Plantação de ananás dos Açores, estufa na ilha de São Miguel

Ananás dos Açores, uma produção única

15 de dezembro de 2021

Na Mercadona estamos comprometidos com o setor primário português e não podíamos deixar de ter nas nossas lojas um dos frutos mais exóticos que se produzem em território nacional - o Ananás dos Açores. Este fruto tem Denominação de Origem Protegida (DOP) e é produzido exclusivamente na Ilha de São Miguel.

Para trazer o ananás até aos nossos “Chefes” (clientes) o mais fresco possível, contamos com o fornecedor especialista Estufaçor, com quem colaboramos desde 2019. A Estufaçor é um dos 300 fornecedores espalhados de norte a sul de Portugal, incluindo ilhas, com os quais a Mercadona tem vindo a reforçar o seu volume de compras ano após ano, apostando num compromisso a longo-prazo de sustentabilidade e crescimento partilhado.

Conhecido como o rei dos frutos pela sua coroa natural, o Ananás dos Açores é da variante “Cayenne”, originária da América Central e do Sul, e a sua introdução na ilha de São Miguel deu-se há mais de 150 anos. Aqui, o ananás é produzido segundo um método de cultivo único no mundo, em estufas de vidro caiadas de branco e recorrendo ao método das chamadas “camas quentes”, de modo a recriar características naturais próprias dos climas quentes e húmidos.

Interior da estufa de ananases da Estufaçor, em São MiguelInterior de uma estufa de ananases da Estufaçor.

Sabia que…

- Quando se introduziu esta espécie nos Açores o seu propósito era unicamente decorativo. E entendemos o porquê!

Ananás em florFloração da planta.

- O ciclo de produção desta planta passa por várias fases, desde a plantação das tocas até à colheita do fruto maduro, e todo este processo dura aproximadamente 2 anos.

Ananás em crescimentoAnanás em crescimento.

 - Os “fumos” são uma técnica centenária que ajuda a que a colheita de ananases seja mais homogénea e previsível. São queimados materiais naturais que pela libertação de etileno induzem a floração das plantas.

Técnica de fumos na produção de ananásAplicação da técnica tradicional de fumos.

- O ananás e o abacaxi são o mesmo fruto, o que muda é a sua origem e método de cultivo. Enquanto os ananases são cultivados em estufas, os abacaxis são cultivados ao ar livre em países tropicais.

Ananás nas mãosColheita de ananás na estufa.

Quer saber mais sobre os produtos desta região? Da nossa viagem aos Açores trouxemos também o saboroso queijo flamengo Hacendado.