Mercadona colabora com IPSS de Penafiel

Mercadona assina acordo com a IPSS Associação para o Desenvolvimento de Figueira, em Penafiel, e doa diariamente produtos de primeira necessidade

03 de setembro de 2020
  • No âmbito da sua política de Responsabilidade Social, a Mercadona assinou um acordo de colaboração com a IPSS Associação para o Desenvolvimento de Figueira, doando diariamente produtos essenciais a partir da loja de Penafiel desde o dia de abertura.
  • A empresa tem reforçado as doações de alimentos durante a crise de saúde causada pela Covid-19, para dar resposta às necessidades das pessoas mais carenciadas, nesta situação de extraordinária complexidade que estamos a viver.
  • A Mercadona colabora diariamente com 14 cantinas sociais de proximidade a partir das suas 14 lojas em Portugal, localizadas nos distritos do Porto, Braga e Aveiro.
  • As doações alimentares da Mercadona a entidades sociais entre janeiro e agosto de 2020 correspondem a mais de 600 toneladas de alimentos doados.

A Mercadona assinou um protocolo de colaboração com a Associação para o Desenvolvimento de Figueira, Instituição Particular de Solidariedade Social sediada em Figueira, Penafiel, e que conta com mais de 25 anos de atividade na resposta a situações de emergência social e inclusão social.

Desde 15 de julho, dia em que abriu a loja Mercadona na rua Professor Diogo Freitas do Amaral, em Guilhufe, Penafiel, a Associação para o Desenvolvimento de Figueira recebe diariamente bens essenciais para dar resposta aos desafios sociais que enfrenta. Todas as manhãs, de segunda a sexta-feira, esta instituição desloca-se à Mercadona para recolher várias caixas de doações compostas por bens essenciais, alimentares e não alimentares, que se encontram em ótimas condições para consumo, garantindo sempre a máxima segurança alimentar. Destas doações fazem parte, por exemplo, fruta, legumes, carne, peixe, lácteos e charcutaria.

O objetivo é apoiar esta instituição nas refeições que prepara e serve diariamente aos mais desprotegidos e vulneráveis, tais como, a Casa Abrigo, a maior casa abrigo do país que acolhe vítimas de violência doméstica, aos idosos que apoiam através do serviço de apoio domiciliário, do lar e do centro de dia e de convívio e, também, a pessoas carenciadas do concelho através de vários projetos como é o caso da Rede Local de Intervenção Social (RLIS).

No distrito do Porto, o apoio da Mercadona chegou já ao Banco Alimentar Contra a Fome e a várias delegações da Cruz Vermelha Portuguesa. Além destas entidades, e tal como acontece com a Associação para o Desenvolvimento de Figueira, a empresa colabora regularmente com a SAOM, no Porto; com a Cercigaia e o Lar Juvenil dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia; com o Lar de Sant’ana, em Matosinhos; com a Gondomar Social, em Gondomar; com a ASAS, em Santo Tirso; e com a Casa do Povo de Ermesinde, em Valongo. Num compromisso de que cada loja Mercadona colabore diária e diretamente com uma Cantina Social de proximidade.

Estas ações inserem-se na Política de Responsabilidade Social da Mercadona, que consiste em partilhar com a Sociedade parte do que dela recebe e contribuir para criar riqueza nas comunidades onde está presente.

Desde o início de 2020, a Mercadona já doou mais de 600 toneladas de bens de primeira necessidade a instituições portuguesas, nos distritos do Porto, Braga e Aveiro.

Como parte do seu Plano de Responsabilidade Social, a empresa colabora com mais de 260 cantinas sociais e 60 bancos alimentares e outras entidades sociais de toda a Espanha e Portugal, às quais doa diariamente e participa em campanhas de recolha de alimentos. 

 

Legenda da foto do banner: Assinatura do acordo de colaboração da Mercadona com a Associação para o Desenvolvimento de Figueira.