Mercadona apresenta Estratégia 6.25

Smart Waste Portugal visita loja 6.25 da Mercadona

18 de dezembro de 2020

Com o objetivo de reforçar o compromisso com a Economia Circular
e a “Dizer Sim a Cuidar do Planeta

  • A Associação Smart Waste Portugal, entidade coordenadora do Pacto Português para os Plásticos, visitou a loja da Mercadona em Matosinhos, onde se encontra implementada a Estratégia 6.25 apresentada recentemente pela empresa
  • Nesta visita esteve presente Pedro São Simão, vogal da Direção da Associação Smart Waste Portugal e Coordenador do Pacto Português para os Plásticos (PPP)

A Mercadona e a Associação Smart Waste Portugal (ASWP) reuniram alguns dos seus representantes para uma visita institucional à loja de Matosinhos da Mercadona, local onde se encontra implementada a Estratégia 6.25 da empresa. Esta consiste num conjunto de seis ações com um triplo objetivo até 2025: Eliminar os sacos de plástico de uso único em todas as secções (até final do ano 2020); Eliminar os descartáveis de plástico de uso único; diminuir em 25% o plástico das nossas embalagens (até 2025); promover o desenvolvimento de embalagens recicláveis/compostáveis e reciclar os resíduos de plástico gerados nas lojas e informar os clientes de como se deve efetuar a separação correta dos resíduos, quer através de informação nas embalagens quer nas lojas. Estas ações visam um triplo objetivo: Reduzir 25% do plástico, todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico.

Nos últimos dois meses, a Mercadona adaptou 72 lojas, uma delas em Matosinhos, e transformou-as em Lojas 6.25, nas quais já é possível observar avanços na estratégia e cujo objetivo é ouvir a opinião dos "Chefes" (clientes) e trabalhadores relativamente a todas as ações que a empresa está a desenvolver no âmbito da Estratégia 6.25. De facto, nesse período, foram recebidas mais de 1.300 sugestões e opiniões, tanto de clientes como de trabalhadores, que estão a contribuir para melhorar as diferentes ações que a Mercadona está a implementar.

ASWP Visita Loja 6.25 Mercadona

Cristina Ribeiro e Pedro São Simão, da Associação Smart Waste Portugal, com Plácido Albuquerque e Joana Ribeiro, da Mercadona.

Durante a visita realizada, os responsáveis puderam comprovar a implementação desta estratégia diretamente em loja e como a empresa está a levar a cabo a sua estratégia tendo em vista a redução de plásticos. A loja escolhida foi a de Matosinhos, na rua Sousa Aroso, a primeira em Portugal adaptada à Estratégia 6.25, que denominamos de Loja 6.25.   

Pedro São Simão, coordenador do Pacto Português para os Plásticos referiu que: “A Mercadona foi pioneira no processo de transição para uma economia circular para os plásticos ao ser um dos membros fundadores do Pacto Português para os Plásticos, assumindo o seu compromisso para, de forma individual e coletiva, atingir as ambiciosas metas 2025 desta iniciativa. A implementação Estratégia 6.25 nas suas lojas em Portugal reflete um esforço concreto e muito positivo para apoiar esta transição, sendo um excelente exemplo de como o setor retalho pode contribuir, de forma ativa e concreta, para promover uma economia circular para os plásticos em Portugal, garantindo que estes nunca se convertem em resíduos ou poluição. Os primeiros passos na implementação desta estratégia já evidenciam um impacto significativo nesta transição, e iremos acompanhar com muito interesse a evolução desta Estratégia 6.25 nos próximos anos”.

Plácido Albuquerque, Diretor de Economia Circular da Mercadona: “A nossa loja de Matosinhos – a primeira em Portugal onde foi adotada a Estratégia 6.25 – é o local onde estão aplicadas e materializadas todas as ações definidas nesta estratégia. Quem aqui nos visita poderá comprovar que todos os envolvidos neste projeto trabalham diariamente com um objetivo comum: Reduzir a utilização do plástico nas nossas embalagens – sempre e quando não ponham em causa a segurança alimentar e a qualidade dos produtos – assegurando que os resíduos de plástico voltam a entrar numa economia produtiva. Todos os nossos colaboradores e fornecedores partilham desta visão, pelo que estamos seguros de que a estratégia que temos definida para a empresa culminará no que todos almejamos. Futuramente, pretendemos aplicar a Estratégia 6.25 a todas as lojas em Portugal”.

Liderada pela Associação Smart Waste Portugal, o Pacto Português para os Plásticos estabelece um conjunto de metas ambiciosas para 2025 com vista a um futuro cada vez mais sustentável e conta com o apoio do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, do Ministério do Mar, do Ministério da Economia e Transição Digital e com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República. O Pacto Português para os Plásticos faz parte da Rede Global de Pactos para os Plásticos da Fundação Ellen MacArthur.

Estratégia 6.25

 

 

Embalagens recicladas

Embalagens de piza feitas de material reciclado.

 

Poupança de plástico

Poupança de plástico na secção da Frutaria.

 

Informar reciclagem loja

Informação sobre reciclagem na secção de bebidas.