- O material reciclado utilizado para fazer os sacos da Mercadona provém das próprias lojas e armazéns.
- Em 2021, a equipa da empresa, responsável pela separação de plástico nos processos, conseguiu recuperar 15.170 toneladas de película de plástico, das quais 8.500 toneladas foram reutilizadas para o fabrico dos sacos reciclados disponíveis nas caixas.
A Estratégia 6.25 da Mercadona tem um triplo objetivo até 2025: reduzir 25% do plástico nas suas próprias embalagens, tornar todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico.
Para tal, a empresa desenvolveu diferentes estratégias como a reutilização e reincorporação de material reciclado para diminuir o uso de materiais virgens e promover a economia circular.
Um exemplo disso são os sacos reutilizáveis e sustentáveis da Mercadona disponíveis nas caixas. Estes sacos de material reciclado, reutilizáveis e recicláveis são feitos a partir de película de plástico recuperada das lojas e armazéns da empresa.
Os colaboradores de loja e de logística estão encarregues de recolher e separar este material que, com a ajuda dos fornecedores Plasbel, Plascan e Eversia, é reciclado para ter uma segunda vida. Desta forma, a empresa transforma estes resíduos num novo material reciclado que é aproveitado e reintroduzido nos seus próprios processos, fechando o ciclo de economia circular e prolongando a sua vida útil.
Em 2021, a empresa recuperou 15.170 toneladas de película de plástico, das quais 8.500 toneladas foram utilizadas para o fabrico dos sacos reciclados na zona de caixas, reduzindo assim o uso de plástico virgem.
Compromisso da Mercadona de continuar a cuidar do planeta
A Mercadona continua imersa no desenvolvimento da Estratégia 6.25 para a redução do plástico e a gestão dos seus resíduos. Com um orçamento de 140 milhões de euros, a empresa está a promover a economia circular para reduzir o seu impacto ambiental e gerar um efeito positivo no Ambiente.