O óleo de girassol é importante na nossa alimentação porque além de nos fornecer energia, também nos oferece nutrientes tais como vitaminas e ácidos gordos essenciais.
“O nosso óleo de girassol é um produto de categoria superior em qualidade, tendo como característica o facto de ser alto oleico, o que lhe permite uma maior resistência ao cozinhá-lo”, confirma Ana (Especialista em Azeites e Óleos).
O que melhorámos no nosso óleo de girassol?
Ao ser um produto de alto consumo, efetuámos uma melhoria de qualidade adicionando alto oleico ao nosso óleo de girassol. Este tipo de óleo de girassol é uma variedade cuja composição é similar à do azeite e obtém-se a partir de sementes de girassol especiais.
Características do óleo de girassol alto oleico:
Com estas melhorias conseguimos um óleo de alta qualidade:
- Mais resistente às altas temperaturas de fritura, permitindo ao consumidor fritar mais vezes, sem que se estrague tanto;
- Reduz o cheiro a fritos;
- Retira a presença de espuma na fritura;
- Diminui a absorção do óleo pelos alimentos.
Como se prepara?
Para fritar alimentos numa frigideira ou fritadeira, deve aquecer-se a uma temperatura entre 170 e 190ºC. Aguarde o tempo necessário para atingir a temperatura indicada, sem deixar queimar. Pode ser usado em cru para a elaboração de molhos e temperos.
Não tem um sabor característico, mas a sua qualidade superior faz com que reduza o cheiro a fritos que pode causar a sua utilização.
Outras recomendações
Sabia que o nosso azeite virgem extra é de origem nacional?