Mercadona doa a Cercigaia

Mercadona doa diariamente produtos de primeira necessidade à Cercigaia

09 de maio de 2020
  • Mercadona fortalece a sua colaboração com a Cercigaia, doando diariamente produtos de primeira necessidade, como leite, massa, arroz e atum.
  • A empresa reforça as doações de alimentos durante a crise de saúde causada pela Covid-19 para dar resposta às necessidades das pessoas mais carenciadas nesta situação de extraordinária complexidade que estamos a viver.
  • Desde o início do ano, a empresa já doou mais de 200.000 quilos de bens alimentares às diferentes entidades e organizações sociais com as quais colabora, nos distritos do Porto, Braga e Aveiro, reforçando ainda as entregas da cadeia de supermercados a 10 cantinas sociais de proximidade.

A Mercadona reforça o seu Plano de Responsabilidade Social durante a situação de crise de saúde causada pela Covid-19 que atualmente atravessa o nosso país. Assim, mantém o seu compromisso com as diversas instituições com as quais colabora e garante a entrega de bens de primeira necessidade para que as pessoas mais carenciadas apoiadas por essas instituições possam continuar a alimentar-se.

Neste sentido, desde o início do surto de Covid-19, a Mercadona tem mantido contacto regular com as entidades que beneficiam destas doações, com o objetivo de conhecer em primeira mão as suas necessidades, e acompanhar a situação de perto doando bens de primeira necessidade.

Para Joana Ribeiro, Diretora de Relações Externas Norte de Portugal destaca que: " A empresa, no seu firme compromisso de estar ao lado das pessoas carenciadas, intensifica o seu Plano de Ação Social colaborando com o Banco Alimentar e instituições de solidariedade social, às quais doou mais de 200.000 quilos de bens essenciais no primeiro quadrimestre de 2020. A situação de excecionalidade que estamos a viver é muito inconstante e requer da nossa parte agilidade nas decisões e abordagens, com o objetivo de fazer o que for possível para dar resposta às necessidades de todas as pessoas e, em especial, das pessoas mais carenciadas que necessitam de todo o apoio extra que lhes consigamos dar. O compromisso demonstrado na ajuda ao próximo aliado às diferentes respostas sociais que a Cercigaia proporciona junto das pessoas mais carenciadas do município foram as razões que nos levaram, no início desde ano, a assinar um acordo de colaboração. Diariamente são doados, desde a loja da Mercadona, em Canidelo, produtos de primeira necessidade para ajudar a instituição a continuar a fazer o seu excelente trabalho junto dos mais necessitados.”

Por outro lado, Afonso Pereira, Diretor da Cercigaia, afirma que: “Nos primeiros dias deste ano a Mercadona, através da sua loja de Canidelo, em Vila Nova de Gaia, tem ajudado a nossa Instituição e, ainda algumas famílias dos nossos clientes/utentes, mais carenciados. Costumamos dizer que para nós “migalhas é pão”. Aproveitamos tudo o que nos oferecem. A Mercadona caiu-nos do Céu. Todos os dias esta Empresa, dá o que de si tem de melhor desde os seus produtos à simpatia com que nos recebe. Para a Joana Ribeiro, Inês Santos, António Silva e outros, que estão em constante contacto connosco, perguntando se tudo está a correr bem, revelando a preocupação de quem gosta de nós e reconhece a importância do nosso trabalho. Saiu-nos um bom prémio neste tempo de pandemia, estamos crentes que o mesmo vai embora, mas a Mercadona irá permanecer. A Cercigaia, está no terreno desde 1976, dá apoio a 500 Cidadãos que necessitam de nós. Confecionamos diariamente 150 refeições. As nossas Respostas Sociais: Três Centros de Atividades Ocupacionais, uma Creche, Lar Residencial, e a casa onde vivem 12 Cidadãos com Necessidades Especiais, sendo a nossa Organização a sua Família, Centro de Recursos para a Inclusão, ELI e IP Gai@prende+(i)”.

Desde o início de 2020 a Mercadona e a Cercigaia assinaram um acordo de colaboração que consiste na entrega diária de bens essenciais para apoiar a instituição a dar resposta aos desafios sociais que enfrenta. Estas entregas, compostas por bens essenciais, alimentares e não alimentares, que são retirados das prateleiras das lojas e se encontram em ótimas condições para consumo, garantindo sempre a máxima segurança alimentar são destinadas a apoiar a Instituição em todas as refeições que prepara diariamente e que são distribuídas pelos mais carenciados do município.

Em Portugal, no primeiro quadrimestre de 2020, a Mercadona reforçou o seu processo de doações com diversas entidades sociais tais como Bancos Alimentares de Aveiro, Braga e Porto, Cruz Vermelha Portuguesa, Cáritas Portuguesa, Hospital São João, Hospital das Forças Armadas e ao refeitório social da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto, um total acumulado de doações de alimentos superior a 200.000 quilos. A par deste reforço, a empresa colabora também desde as suas 10 lojas com 10 Cantinas Sociais de proximidade.

A Mercadona associou-se recentemente aos Centros de Acolhimento Temporário do Norte do país para doar produtos essenciais ao bom funcionamento dos 6 centros localizados na região norte de Portugal, mais concretamente no Porto, Viana do Castelo, Braga, Bragança, Aveiro e Vila Real, com capacidade para apoiar cerca de 340 pessoas idosas. Num primeiro envio a Mercadona doou 11.500 quilos de produtos sendo que o apoio vai continuar ao longo dos 3 meses em que estes centros vão estar em funcionamento.

Uma política de ação social sustentável integrada na estratégia de Responsabilidade Social Empresarial da Mercadona

A Mercadona, com o compromisso de partilhar com a Sociedade parte do quanto dela recebe, desenvolve o Plano de Responsabilidade Social, comentado anteriormente, que aborda o componente social e ético através de diferentes linhas de atuação sustentáveis que reforçam a sua aposta pelo crescimento partilhado. Como parte desta política, a Mercadona colabora com mais de 240 cantinas sociais e 60 bancos alimentares e outras entidades sociais de toda a Espanha e Portugal, às quais doa diariamente e participa em campanhas de recolha de alimentos.

Desde o início do ano, a empresa já doou a todas estas entidades e organizações um total de 4.130 toneladas de alimentos, 3.925 em Espanha e 205 em Portugal.

 

*Legenda da foto do banner: Imagem da doação realizadas diariamente desde a loja da Mercadona, em Canidelo (Vila Nova de Gaia) à Cercigaia.

#IstoNÃOtemdePARAR