- A empresa calcula a sua pegada de carbono para estudar e estabelecer iniciativas de descarbonização.
- A Mercadona está alinhada com os objetivos do Acordo de Paris (COP21) para alcançar a neutralidade climática em 2050.
- Poupança e eficiência energética e logística sustentável estão entre as medidas para reduzir a pegada de carbono.
A Mercadona não é alheia aos problemas climáticos da atualidade. Por isso, dentro do seu compromisso com o planeta, a empresa calculou as emissões que gera na sua atividade com o objetivo de visualizar as suas principais fontes de impacto e, assim, poder reduzi-las.
Desde 2015, a empresa reduziu a sua pegada de carbono em 38% e, consequentemente, os gases de efeito de estufa que afetam o aumento da temperatura global do planeta.
Estes gases afetam a atividade da Mercadona, mas também se emitem em processos próprios da empresa. Por esta razão, e como compromisso com os objetivos estabelecidos pelo Acordo de Paris (COP21) para alcançar a neutralidade climática em 2050, a Mercadona calculou o seu impacto medindo a evolução das suas emissões entre 2015 e 2021. Graças a esta medição, a Mercadona pode comprovar uma redução de 38% nas emissões em 2021 em relação a 2015.
Algumas medidas da Mercadona para reduzir a pegada de carbono
- Substituição de gases refrigerantes através da instalação de sistemas de refrigeração com CO2 transcrítico e subcrítico, que utilizam refrigerantes naturais mais sustentáveis e eficientes.
- Controlo de fugas de gases refrigerantes, cumprindo os métodos de manutenção preventiva e através do controlo remoto dos mecanismos.
- Instalação de 9.000 painéis solares nas lojas.
- Poupança de energia nas lojas eficientes da Mercadona, com novos murais frigoríficos, portas em ilhas de congelados, instalação de iluminação LED, entre outros.
- Logística sustentável através de camiões a gás, frota EURO 6 ou superior, carrinhas ECO, transporte ferroviário, incorporação de camiões bitrailer e megatrailer.
Sistema de Gestão Ambiental da Mercadona
Há vários anos que a empresa possui um sistema próprio de gestão ambiental baseado na identificação, prevenção e redução dos impactos ambientais gerados pela sua atividade.
Em 2021, a Mercadona investiu 49 milhões de euros na proteção do meio ambiente, adaptando constantemente o sistema às exigências sociais e aos próprios objetivos da empresa.
Este sistema está focado em três áreas principais: otimização logística, eficiência energética e gestão de resíduos. Conheça todos os factos da Mercadona nestas matérias.