Dispomos de um sistema de gestão próprio há anos. Este sistema centra-se em quatro áreas principais: otimização logística, eficiência energética, gestão de resíduos e colaborações ao longo da cadeia de abastecimento.
Sistema de gestão ambiental
A Mercadona conta com um sistema de gestão ambiental próprio, que identifica as áreas da sua atividade onde se geram os impactos ambientais mais significativos para poder melhorá-los e enfrentar, dessa forma, os atuais desafios ambientais.
Otimização logística
Baseando-se na premissa de “Transportar mais com menos recursos”, a gestão logística da Mercadona está centrada na otimização de cada trajeto realizado, na constante renovação e modernização da frota, na procura de modos de transporte mais sustentáveis com combustíveis alternativos e em estratégias para melhorar a última milha.
Eficiência energética
Usar unicamente a energia necessária é uma máxima dos processos da Mercadona. A empresa encontra-se imersa numa brutal transformação que inclui a renovação das suas lojas para um modelo mais eficiente e sustentável, incorporando numerosas medidas e tecnologias que ajudam a reduzir e a otimizar o consumo de energia.
Gestão de resíduos
Como distribuidor de alimentação, a Mercadona tem como prioridade a prevenção da geração de resíduos nos seus processos, com especial ênfase em evitar o desperdício alimentar. Além disso, está também a trabalhar para reduzir o uso de plástico e melhorar a sustentabilidade das embalagens de marca própria, procurando as melhores soluções segundo os critérios determinados pela União Europeia.
Colaborações
A Mercadona trabalha em colaboração com numerosas organizações nacionais e internacionais para partilhar boas práticas, aprender uns com os outros e conseguir avanços na sustentabilidade, tendo sempre em conta a necessária visão da cadeia.
Pode consultar todos os detalhes da nossa gestão ambiental ao longo dos anos em: