Está na hora de fazer a mudança de armário?

Facilite a mudança do seu armário com este guia

17 de outubro de 2023

Dar o passo para fazer a alteração da roupa e a limpeza do armário na mudança da estação costuma custar, por isso é normal se anda a adiar esta tarefa. Mas acredite que esta também pode ser uma oportunidade para se preparar para a próxima estação e melhorar o uso que dá à sua roupa.

Facilite a mudança do seu armário com este guia.

Limpar e organizar o seu guarda-roupa vai ajudá-lo a renovar o seu espaço, a adaptar o seu visual à mudança sazonal, a organizar melhor as suas peças de roupa e a desfazer-se de algumas que já não utiliza. Além disso, é sempre preciso limpar os armários e gavetas para uma correta higiene.

Para lhe facilitar esta tarefa, preparámos este guia passo a passo:

Guia fácil para fazer a mudança de guarda-roupa em 7 passos

1. Esvaziar o guarda-roupa, gavetas e sapateira

Previamente à limpeza, deve esvaziar o armário e todos os seus compartimentos. Só assim conseguirá limpar tudo a fundo, saber exatamente que peças de roupa tem e ver o espaço disponível para as organizar.

2. Limpar todas as zonas de armazenamento em profundidade

Com as superfícies (guarda-roupa, gavetas e sapateira) desimpedidas, pode passar para a limpeza do pó, a fundo. Só precisa de um pano especial para pó, humedecido, e um produto específico, diluído:

  • Diluir duas tampas do Lava Tudo PH Neutro em 5 litros de água. No caso de serem armários de madeira e laminados, também pode utilizar um produto de limpeza com sabão.

Facilite a mudança do seu armário com este guia.

  • Humedecer o nosso pano próprio para pó na solução e escorrer bem.

Facilite a mudança do seu armário com este guia.

  • Com ele, limpar as superfícies do guarda-roupa e gavetas.

Facilite a mudança do seu armário com este guia.

  • Se o pano estiver bem escorrido, não é necessário secar. Caso contrário, deve secar com outro pano seco ou papel de cozinha.

3. Ordenar a roupa e decidir que peças de roupa se guardam e quais se descartam

O primeiro passo é planear! É fundamental estabelecer categorias dentro do seu guarda-roupa: chegou o momento de decidir que roupa fica para a estação que está a começar, que peças de roupa vai guardar para a seguinte estação e quais vai descartar.

Antes de ordenar, é fundamental fazer uma boa seleção. Para saber que peças de roupa não usou nos últimos meses, um bom truque é, no início da estação, colocar todas as cruzetas, com roupa, viradas ao contrário. Sempre que usar uma peça de roupa e voltar a colocar a cruzeta, coloque-a na posição natural. Assim, quando a estação terminar, poderá ver que roupa é preciso descartar (porque efetivamente não foi utilizada) e será mais fácil selecionar.

Se já não gostar de alguma peça de roupa, se esta já não for tendência, já não se ajustar ao seu estilo atual nem ao seu tamanho, o melhor a fazer é doar. Se estiver velha ou rota, o melhor é deitá-la fora.

Dica importante: descarte todas as peças de roupa que não tenha usado em duas estações seguidas.

4. Lavar as peças de roupa e limpar os acessórios que precisem de ser limpos

Lave a roupa para a próxima estação, seguindo as instruções do fabricante, antes de a guardar. Isto inclui também os lençóis e a roupa de cama.

Limpe bem as peças de roupa que precisem de atenção especial, como casacos de inverno ou peças de roupa delicadas.

5. Organizar de forma eficiente

Facilite a mudança do seu armário com este guia.

Classifique a roupa para esta estação e ordene-a por categorias: camisas, calças, vestidos, casacos, roupa de desporto... Assim saberá o espaço de que precisa para cada coisa.

Ter em conta a frequência de uso é fundamental: as peças de roupa que usa regularmente devem estar ao alcance, enquanto que as que usa só de vez em quando, pode ficar guardadas em locais menos acessíveis.

Utilize cruzetas adequadas para cada tipo de roupa: evite as de arame (que podem fazer com que a roupa fique deformada) e opte por cruzetas consistentes. É a forma de organização mais recomendável para camisas, vestidos, casacos e outras peças de roupa propensas a ficarem amarrotadas.

