Cuide da alimentação do seu cão e das suas necessidades energéticas segundo o seu porte.

Os cães têm necessidades alimentares diferentes devido ao seu porte?

26 de novembro de 2020

Dependendo do porte do seu cão, pequeno, médio ou grande, é importante saber que têm necessidades alimentares distintas. A alimentação do animal deve ser adequada e realizada de acordo com o seu tamanho.

Sabia que os cães são a espécie de mamíferos com maior diversidade de tamanho? Existem raças muito pequenas e leves, como os Chihuahua ou muito grandes e pesadas, como o São Bernardo.

Como alimentar um cão segundo o seu porte?

Como alimentar um cão segundo o seu porte.

As necessidades nutricionais de um cão variam e função do tamanho da sua raça, ou seja, um cão de raça pequena não tem as mesmas necessidades energéticas que um cão de raça grande. A alimentação de um Poodle (caniche) não pode ser a mesma que a de um Dogue alemão (Grande Dinamarquês).

Cães de raça pequena precisam de mais energia

Cães de raça pequena precisam de mais energia.

Os cães de porte pequeno têm um metabolismo mais rápido do que os cães de porte grande. Por isso, necessitam de mais energia para satisfazer as suas necessidades nutricionais.

Ao serem animais com um estômago mais pequeno, o alimento para cães de raça pequena normalmente tem uma densidade energética mais elevada, sendo necessário uma menor quantidade de alimento para não sobrecarregar o seu sistema digestivo.

Quanto aos cães de porte médio e grande, eles também precisam de cuidados especiais na sua alimentação. Manter um peso saudável e uns ossos e articulações fortes, são dois dos maiores desafios na sua alimentação.

O tamanho da ração segundo o porte do cão

O tamanho da ração segundo o porte do cão.

Ao escolher o alimento para o seu cão, os croquetes devem ter uma dimensão adequada de acordo com o tamanho da boca do animal. Posto isto, sabemos que na ração para cães de raça pequena, os croquetes devem ser mais pequenos do que os da ração para cães de raça grande e vice-versa.

Normalmente, alimentação para cães está dividida em dois grupos:

- Produtos para cães de raça pequena: para animais entre 1 e 10 kg de peso.

- Produtos para cães de raças médias e grandes: para animais a partir de 10 kg de peso.

Quais são os benefícios de adaptar a ração ao tamanho do seu cão?

Quais são os benefícios de adaptar a ração ao tamanho do seu cão.

O tamanho dos croquetes que compõem a ração do seu cão são especialmente criados para se adaptarem ao tamanho da mandíbula do animal. Isto vai permite-lhe mastigar a comida com mais facilidade e consequentemente ajudar a minimizar possíveis problemas digestivos.

Além disso, a saliva é libertada durante a mastigação, o que é muito importante porque facilita a própria mistura e a deglutição do alimento, atuando como lubrificante e solubilizando os componentes da alimentação.

Outro benefício de mastigar corretamente os croquetes é que, devido à sua textura, ajudam a arrastar os rastos de sujidade presente nos dentes e gengivas do animal.

Resumidamente, ao ter em conta o tamanho do croquete que deve dar ao seu cão está a contribuir para o auxílio da sua digestão e ajudar na limpeza dos dentes.

Desvantagens de dar croquetes não adaptados ao porte do cão:

Desvantagens de dar croquetes não adaptados ao porte do cão.

  • Em cães de raça pequena: podem vir a sofrer de problemas de asfixia. Além disso, croquetes maiores podem irritar as membranas mucosas causando problemas digestivos, bem como dificultar a sua digestão.
  • Em cães de raça média ou grande: não é recomendado que comam croquetes pequenos porque podem engolir sem mastigar obrigando o estômago a fazer um esforço extra provocando uma digestão mais pesada e mais lenta. Além disso, quando estes croquetes são engolidos subitamente, podem formar-se conglomerados de croquetes que obstruem e atingem a parte de trás da garganta, causando pequenas lesões esofágicas.

Outras recomendações

É muito importante que saiba como alimentar o seu animal de estimação de acordo com a idade. Tome nota!