O verão aproxima-se e cada vez passamos mais tempo ao ar livre e debaixo do sol. É por isso que o uso de um protetor solar adequado é indispensável.
Se queremos evitar riscos, devemos seguir uma série de conselhos para não pormos em perigo a nossa pele: saber quais são as horas adequadas de exposição, que quantidade de protetor solar aplicar e quais as zonas de cuidado especial, utilizar after sun... são apenas alguns deles.
Proteja-se do sol sem riscos
Elaborámos uma série de dicas sobre proteção solar para que aprenda a apanhar sol de uma forma segura e tranquila.
Proteja-se nos 365 dias do ano
Proteja-se diariamente, também em dias nublados ou debaixo do guarda-sol e, especialmente, no verão. E não só na praia ou na piscina, mas também quando pratica desporto ao ar livre, na montanha, quando passeia ou toma uma bebida na esplanada.
Aplique o protetor meia hora antes da exposição solar
É aconselhável realizar a aplicação no corpo e rosto 30 minutos antes da exposição solar e deixar absorver. Ter em conta as zonas especialmente sensíveis (lábios, nariz, orelhas, nuca, ombros e pés).
Volte a aplicar o protetor a cada 2 horas
Recomenda-se voltar a aplicar a cada 2 horas, especialmente depois do banho ou transpiração.
Escolha o FPS (Fator de Proteção Solar) apropriado para o seu tom de pele
Na praia e na piscina, utilize um protetor solar resistente à água para assegurar que a sua pele se encontra protegida o tempo todo.
Além disso, tenha em conta que as crianças devem usar proteção infantil específica.
Evite expor-se ao sol durante o período de maior radiação solar (entre as 12 e as 16 horas)
É aconselhável apanhar sol antes das 12 e depois das 16 horas e fazê-lo de forma gradual.
Utilize os complementos necessários para se proteger bem do sol: chapéu, páreo, guarda-sol, óculos de sol...
Se está a tomar medicação...
Informe-se sobre os possíveis efeitos secundários da exposição solar para evitar qualquer reação na pele.
Depois de apanhar sol, aplique after sun para reparar, acalmar e hidratar a sua pele
Após a exposição, é recomendável um duche com água morna ou fria para evitar o ressecamento da pele. Em seguida, aplique o after sun.
Lembre-se de que é muito importante beber água com frequência antes, durante e depois da exposição ao sol.
Qualidade dos Protetores Solares da Mercadona
Os protetores solares da Mercadona protegem contra a radiação UVA/UVB em conformidade com a legislação europeia. Além disso, estão formulados com diferentes texturas para se adaptarem às necessidades de todos os tipos de pele.
Como aplicar os protetores solares e after sun
Na Mercadona, dispomos de uma ampla variedade de protetores solares e after sun. Em seguida, indicamos-lhe como realizar uma boa aplicação de acordo com o tipo de protetor.
- Aerossol: Pulverizar continuamente sobre a pele até cobrir cada zona do corpo. Em seguida, espalhar com a mão de forma uniforme até à sua absorção. Não vaporizar diretamente sobre o rosto, pulverizar antes nas mãos, espalhar no rosto e evitar sempre o contorno dos olhos.
- Leite: Aplicar, no mínimo, 2 dedos de creme por zona do corpo a proteger e, no mínimo, 1 dedo de creme por zona do rosto. Espalhar com a mão uniformemente até que a pele absorva o creme.
- Óleo: Aplicar, no mínimo, 12 a 15 pulverizações, dependendo da zona do corpo a proteger. Pulverizar sobre a pele e, em seguida, espalhar com a mão, sempre de forma uniforme. A sua textura é seca e de rápida absorção.
- Spray: Aplicar, no mínimo, 12 pulverizações, dependendo da zona do corpo a proteger, e, no mínimo, 6 no rosto. Pulverizar sobre a pele e, em seguida, espalhar com a mão, sempre de forma uniforme, exceto no rosto, em que pulverizaremos diretamente na mão e, em seguida, espalharemos no rosto, evitando sempre o contorno dos olhos.
- Creme facial: Aplicar, no mínimo, 1 dedo de creme por zona do rosto e nuca a proteger. Aplicar sempre os protetores faciais num rosto limpo e seco.
- After sun: Depois da exposição solar, aplicar after sun após o duche para acalmar, hidratar e reparar a pele, ajudando assim a prolongar o bronzeado e a evitar a descamação da pele.
Falsos mitos
Os protetores solares são válidos de um ano para o outro
Os protetores solares regem-se pelo PAO: tempo em que o produto mantém as suas propriedades desde a sua abertura, representado na embalagem com o desenho de um frasco aberto e o número de meses correspondentes.
Se usar protetor solar, não me bronzeio
Não existe a proteção 100 %. Embora coloquemos protetor solar, existirá sempre alguma radiação solar que ativa a produção de melanina, sistema de proteção natural da pele e responsável pelo "moreno".
Com máscara não é necessário usar proteção solar
As máscaras não impedem a passagem de toda a radiação solar, pelo que é sempre necessária proteção no rosto.
No inverno e em dias nublados não é necessário protetor solar
As nuvens deixam passar parte da radiação ultravioleta. Se quisermos proteger-nos corretamente, devemos usar um protetor solar todo o ano.
Existem protetores solares “ecrã total” que bloqueiam 100 % da radiação
Nenhum protetor solar é capaz de bloquear a totalidade das radiações solares.
A pele morena não necessita de protetor solar porque não se queima
As peles mais escuras têm mais facilidade em bronzear-se, mas também sofrem os efeitos nocivos do excesso de radiação solar, pelo que é igualmente necessário usar sempre proteção solar.
Outras recomendações
Conhece a Linha facial Antimanchas Deliplus? Descubra os nossos Tratamentos anticelulíticos para preparar o verão.