Tente colocar apenas uma peça de roupa por cruzeta e tente deixar um pouco de espaço entre as cruzetas para que a peça de roupa se conserve melhor e também para que seja mais fácil mexer no armário.

Outro bom conselho é que as cruzetas sejam iguais: assim, aproveita melhor a capacidade do seu guarda-roupa e, visualmente, fica com melhor ar, que também é importante.

Pense em incluir cruzetas próprias para calças no seu guarda-roupa, poupam muito espaço e permitem-lhe uma visibilidade e acesso imediatos a estas peças de roupa.

Dobrar na vertical permite otimizar os espaços: é muito eficaz para guardar a roupa dobrada em gavetas ou cestas de grelha, especialmente para camisolas, roupa interior ou meias. Pode ordenar as camisolas por cores e separá-las por tipo. Por exemplo, se for inverno pode colocar à frente as de manga comprida ou as de manga curta se for verão. Também pode incluir separadores para a roupa interior.

Coloque os sapatos na parte inferior do seu guarda-roupa ou numa sapateira, ordenados por categorias: sandálias, sapatos, botas, sapatilhas... Como com as restantes roupas, coloque o que utiliza com mais frequência num local mais acessível. O que utiliza de vez em quando, pode ser colocado em caixas na parte superior do seu armário.

Ordene os acessórios pequenos em gavetas e compartimentos: fatos de banho, acessórios para a praia, cintos...

6. Colocar ambientador ou prevenir maus odores

Para que o seu guarda-roupa cheire sempre bem, é importante ventilá-lo e limpá-lo a fundo. Relativamente às peças de roupa, estas devem estar sempre perfeitamente lavadas e secas, antes de as guardar. O cheiro a humidade é um dos principais e mais incómodos problemas que podem aparecer no nosso guarda-roupa.

Felizmente, nas nossas lojas pode encontrar diferentes produtos para prevenir os maus odores, como o Ambientador para armários e gavetas Spa, de perfume duradouro e que pode pendurar em varões de cruzetas ou colocar em gavetas.

Facilite a mudança do seu armário com este guia.

Outra excelente opção para combater o mau odor de armários e sapateiras é o nosso Neutralizador de maus Odores Roupa Limpa Bosque Verde. No caso das sapateiras, é muito importante arejá-las diariamente para renovar o ar e para que não se entranhem os odores.

Facilite a mudança do seu armário com este guia.

7. Armazenar para a seguinte estação

Coloque as peças de roupa que selecionou para a próxima estação organizadas em caixas, sacos ou com capas de proteção, dependendo de cada peça de roupa e do seu volume.

Armazene por categorias e etiquete cada saco para saber o que tem dentro.

Para evitar o aparecimento de traças, é fundamental cuidar da limpeza do nosso guarda-roupa e que as peças de roupa guardadas tenham sido bem lavadas e passadas a ferro. Para prevenção, pode utilizar produtos específicos, como os nossos Antitraças Bosque Verde, disponíveis em saquinhos e em ganchos. Escolha o que melhor se adapta ao espaço que precisa de proteger.

Facilite a mudança do seu armário com este guia.

Para eliminar os ácaros e prevenir alergias, uma recomendação básica é manter o guarda-roupa sempre bem fechado e nunca guardar roupa que não esteja completamente seca. Da mesma forma, não se deve utilizar a roupa armazenada durante meses sem a lavar antes.

Neste sentido, para isolar completamente as peças de roupa, ocupar o mínimo espaço e prevenir alergias e humidades, é recomendável usar sacos de vácuo e aspirar o ar excedente.

Não se esqueça de limpar os seus acessórios e de os conservar adequadamente para manter tudo fresco e pronto a usar quando chegar o momento: sapatos, bolsas, carteiras, luvas, gravatas, chapéus, guarda-chuvas...

Guarde os sapatos que não vai usar até à próxima estação em caixas ou, na sua falta, em sacos de plástico transparentes.

Outras recomendações

Experimente o nosso Detergente hipoalergénico perfumado para a lavagem da sua roupa, é muito eficaz em limpeza.

Siga o nosso guia para limpar e organizar o seu frigorífico e congelador.