gestão de resíduos, que se concretiza em 6 ações a desenvolver até 2025.

Entre outras ações do plano, a empresa continua a levar a cabo a Ação 3 da estratégia, através da qual em 2025 terá reduzido em 25% o plástico nas suas embalagens. Para alcançar este objetivo a Mercadona está a aplicar diferentes estratégias, como a eliminação do plástico em excesso substituindo-o por outros materiais, a redução, a reutilização ou a incorporação de material reciclado.

Neste contexto, a Mercadona alterou as embalagens das suas míticas pizzas refrigeradas Hacendado por uma opção mais respeitadora do meio ambiente. As novas embalagens das pizzas são fabricadas com plástico reciclado, numa clara aposta pela economia circular.

A embalagem das pizzas refrigeradas Hacendado foi evoluindo nos últimos anos e dá agora mais um passo rumo à sustentabilidade ambiental, de tal forma que, com este movimento, a Mercadona deixa de usar 1.600 toneladas de plástico virgem por ano, o que equivaleria a 64 camiões.

O linear de pizzas da Mercadona oferece hoje um amplo sortido onde se podem encontrar diversas opções quanto a ingredientes, sabores, tamanhos e formatos; 24 variedades de grande qualidade entre as quais os “Chefes” (clientes) podem também encontrar opções sem lactose e sem glúten.

O Fornecedor Totaler Casa Tarradellas elabora, desde 1988, as pizzas refrigeradas Hacendado para Mercadona.

Foto Pizzas RefrigeradasImagem das pizzas refrigeradas Hacendado da Mercadona

A empresa vai investir mais de 140 milhões de euros na Estratégia 6.25, um passo em frente no seu compromisso de continuar a cuidar do planeta

A Estratégia 6.25, que tem o triplo objetivo de até 2025 reduzir 25% do plástico, tornar todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico gerados nas suas instalações, está a ser implementada através de 6 ações que envolvem mudanças em diferentes processos da empresa, desde redesenhar as embalagens do futuro em coordenação com os fornecedores, à adaptação das lojas e logística, gestão de resíduos, etc. No total, a empresa prevê investir 140 milhões de euros nos próximos quatro anos para concretizar todas as ações que integram esta estratégia.

No passado mês de janeiro, alcançou-se o primeiro marco da estratégia: eliminar os sacos de plástico descartáveis de uso único em todas as secções das lojas. Agora, a empresa oferece aos clientes sacos compostáveis -feitos de fécula de batata- que devem ser depositados no contentor de lixo orgânico, tal como indica o pictograma incluído nos sacos, com a intenção de informar os clientes como fazer a separação e reciclagem adequada dos seus resíduos. Além disso, a Mercadona, incorporou também esse pictograma nos sacos tanto de secção como de linha de caixas, onde a empresa dispõe de três opções reutilizáveis e sustentáveis. O cumprimento desta primeira ação da Estratégia 6.25 supõe uma redução de 3.200 toneladas de plástico por ano.

A Mercadona também completou a segunda ação da estratégia ao eliminar os descartáveis de plástico de uso único em toda a cadeia substituindo-os por alternativas mais sustentáveis como o cartão, a madeira, a cana de açúcar e o plástico reutilizável, e que podem, ainda assim, ser lavados na máquina de lavar loiça depois de cada utilização.  Com esta segunda ação, a Mercadona deixa de utilizar 3.000 toneladas de plástico por ano, o equivalente a 120 camiões.

A empresa começou a trabalhar nesta estratégia em 2019, envolvendo todos os seus colaboradores da empresa no desafio de “Continuar a Cuidar do Planeta” e tornar os diversos processos da linha de montagem mais sustentáveis. Neste sentido, a Mercadona conta com uma equipa de trabalho que coordena todas as áreas de atuação da Estratégia 6.25, composta por colaboradores de diferentes departamentos da empresa, como Lojas, Prescrição, Informática, Compras, Logística, Financeiro, Relações Externas e Obras.

