Mercadona participa no Movimento Unidos Contra o Desperdício

Mercadona participa no Movimento Unidos Contra o Desperdício

29 de setembro de 2022

 

A Mercadona participa uma vez mais nas ações da campanha do Movimento Unidos Contra o Desperdício, no âmbito do Dia Internacional de Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, que tem lugar a 29 de setembro. Este Movimento conta com a adesão de 300 empresas e mais de 3.000 particulares que procuram demonstrar que é possível, com pequenas e grandes ações, contribuir para combater o desperdício alimentar.

A Mercadona aderiu ao Movimento em janeiro de 2020 com o objetivo de reforçar o seu compromisso social e ambiental. O balanço desta iniciativa, que cumpre este ano o seu segundo aniversário, é bastante positivo, ainda que seja difícil medir os resultados. Acreditamos que muitas empresas e cidadãos estarão a mudar os seus processos e estilos de vida com a ajuda da influência positiva do Movimento.

Segundo o Movimento Unidos Contra o Desperdício, estima-se que 1.000.000 de toneladas de alimentos são desperdiçadas todos os anos em Portugal, número que se traduz em quase 100 kg por cada português. O desperdício alimentar não é apenas um problema com forte impacto económico e social, tem também um grande impacto ambiental negativo. Por isso, é tarefa de todos combatê-lo, desde a população em geral até todos os elos da cadeia alimentar.

Tem sobras de carne do dia anterior? Veja esta receita de canelones que preparamos para si!  

Mercadona Dia Contra o DesperdícioCartazes oficiais da campanha do Movimento Unidos Contra o Desperdício.

Política de Gestão Responsável de Resíduos

A principal estratégia da Mercadona para evitar os resíduos que se geram nos seus processos é a redução. Mais concretamente, para combater a problemática social do desperdício alimentar e reduzir o seu impacto, a empresa conta com algumas medidas:

  • Doação diária de produtos. A Mercadona realiza doações de produtos não aptos para venda mas em perfeitas condições de consumo a instituições sociais. Na primeira metade de 2022, a Mercadona doou 670 toneladas de produtos em Portugal.
  • Conversão de produtos. Entrega de produtos já caducados a gestores autorizados para que possam convertê-los em adubo, energia ou ração para animais.
  • Pedidos ajustados. Os pedidos são ajustados tendo em conta a previsão de vendas para evitar a acumulação de produtos em loja.
  • Priorizar a qualidade em relação à estética.
  • Nem ofertas nem promoções. A Mercadona não incentiva ao armazenamento de produtos através de ações promocionais. A empresa fomenta um consumo responsável e aplica a política de SPB - Preços Sempre Baixos.
  • Liquidação de frescos. Ajustar os preços dos produtos que temos em maiores quantidades para facilitar a sua venda e evitar que os que estão em armazém se estraguem.