Trajetória

Trajetória

1977
O matrimónio formado por Sr. Francisco Roig Ballester (1912-2003) e D. Trinidad Alfonso Mocholí (1911-2006) inicia a atividade da Mercadona dentro do Grupo Cárnicas Roig. Os então talhos do negócio familiar transformam-se em mercearias.
1981
Juan Roig e a sua esposa, junto dos seus irmãos Fernando, Trinidad e Amparo, compram a Mercadona ao seu pai. A empresa conta com 8 lojas de aproximadamente 300 m2 de sala de vendas. Juan Roig assumiu a direção da empresa, que iniciou a sua atividade como empresa independente.
1982
A primeira empresa em Espanha a utilizar o scanner para a leitura do código de barras nos pontos de venda.
1986
Implementação do cartão de compras, de utilização gratuita para “O Chefe”.
1988
Inauguração do bloco logístico de Riba-roja de Túria(Valência), pioneiro em Espanha por estar totalmente automatizado.
Aquisição dos Supermercados Superette, que contavam com 22 lojas em Valência.
1989
Aquisição das empresas Cesta Distribución e Desarrollo de Centros Comerciales, que permitem que a empresa tenha presença em Madrid.
1990
Juan Roig e Hortensia Mª Herrero passam a deter a maioria do capital da empresa.
1991
Aquisição de Dinos e Super Aguilar.
Inicia-se o Intercâmbio Eletrónico dos Dados (EDI) com fornecedores.
1992
Alcançam-se os números de 10.000 colaboradores e 150 lojas.
1993
Implantação da estratégia comercial SPB (Sempre Preços Baixos), que mais adiante resultará no Modelo de Qualidade Total.
1996
Nascimento das marcas Hacendado, Bosque Verde, Deliplus e Compy.
Abertura do supermercado número 200, em Segorbe(Castelló).
Assina-se o primeiro acordo da empresa para todos os colaboradores.
1997
Acordo de união com os Armazéns Gómez Serrano, Antequera (Málaga).
1998
Aquisição dos Armazéns Paquer e dos Supermercados Vilaró, ambos na Catalunha.
1999
Termina o processo, iniciado em 1995, de converter em colaboradores fixos todos os membros do quadro, que nesse momento eram 16.825 colaboradores. Inauguração do bloco logístico de Antequera (Málaga).
Inicia-se o projeto do novo design e modelo de perfumarias.
2000
Construção do bloco logístico de Sant Sadurní d’Anoia(Barcelona).
Inauguração, em Massanassa(Valência), da primeira Loja por Ambientes.
Celebração da primeira Reunião de Parceiros.
Assinatura do Acordo Coletivo da Empresa (2001-2005).
2001
Inauguração do primeiro centro educativo infantil gratuito para os filhos dos colaboradores, no bloco logístico de Sant Sadurní d’Anoia (Barcelona).
A Mercadona atinge 500 lojas com a abertura do seu primeiro supermercado em Linares (Jaén).
2003
A primeira empresa a realizar uma Auditoria Ética.
Inauguração do bloco logístico de San Isidro (Alicante) e do segundo centro educativo infantil da empresa.
Lançamento da nova linha de perfumes Hortensia H.
Inauguração de um supermercado nas instalações do Mercat de l’Olivar, em Palma de Maiorca.
2004
Inauguração do bloco logístico de Huévar (Sevilha) e do terceiro centro educativo infantil da empresa.
O Comité de Direção decide como norma geral não abrir os supermercados aos domingos.
2005
Implantação do novo uniforme Mercadona.
Inauguração do bloco logístico de Granadilla de Abona(Tenerife).
Assinatura do novo Acordo Coletivo da Empresa para os próximos quatro anos(2006-2009).
2006
Vigésimo quinto aniversário da empresa.
Inauguração da loja número 1.000 da empresa, em Calp(Alicante).
Relançamento da nova imagem do Cartão Mercadona.
2007
Colocação em marcha da primeira fase do bloco logístico Almacén Siglo XXI de Ciempozuelos (Madrid).
Quarta empresa do mundo com melhor classificação em termos de reputação corporativa, de acordo com o estudo do Instituto de Reputação, de Nova Iorque.
2008
Realinhamento da Mercadona com o Modelo de Qualidade Total, quinze anos após a sua implantação.
Carrinho de compras para oferecer ao “Chefe” o carro da Compra Completa de maior qualidade e mais barato do mercado.
Inauguração do bloco logístico de Ingenio (Gran Canaria).
2009
Voltar à simplicidade para ter uma gama eficaz, fazendo o que oferece valor acrescentado ao “Chefe”.
Assinatura do novo Acordo Coletivo da Empresa e Plano de Igualdade (2010-2013).
2010
Modelo de gestão dos Recursos Humanos baseado na Liderança e na Cultura do Esforço: chaves para ser uma empresa de alto rendimento e produtividade.
2011
A Mercadona cumpre trinta anos de um modelo sustentável cujo objetivo consiste em fazer crescer os cinco componentes da empresa.
Inicia-se a cobrança dos sacos para se adaptar ao Plano Nacional Integrado de Resíduos.
2013
Assinatura do Acordo Coletivo da Empresa e Plano de Igualdade 2014-2018.
Reinventarmo-nos para sermos mais comerciantes. Implantação de novas secções de fresco.
Iniciar o desenvolvimento da Cadeia Agroalimentar Sustentável da Mercadona.
Inauguração do bloco logístico de Guadix (Granada).
2014
Abertura do supermercado 1.500, situado na cidade de Santander, no bairro de Cazoña.
Colocação em marcha do novo Centro de Processamento de Dados situado em Albalat dels Sorells(Valência).
2015
Novo Centro de Formação e Serviços em Albalat dels Sorells (Valência).
O modelo de inovação radical da Mercadona é reconhecido a nível internacional.
2016
Aprova o início do seu projeto de internacionalização com a entrada em Portugal.
Inaugura os dois primeiros supermercados com o Novo Modelo de Loja Eficiente, situados em Puerto de Sagunto (Valência) e na localidade de Peligros (Granada).
O Projeto Mercadona continua a avançar…