Costuma cozinhar com Legumes congelados? É uma excelente opção cada vez mais popular entre as pessoas que querem cuidar da sua alimentação sem prescindir da qualidade de uma forma cómoda.
Ao contrário do que poderia pensar, conservam todos os seus nutrientes e propriedades e faz com que seja uma ótima escolha para manter a sua alimentação equilibrada.
Vantagens dos Legumes congelados
- Versatilidade: oferecem-lhe a possibilidade de cozinhar os mais diversos pratos e com as mais variadas técnicas: a vapor, no forno, cozidos, salteados, em tempura…
- Comodidade: Pode utilizá-los quando precisar deles e poupa o tempo e o trabalho de descascar ou cortar os ingredientes. Assim, os seus pratos são mais fáceis e rápidos de cozinhar. Além disso, não tem de consumir a embalagem inteira; tire o que necessitar e guarde o restante no congelador.
- Conservação: graças aos nossos fechos zip, a conservação destes alimentos é ótima, evitando problemas de deterioração ou oxidação.
- Conservação de nutrientes: a ultracongelação dos legumes ocorre no seu ponto ideal de frescura, de forma que as suas vitaminas e minerais sejam conservados. Isto significa que podemos desfrutar de uma grande qualidade nutricional e também com a vantagem de uma maior durabilidade. Evitamos assim o desperdício de alimentos.
- Disponibilidade fora de época: outro aspeto interessante é que podem ser consumidos durante todo o ano, inclusive quando os seus legumes favoritos estão fora de época.
Conheça todo o processo, de ultracongelação dos nossos legumes.
4 receitas com Legumes congelados
Aproveite a facilidade, comodidade e poupança de tempo que estes produtos lhe oferecem para incluir mais vegetais na sua alimentação. Quer ideias como preparar umas deliciosas receitas com legumes congelados? Deixamos-lhe algumas sugestões.
Lombo de bacalhau com arroz e cebola
1. Limpar os 4 lombos de bacalhau, retirando as espinhas e deixando apenas o peixe.
2. Adicionar 1 litro de água às espinhas e deixar levantar fervura. Coar e guardar o caldo de bacalhau, deitando fora as espinhas cozidas.
3. Numa caçarola ou travessa larga que possa ser utilizada no fogão e no forno, saltear 300 g de cebola, mexendo ocasionalmente. Ir adicionando água pouco, a pouco para evitar que a cebola queime. A cebola deve ficar muito escura, o que pode demorar algum tempo.
4. Quando a cebola estiver escura, adicionar o alho a gosto e 300 g de arroz. Mexer bem e deixar refogar um pouco mais. Adicionar 2 chávenas e meia de caldo de bacalhau por cada chávena de arroz.
5. Deixar que o arroz cozinhe durante 10 minutos, temperar com sal e passar para uma travessa de forno (ou deixar na travessa original se puder ir ao forno).
6. Colocar os lombos de bacalhau envoltos em azeite sobre o arroz e levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 20 minutos, até que o bacalhau esteja cozido e o arroz seco e ligeiramente torrado.
7. Retirar, polvilhar com salsa picada e servir imediatamente.
Lombo de porco com pimentos e molho de soja
1. Cortar 500 g de carne de porco em tiras e marinar em 250 ml de molho de soja, 1 colher de sopa de alho picado, um pouco de gengibre picado e 1 colher de chá de açúcar durante 30 minutos.
2. Aquecer uma frigideira com um fio de azeite. Quando estiver quente, adicionar 250 g de cebola e 300 g de pimentos. Refogar durante algum tempo para manter a textura dos legumes. Retirar e reservar.
3. Voltar a aquecer a frigideira com um fio de azeite. Quando estiver muito quente, adicionar a carne de porco e saltear até dourar ligeiramente à volta. Retirar e juntar com os legumes.
4. Na frigideira, verter o molho que sobrou da marinada e adicionar água até não estar salgado.
5. Deixar cozinhar e adicionar 1 colher de chá de amido de milho que se diluirá na água. Deve obter-se um molho espesso.
6. Adicionar a carne de porco, os pimentos e a cebola, deixar ferver e retirar. Servir com 1 tacinha de arroz cozido e 1 lima para espremer a gosto.
Açorda de camarão com alho e coentros
1. Descascar 20 camarões. Colocar as cascas num tacho com 1 chávena de polpa de tomate e aproximadamente 1 litro de água e deixar levantar fervura. Mal levante fervura, desligar.
2. Triturar tudo e coar. Usar apenas o caldo e deitar fora o resto.
3. Numa tigela, esfarelar cerca de 400 g de pão o melhor possível. Adicionar um pouco de caldo de camarão até criar uma papa.
4. Numa frigideira adicionar azeite, 2 colheres de sopa de alho e deixar cozinhar. Assim que começar a cheirar a alho, adicionar o camarão e deixar dourar durante 30 segundos.
5. Adicionar o pão embebido no caldo e misturar bem. Deixar ferver durante 3 minutos e, se for necessário, adicionar caldo.
6. Temperar bem com sal, molho piripíri e um pouco de coentros picados.
7. Servir com gemas de ovo ou ovos inteiros escalfados.
Frango com cerveja e cebola
1. Refogar 200 g de cebola num fio de azeite até ficar dourada.
2. Adicionar 1 colher de sopa de alho. Adicionar 4 coxas de frango e refogar todos os lados até que ganhem alguma cor.
3. Adicionar 1 lata de cerveja e o pacote da sopa de cebola. Deixar ferver durante 20 minutos ou até que o molho fique claro e não saiba demasiado a cerveja.
4. Temperar com sal e polvilhar com salsa a gosto.
5. Servir com 1 tacinha de arroz cozido.
Outras recomendações
Prepare um delicioso creme de ervilhas.
Prove os nossos Ice Teas, ideais para qualquer momento do seu dia.