A Mercadona participa uma vez mais nas ações da campanha do Movimento Unidos Contra o Desperdício, no âmbito do Dia Internacional de Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, que tem lugar a 29 de setembro. Este Movimento conta com a adesão de 300 empresas e mais de 3.000 particulares que procuram demonstrar que é possível, com pequenas e grandes ações, contribuir para combater o desperdício alimentar.
A Mercadona aderiu ao Movimento em janeiro de 2020 com o objetivo de reforçar o seu compromisso social e ambiental. O balanço desta iniciativa, que cumpre este ano o seu segundo aniversário, é bastante positivo, ainda que seja difícil medir os resultados. Acreditamos que muitas empresas e cidadãos estarão a mudar os seus processos e estilos de vida com a ajuda da influência positiva do Movimento.
Segundo o Movimento Unidos Contra o Desperdício, estima-se que 1.000.000 de toneladas de alimentos são desperdiçadas todos os anos em Portugal, número que se traduz em quase 100 kg por cada português. O desperdício alimentar não é apenas um problema com forte impacto económico e social, tem também um grande impacto ambiental negativo. Por isso, é tarefa de todos combatê-lo, desde a população em geral até todos os elos da cadeia alimentar.
Tem sobras de carne do dia anterior? Veja esta receita de canelones que preparamos para si!
Cartazes oficiais da campanha do Movimento Unidos Contra o Desperdício.
Política de Gestão Responsável de Resíduos
A principal estratégia da Mercadona para evitar os resíduos que se geram nos seus processos é a redução. Mais concretamente, para combater a problemática social do desperdício alimentar e reduzir o seu impacto, a empresa conta com algumas medidas:
- Doação diária de produtos. A Mercadona realiza doações de produtos não aptos para venda mas em perfeitas condições de consumo a instituições sociais. Na primeira metade de 2022, a Mercadona doou 670 toneladas de produtos em Portugal.
- Conversão de produtos. Entrega de produtos já caducados a gestores autorizados para que possam convertê-los em adubo, energia ou ração para animais.
- Pedidos ajustados. Os pedidos são ajustados tendo em conta a previsão de vendas para evitar a acumulação de produtos em loja.
- Priorizar a qualidade em relação à estética.
- Nem ofertas nem promoções. A Mercadona não incentiva ao armazenamento de produtos através de ações promocionais. A empresa fomenta um consumo responsável e aplica a política de SPB - Preços Sempre Baixos.
- Liquidação de frescos. Ajustar os preços dos produtos que temos em maiores quantidades para facilitar a sua venda e evitar que os que estão em armazém se estraguem.