Conheça alguns conselhos úteis para se proteger do sol este verão.

Conselhos para se proteger do sol

27 de maio de 2020

O verão está a aproximar-se e estamos cada vez mais tempo expostos ao sol. A utilização de um protetor solar adequado é indispensável para não colocar a sua pele em risco.

É importante seguir uma série de passos, como por exemplo: quais são as horas mais adequadas para apanhar sol, que quantidade de protetor solar que deve aplicar, quais as zonas mais sensíveis, como utilizar um after sun, etc. Saiba tudo!

Como aplicar os protetores solares e o after sun

Na Mercadona, dispomos de uma grande variedade de protetores solares e after sun. Saiba como realizar uma aplicação adequada segundo o tipo de protetor:

  • Aerossol: pulverizar de forma contínua sobre a pele até cobrir todas as zonas do corpo. Depois, espalhar com a mão de forma uniforme até à sua total absorção. No rosto, pulverizar diretamente sobre a mão e espalhar sobre o mesmo.
  • Leite: Aplicar no mínimo 2 porções de creme em cada zona a proteger e mínimo 1 noz de creme na zona do rosto. Espalhar com a mão uniformemente até que a pele absorva o creme.
  • Óleo: Aplicar mínimo de 12 a 15 pulverizações dependendo da zona a proteger do corpo. Pulverizar sobre a pele e espalhar posteriormente sempre com a mão, de maneira uniforme. A textura seca e a absorção na pele é mais rápida.
  • Spray: Aplicar mínimo de 12 a 15 pulverizações dependendo da zona a proteger e no mínimo 6 no rosto. Pulverizar sobre a pele e espalhar com a mão, de maneira uniforme, exceto no rosto que se pulveriza diretamente sobre a mão e só depois é que se espalha no rosto.
  • Creme facial: aplicar no mínimo 1 noz de creme na zona do rosto a proteger. No caso do creme solar facial com cor, recomenda-se aplicar sobre a cara lavada e seca.
  • After sun: após a exposição solar deve aplicar o after sun depois do banho para acalmar, hidratar e reparar a pele, ajudando assim a prolongar o bronzeado.

Proteja-se do sol sem riscos

Para isso, elaboramos uma série de dicas sobre proteção solar, para que possa saber como apanhar sol de forma segura.

Proteja-se durante todo o ano

Proteja-se diariamente e não só na praia ou na piscina. Quando praticar desporto ao ar livre, quando for passear ou enquanto estiver a tomar algo numa esplanada, não se esqueça do protetor solar.

Aplique a quantidade adequada de protetor solar de maneira uniforme

É aconselhável aplicar protetor solar em todo o corpo e rosto 30 minutos antes da exposição solar. Tenha atenção às zonas sensíveis como o nariz, ombros, nuca e peito dos pés.

Escolha o FPS (Fator de Proteção Solar) apropriado para o seu fototipo de pele

Na praia ou na piscina utilize um protetor solar resistente à água e assegure-se de que a sua pele está devidamente protegida sempre.

Escolha a textura que se adapte melhor à sua pele e volte a aplicar a cada duas horas, depois do banho, se transpirar ou depois de se secar com a toalha.

Além disso, tenha em conta que as crianças devem usar uma proteção específica.

Evite expor-se ao sol durante as horas de maior calor (entre as 12h e as 16h)

É aconselhável apanhar sol antes das 12h e depois das 16h e fazê-lo de forma gradual.

Utilize os complementos que sejam necessários para se proteger do sol: chapéu, páreo, chapéu de sol, óculos de sol...

Depois de apanhar o sol deve aplicar after sun para reparar, acalmar e hidratar a sua pele

Após a exposição solar é recomendável tomar banho com água morna ou fria para evitar que a pele resseque e aplicar after sun.

Lembre-se que é muito importante beber água com frequência antes, durante e depois da exposição solar.

Qualidade dos Protetores Solares da Mercadona

Os protetores solares protegem-nos contra a radiação UVA/UVB e cumprem as normas europeias. Além disso, foram elaborados em diferentes texturas de forma a adaptarem-se às necessidades de todos os tipos de pele.

Outras recomendações

Se procura produtos de tratamento corporal ou facial, perfumes ou colónias, higiene pessoal... conheça a nossa secção de Perfumaria.