Estratégia 6.25

A Mercadona adaptará ao longo de 2021 todas as lojas de Espanha e Portugal ao modelo Loja 6.25

A Mercadona já adaptou 500 lojas de Espanha e Portugal a este modelo e irá expandindo-o a toda a cadeia durante o ano de 2021. Estas lojas, onde é possível observar os avanços da Estratégia 6.25, têm como objetivo ouvir a opinião de clientes e colaboradores sobre todas as ações que a empresa está a desenvolver nesta área. Neste período, foram recebidas mais de 5.000 opiniões e sugestões, tanto de clientes como de colaboradores, que ajudam a melhorar a aplicação das diferentes ações definidas para reduzir o plástico e promover a economia circular.

A Mercadona irá disponibilizando mais informação sobre a Estratégia 6.25 na secção “Cuidemos do Planeta” do seu site corporativo, onde, além disso, “O Chefe” poderá também encontrar conteúdos sobre reciclagem, sustentabilidade e o compromisso ambiental da Mercadona.

Uma política de ação social sustentável integrada na estratégia de Responsabilidade Social Empresarial da Mercadona

A Mercadona, dentro do compromisso de partilhar com a sociedade parte do que dela recebe, desenvolve o seu Plano de Responsabilidade Social, que concerne à componente social e ética através de diferentes formas de atuação sustentáveis que reforçam a sua aposta no crescimento partilhado. Como parte desta política, a Mercadona colabora com mais de 290 cantinas sociais, 60 bancos alimentares e outras entidades sociais em Portugal e Espanha, às quais doa diariamente e participa em campanhas de recolha de alimentos organizadas pelas mesmas.

Em 2020, a empresa doou a todas estas entidades e organizações um total de 17.000 toneladas de alimentos, 15.800 em Espanha e 1.200 em Portugal, quantidades que têm aumentado desde que a empresa tomou a decisão de reforçar os processos de doação de produtos de primeira necessidade a Cantinas Sociais e Bancos Alimentares com os quais temos vindo a colaborar habitualmente. Do mesmo modo, a Mercadona colabora de forma próxima com 32 fundações e centros ocupacionais na decoração das suas lojas com murais de trencadís (mosaicos típicos do Mediterrâneo), elaborados por mais de mil pessoas com incapacidade intelectual.

Outra linha estratégica do Plano de Responsabilidade Social da Mercadona é a sustentabilidade ambiental. Para tal, conta com um Sistema de Gestão Ambiental próprio, baseado nos princípios da Economia Circular e focado na otimização logística, na eficiência energética, na gestão de resíduos, na produção sustentável e na redução de plástico. Além disso, trabalha no Projeto de Distribuição Urbana Sustentável e na melhoria da qualidade do ar nas cidades através da utilização de camiões e carrinhas propulsados por tecnologias mais limpas e eficientes.

Tendo também em mente a mobilidade sustentável do “Chefe” (cliente), a empresa dispõe de 1.350 lugares de estacionamento com pontos de carregamento para veículos elétricos, colocados nos parques em mais de 500 lojas. A Mercadona começou a instalar pontos de carregamento para veículos elétricos em 2017 com a implantação do Novo Modelo de Loja Eficiente e prevê continuar a aumentar esse número durante o ano de 2021.

A Mercadona integra desde o ano de 2011 o Pacto Mundial das Nações Unidas para a defesa dos valores fundamentais em matéria de Direitos Humanos, Normas Laborais, Meio Ambiente e Luta contra a Corrupção.

Em março de 2020, a Mercadona juntou-se à Smart Waste Portugal para promover a Economia Circular no país, tendo aderido também ao Pacto Português para os Plásticos. Esta plataforma colaborativa pretende fomentar a Economia Circular dos plásticos em Portugal e evitar que estes se transformem em resíduos.