Medidas Mercadona para proteger o ambiente

Mercadona diz sim a continuar a cuidar do planeta com a nova Estratégia 6.25 para reduzir os plásticos e a primeira Loja 6.25 em Portugal

23 de outubro de 2020

No dia 10 de março, a Mercadona assumiu o firme compromisso de "DIZER SIM A CUIDAR MAIS DO PLANETA". Hoje, com a nova secção web e a Estratégia posta em prática para a redução do plástico, damos mais um passo.

A Mercadona é uma empresa comprometida com o meio ambiente, que assume os desafios e as preocupações da sociedade e, por isso, dedica-se cada vez mais a continuar a cuidar do planeta. Prova do reforço do seu compromisso é o investimento de 44 milhões de euros realizado em 2019 em medidas de proteção ambiental.

Para avançar com esta estratégia a empresa já investiu este ano 40 milhões de euros e até 2025 investirá mais 100 milhões.

A empresa conta com um Sistema de Gestão Ambiental próprio e aplica os princípios da Economia Circular em diversos processos sob a premissa de fazer mais com menos impacto. Este esforço concretiza-se ao promover uma LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL, a EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, a GESTÃO RESPONSÁVEL DE RESÍDUOS, a PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL e a REDUÇÃO DE PLÁSTICO.

Essas áreas de trabalho não são novidade para a Mercadona, que conta com inúmeros exemplos como a pool de caixas reutilizáveis ​​da Logifruit, que funciona há 25 anos, ou o seu modelo de gestão de resíduos, graças ao qual a Mercadona dá uma segunda vida a 220.000 toneladas de cartão e plástico por ano (100% das embalagens que a empresa utiliza e posteriormente recicla), ou a eliminação do saco de plástico de um só uso na linha de caixas que a Mercadona implantou em 2019, deixando à disposição dos “Chefes” um saco de papel reciclável, um saco de plástico elaborado com plástico reciclado e o saco de ráfia reutilizável e feito com material reciclado, que foi implantado há anos em toda a cadeia.

O uso eficiente dos recursos naturais é da responsabilidade de todos e por isso é fundamental dar uma nova vida aos resíduos e evitar que se transformem num desperdício de matérias-primas muito valiosas. Neste sentido, a Mercadona está a multiplicar os seus esforços na redução do plástico e gestão de resíduos através da implementação da Estratégia 6.25.

"Na Mercadona reciclamos 100% das embalagens de cartão e plástico que usamos. São 220.000 toneladas que têm assim uma segunda vida nas nossas lojas, em forma de sacos de compras ou caixas de leite."

Estratégia 6.25

São seis as ações que materializam a Estratégia 6.25 da Mercadona:

  1. Eliminar os sacos de plástico de uso único em todas as secções (até ao final de 2020);
  2. Eliminar os descartáveis de plástico de uso único (até ao final de 2020);
  3. Diminuir em 25% o plástico das embalagens (até 2025);
  4. Promover o desenvolvimento de embalagens recicláveis/compostáveis;
  5. Reciclar os resíduos de plástico gerados nas lojas;
  6. Formar e informar os clientes de como se deve efetuar a separação correta dos resíduos, quer através de informação nas embalagens quer nas lojas.

Em 2025, a Mercadona pretende atingir um triplo objetivo:

  1. Reduzir 25% do plástico;
  2. Todas as embalagens de plástico recicláveis;
  3. Reciclar todos os resíduos de plástico.

Depois de a Mercadona abrir a primeira loja-piloto em Valência, foi agora a vez de implementar a Loja 6.25 em Portugal, que abriu ao público no dia 21 de outubro em Matosinhos (Porto). Esta loja pretende transmitir aos clientes e colaboradores as ações que estão a ser levadas a cabo em relação à redução de plásticos e à gestão de resíduos, sendo possível ouvir os comentários dos clientes no terreno. Este novo projeto implementou processos que permitem percecionar correções necessárias a implementar em toda a cadeia.

Um longo compromisso com o ambiente

O Sistema de Gestão Ambiental da empresa promove uma logística sustentável, maior eficiência energética, a gestão responsável dos resíduos, a produção sustentável e, obviamente, a redução do plástico.

A Mercadona é, desde 2009, membro do Fórum Europeu de Distribuição para a Sustentabilidade (REAP), um organismo copresidido pela Comissão Europeia, no qual todos os participantes são auditados periódica e externamente em matéria de sustentabilidade. Além disso, desde 2011, é membro do Pacto Mundial das Nações Unidas para a defesa dos valores fundamentais em Direitos Humanos, Normas Laborais, Meio Ambiente e Combate à Corrupção.

Em Portugal, integra o Pacto Português para os Plásticos, plataforma colaborativa que pretende fomentar a Economia Circular dos plásticos em Portugal e evitar que estes se transformem em resíduos, iniciativa liderada pela Smart Waste Portugal, da qual a Mercadona também faz parte.