MErcadona apresenta Estratégia 6.25

Mercadona reforça a sua aposta na Economia Circular

07 de setembro de 2020
  • A Mercadona é uma empresa comprometida com o ambiente que assume os desafios e preocupações da Sociedade e, por isso, a cada dia dedica maiores esforços a continuar a cuidar do planeta. Em 2019, fruto do reforço do seu compromisso, realizou um investimento de 44 milhões de euros em medidas de proteção ambiental.
  • A empresa implementou agora a sua Estratégia 6.25, que define seis ações com um triplo objetivo até 2025.

“Dizer Sim a Cuidar mais do Planeta” foi o compromisso que assumiu Juan Roig, presidente da Mercadona, no dia 10 de março, aquando da apresentação dos resultados anuais da empresa. Reforçando o objetivo de reduzir e reciclar, a empresa aposta numa estratégia global, denominada Estratégia 6.25, que envolve a promoção da Economia Circular, com vista à diminuição significativa de plástico em toda a empresa, evitando que se converta em desperdício.

Esta estratégia materialiaza-se na implementação de seis ações para alcançar um triplo objetivo até 2025.

São seis as ações que materializam a Estratégia 6.25 da Mercadona:

  1. Eliminar os sacos de plástico de uso único em todas as secções (até ao final de 2020);
  2. Eliminar os descartáveis de plástico de uso único (até ao final de 2020);
  3. Diminuir em 25% o plástico das embalagens (até 2025);
  4. Promover o desenvolvimento de embalagens recicláveis/compostáveis;
  5. Reciclar os resíduos de plástico gerados nas lojas;
  6. Formar e informar os clientes de como se deve efetuar a separação correta dos resíduos, quer através de informação nas embalagens quer nas lojas.

Em 2025, a Mercadona pretende atingir um triplo objetivo:

  1. Reduzir 25% do plástico;
  2. Todas as embalagens de plástico recicláveis;
  3. Reciclar todos os resíduos de plástico.

Margarita Muñoz, Diretora de Responsabilidade Social da Mercadona, destaca que: “Na Mercadona reciclamos 100% das embalagens de cartão e plástico que usamos. São 220.000 toneladas que têm assim uma segunda vida nas nossas lojas, em forma de sacos de compras ou caixas de leite”.

Estratégia 6.25

Um longo compromisso com o ambiente

O Sistema de Gestão Ambiental da empresa promove uma logística sustentável, maior eficiência energética, a gestão responsável dos resíduos, a produção sustentável e, obviamente, a redução do plástico.

A Mercadona é, desde 2009, membro do Fórum Europeu de Distribuição para a Sustentabilidade (REAP), um organismo copresidido pela Comissão Europeia, no qual todos os participantes são auditados periódica e externamente em matéria de sustentabilidade. Além disso, desde 2011, é membro do Pacto Mundial das Nações Unidas para a defesa dos valores fundamentais em Direitos Humanos, Normas Laborais, Meio Ambiente e Combate à Corrupção.

Em Portugal, integra o Pacto Português para os Plásticos, plataforma colaborativa que pretende fomentar a Economia Circular dos plásticos em Portugal e evitar que estes se transformem em resíduos, iniciativa liderada pela Smart Waste Portugal, da qual a Mercadona também faz parte.