Costuma levar os seus amigos de quatro patas ao banho e tosquia para mantê-los limpos e asseados? Atualmente, devido à situação que estamos a viver por culpa do COVID-19, deve aceitar o desafio e dar-lhe banho em casa.
A ideia interessa-lhe, mas não sabe por onde começar? Nós queremos dar-lhe alguns conselhos úteis sobre o banho do seu cão, para que seja esta tarefa se torne mais simples para ambos. Ah! E não nos podemos esquecer dos cuidados com os gatos.
Limpeza de animais domésticos: conselhos para limpar os cães em casa
Dar banho ao seu cão em casa pode ser uma atividade muito divertida e pode fortalecer a relação entre ambos. Eles também estão a “sofrer” com esta quarentena e necessitam que de uma dose de mimos e cuidados extra: brincar com eles ou dar-lhes um simples banho relaxante pode ajudá-los. Não se esqueça de dar premio, estão a merecer, sem dúvida!
Banho do cão
Uma das coisas mais importantes a ter em contas é que não é aconselhável dar banho aos cães demasiadas vezes. Isso pode danificar a camada lipídica da sua pele. Para quem tem cachorros, aconselhamos que aguarde até que ele cumpra 45 dias de vida antes de começar a dar-lhe banho.
É fundamental utilizar um champô com PH neutro, uma vez que está adaptado à pele do cão.
Passos a seguir:
- Humedecer a camada de pelos com água morna.
- Aplicar o champô. Recomendável aplicá-lo em três partes fundamentais: parte traseira (zona do rabo), zona das patas, a zona da cabeça e parte superior (pescoço e dorso)
- Deve aplicar-se de forma a cobrir todo o corpo. Começar com as pernas, uma vez que é onde se acumula mais sujidade.
- Deixar atuar alguns instantes.
O nosso Champô Aloé Vera é dermoprotetor. Nutre, suaviza, protege, contem PH neutro e está recomendado por veterinários.
Passar por água
É importante fazê-lo de cima para baixo, pela parte superior, de forma a que a água retire todo o champô, terminando nas patas. Deve usar água morna e proteger os olhos e os ouvidos do animal.
Uma vez que o cão já esteja limpo, devemos deixar que este possa sacudir o excesso de água sozinho.
Secagem
O objetivo da secagem do cão é não deixar que humidade permaneça no pelo. Primeiro deve realizar-se com a toalha e depois terminar com o secador.
- Secagem com toalha: utilizar primeiro a toalha, uma vez que absorve uma grande quantidade de humidade do pelo e diminui o tempo com o secador. Dê uma atenção especial à secagem das patas.
- Secagem com o secador: ter em conta que os cães podem ser relutantes ao secador, pelo ruído que produz.
- Temperatura da secagem: selecionar com precaução, utilizar uma temperatura moderada.
- Distância da secagem: recomendamos não aproximar muito o secador. Manter uma distância de uns 30 cm entre o secador e o cão.
Escovagem
Realizar uma escovagem suave, é recomendável utilizar uma escova macia. Fazê-lo com uma escova de borracha vai ser como acariciar o animal.
Colónia
Colocar a água de colónia quando o pelo já estiver seco. Recomenda-se vaporizar sobre a escova antes de passá-la pelo cão ou aplicar na sua mão enquanto faz festas ao animal. Lembre-se que deve evitar sempre as zonas do nariz e dos olhos.
É aconselhável aplicá-la frequentemente entre banho e banho, para manter o pelo a cheirar bem.
Deve utilizar uma colónia com PH neutro, adaptada à pele do cão e sem álcool.
Temos à sua disposição Água de colónia para cães e gatos, com fragância a talco e sem álcool.
Desinfeção das patas
Para desinfetar as patas depois de qualquer passeio, pode utilizar água e sabão. Tenha uma especial atenção às almofadas das patas e na zona da cauda.
Diluir o champô dermoprotetor com aloé vera (uma parte do champô por três partes de água), já que é muito concentrado. Ao ter PH neutro, esta diluição pode aplicar-se com frequência nestas zonas depois de cada passeio.
Não utilizar álcool, uma vez que se resseca excessivamente a pele.
Antes de tudo, evitar o stress
Este é um conselho importante: se o seu cão fica agitado ou stress durante na hora do banho, é conveniente preparar o tudo antes. Um dos nossos snacks de corações com frango fresco, utilize como prémio nutritivo. Isto pode ajudar a tranquilizar o seu amigo de quatro patas e facilitar a entrada no banho.
Além disso, é fundamental não colocá-lo dentro de água com a banheira cheia, não atirar água para o focinho ou olhos e evitar que lhe entre água para os ouvidos.
Limpeza de animais domésticos: conselhos para os gatos
Os gatos costumam lavar-se sozinhos, graças à sua língua áspera que lhes permite limpar-se, eliminar pelos e impurezas. Contudo, costumam soltar muito pelo pela casa e tudo isso que ingerem pode transformar-se em bolas de pelo que acabam por vomitar pela casa.
Para prevenir esta situação é importante também cuidar da sua higiene.
Escovagem
Uma rotina diária de escovagem é suficiente para manter o seu gato limpo e para que não solte nem engula muito pelo. Deve escová-lo com muita suavidade para que o animal o sinta como se fosse uma massagem. Com o tempo é possível que acabe por pedir.
Limpeza dos olhos
Os gatos costumam retirar as remelas com as patas, mas às vezes não conseguem fazê-lo na totalidade. Se der conta que o animal tem os olhos sujos, devemos limpá-los com um lenço de papel, imobilizando o gato pela parte de trás da cabeça e procedendo, assim, à limpeza ocular.
Outras recomendações
Conhece tudo o que lhe oferece a nossa secção de animais domésticos?