Estas são as boas práticas da Mercadona em matéria de logística

Boas práticas na logística da Mercadona

15 de setembro de 2020
  • Um dos princípios que a Mercadona persegue ano após ano é utilizar cada vez melhor os meios logísticos de que dispõe. Conseguir transportar mais com menos recursos reduz o número de viagens, o consumo de combustível e, como tal, o impacto ambiental da sua atividade.

Durante 2017 e 2018, a Mercadona continuou a trabalhar, em desenvolver a sua estratégia de transporte sustentável para se adequar aos novos desafios operacionais e ambientais, a fim de manter a eficiência logística e melhorar os impactos ambientais.

Além das inovações tecnológicas implementadas para desenvolver todo o seu potencial em logística, é necessário acompanhá-las de boas práticas no trabalho diário que permitam aproveitar ao máximo todas as melhorias integradas na frota. A Mercadona aplica há anos estas estratégias que têm um efeito claramente positivo, tanto na eficiência dos processos, como na redução do impacto ambiental.

Carregamento de camiões

As pessoas que trabalham diariamente na gestão dos trajetos estão centradas no planeamento e carregamento dos camiões, com o objetivo de não transportar ar. O resultado desta dedicação é que a empresa conta com um índice de enchimento médio dos seus camiões de 90%.

Logística inversa

O planeamento dos trajetos, tanto de ida como de volta, evita viagens desnecessárias. Graças a isto, conseguiu-se que grande parte das viagens realizadas para abastecer as lojas fossem aproveitadas para devolver às

instalações de gestão de embalagens dos blocos logísticos os Elementos Reutilizáveis de Transporte (ERT), como paletes e caixas, além dos materiais de embalagem que a Mercadona envia para reciclar.

Logística silenciosa em horas de menor movimento

Sempre que possível, a empresa realiza o transporte da última milha durante horas de menor movimento, sobretudo noturnas, quando há menor atividade nas cidades. Como tal, são evitadas as horas de maior congestionamento e trânsito, propiciando-se o uso de camiões de maior capacidade de carga para aprovisionar as lojas. O resultado é uma poupança de tempo e combustível e, por conseguinte, de emissões.