Queijaria Sabores do Dão, a inovar a tradição

Queijaria Sabores do Dão, a inovar a tradição

23 de janeiro de 2024

Com o compromisso contínuo de oferecer os produtos com a melhor qualidade, a Mercadona procura conhecer os melhores queijos de norte a sul do país e ainda nas ilhas, para que os possa encontrar nas nossas prateleiras.

E foi no sopé da Serra da Estrela, em Aguiar da Beira, que encontrámos a Queijaria Sabores do Dão, responsável por criar o irresistível Queijo de Ovelha Serrano que em pouco tempo conquistou o paladar dos nossos “Chefes” (clientes). Esta parceria começou em 2020, quando a qualidade excecional da queijaria não passou despercebida aos nossos especialistas de queijo, e, desde então, tem-se desenvolvido uma relação de estabilidade e ganho mútuo.

E foi por isso que visitámos os campos em altitude onde pastam as ovelhas que fornecem o ingrediente principal desta iguaria, para lhe mostrar como é produzido este queijo amanteigado:

É assim que se inicia o processo de produção do nosso Queijo de Ovelha Serrano, cuja qualidade depende, em primeiro lugar, da frescura da matéria-prima: o leite das ovelhas locais que pastam e se alimentam na serra, que confere ao produto a autenticidade dos sabores da região.

Ovelha Bordaleira Serra da Estrela Ovelha Bordaleira Serra da Estrela

A Queijaria Sabores do Dão combina tradição com modernidade e, apesar de ter alguns processos mecanizados, toda a produção assenta em métodos artesanais.

Depois de receber o leite, este é filtrado e coalhado com cardo natural e fermentos, passando a estar num estado mais sólido.

Processo de moldagem do Queijo de Ovelha SerranoProcesso de moldagem do Queijo de Ovelha Serrano.

Após a coalhada a massa é distribuída pelos moldes que darão a forma ao queijo. Seguem-se pelo menos 3h de prensagem antes de ir para as câmaras de cura.

O processo de lavagem é feito manualmente,

A cura é um estágio crucial, onde a magia acontece, conferindo ao queijo a sua textura amanteigada e o seu aroma e paladar inconfundíveis. No total, o processo de cura dura aproximadamente 40 dias, passando o queijo por três câmaras: iniciando com frio e humidade elevadas, com redução progressiva. Além disso, os queijos são lavados quatro vezes, sendo-lhes colocada a cinta de algodão depois da primeira.

O processo de embalamento é manual O processo de embalamento é manual e com materiais reciclados

Depois de curados e lavados, são embalados e rotulados à mão com materiais o mais recicláveis possível, permitindo que os “Chefes” realizem uma reciclagem completa do produto.

A tradição, regionalidade e expertise da Queijaria Sabores do Dão, resultam num queijo de ovelha com caráter amanteigado, de sabor equilibrado e constante, que se distingue pela sua suavidade e requinte.

Conheça aqui outras sugestões de Queijos nacionais para todos os gostos.