Sabe quais são as patologias mais frequentes que afetam os gatos?

Sabe quais são as patologias mais frequentes nos gatos?

21 de janeiro de 2021

Algumas espécies são mais propensas a sofrer de algumas patologias do que outras.

Neste caso, os gatos tendem a ser mais suscetíveis de sofrer de problemas urinários e a perturbações digestivas derivadas da ingestão de pelo. Continue a ler para conhecer mais sobre a forma como prevenir este tipo de situações.

Os problemas urinários dos gatos

Os problemas urinários são uma das razões comuns para recorrer à ajuda de um veterinário. Os gatos são muito propensos a desenvolver este tipo de problemas em algum momento das suas vidas e um dos mais comuns é a cistite idiopática felina.

Desconhece-se exatamente as causas do seu aparecimento e normalmente resolve-se espontaneamente em poucos dias (quando não há obstrução das vias urinárias). Estes episódios podem ser recorrentes em alguns casos e podem tornar-se crónicos.

O stress é uma das razões mais comuns para o seu aparecimento, uma vez que esta perturbação pode resultar numa alteração da bexiga.

Quando não existem problemas obstrutivos o gato costuma apresentar alguns sintomas como: dor ao urinar, faz as necessidades fora da areia, sangue na urina, urinar muitas vezes, mas em pouca quantidade, etc.

Quando existem problemas obstrutivos podemos observar que o gato vai à areia continuamente, mas é incapaz de urinar e pode até vomitar.

Outro problema que aparece frequentemente nos gatos é a formação de pedras. Neste tipo de patologia intervêm vários fatores como a idade, género, raça, esterilização, obesidade, etc.

Os problemas urinários dos gatos.

Um dos maiores perigos destas pedras é que podem obstruir a saída da urina para o exterior e colocar em risco a saúde do nosso animal de estimação. Neste caso, é possível ver se o gato apresenta dificuldades intensas para urinar ou outros sintomas como vómitos, letargia, falta de apetite, dores abdominais, entre outros.

Como evitar?

- Beber água frequentemente: a melhor maneira para ajudar a diminuir a formação de pedras urinárias é o nosso gato beber água frequentemente diluindo a urina. É importante que tenha sempre à sua disposição água limpa e fresca.

- Manter a areia limpa: segundo o tipo de areia que se utilize devemos mudá-la ou limpá-la várias vezes durante o dia para conseguir que o nosso gato faça as suas necessidades com maior frequência.

- Alimentação específica: é importante para o animal seguir uma alimentação apropriada, principalmente gatos que sofram deste tipo de problemas com muita facilidade.

Infeções urinárias

Outra das patologias mais comuns são as infeções urinárias, algo que é muito menos frequente do que nos cães. Esta patologia tende a aparecer após outras patologias (diabetes, incontinência urinária) e são mais prováveis na velhice do animal. Os agentes causadores são principalmente bactérias e, na minoria dos casos, fungos.

Transtornos digestivos provocados pelas bolas de pelo: causas e conselhos para a sua expulsão e prevenção

Transtornos digestivos provocados pelas bolas de pelo: causas e conselhos para a sua expulsão e prevenção.

Outro dos problemas de saúde mais comuns que os gatos têm são as bolas de pelo. Os gatos são animais muito asseados que adoram lamber o pelo diariamente para a sua higiene pessoal. Contudo, este processo de higiene conduz inevitavelmente à ingestão de pelos que acabam no estômago do animal formando bolas.

Problemas de saúde derivados das bolas de pelo

Normalmente, o pelo é expelido através das fezes, mas por vezes o gato não é capaz de o eliminar sozinho e isso pode causar-lhe problemas de saúde como: perturbações digestivas, vómitos, náuseas, obstipação, falta de apetite e, em casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária.

A importância de uma alimentação rica em fibra na prevenção das bolas de pelo

Para evitar esta situação e manter o bom estado de saúde do animal, recomenda-se que os alimentos que fornecemos ao nosso animal de estimação incluam fibras vegetais que favorecem o arrastamento e a expulsão de pelos ingeridos, minimizando a incidência de vómitos por este motivo.

Escove o seu gato com frequência para prevenir este problema

Para além de manter uma alimentação adequada, é aconselhável fazer uma boa escovagem para ajudar a prevenir a formação de bolas de pelo. Para raças de pelo curto, escovar uma ou duas vezes por semana é suficiente, enquanto que os gatos de pelo longo requerem uma escovagem diária.

Outras recomendações

Saiba como alimentar o seu animal de estimação segundo a sua etapa vital.