Poupança energética nas lojas

O compromisso da Mercadona com a poupança energética

02 de novembro de 2020
  • A Mercadona está comprometida com a eficiência energética em todos os seus processos para um uso responsável da energia.
  • As medidas implementadas nas novas lojas eficientes permitem uma economia de energia de até 40% em relação a uma loja tradicional.
  • A empresa investe mais de 40 milhões de euros anualmente em questões ambientais.

Em Portugal, todas as lojas da Mercadona respondem ao novo Modelo de Loja Eficiente, que começou a ser implementado pela empresa em 2018. Um modelo mais sustentável e eficiente que integra medidas que permitem uma maior poupança de recursos, diminuindo até 40% o consumo de energia relativamente à loja tradicional.

O novo modelo de loja dispõe de medidas de eficiência energética como a iluminação por LED, portas em ilhas de congelados, condensação flutuante na instalação frigorífica para regular a refrigeração em função da temperatura exterior, vidros duplos e carpintaria com rutura de ponte térmica, entre outras.

Tudo isto, aliado às boas práticas de poupança energética que os colaboradores aplicam e aos sistemas de gestão setorizada da energia, permite continuar a aprender e a avançar neste âmbito, o que se traduz numa maior eficiência dentro do modelo de vendas da empresa.

A modernização das lojas permitiu também a integração de novos equipamentos mais sustentáveis para o ambiente, incluindo a troca de determinados gases refrigerantes por outros com menor potencial de aquecimento atmosférico.

A adoção destas medidas nas lojas da Mercadona contribui para o compromisso da empresa em dizer SIM a continuar a cuidar do Planeta.

Política ambiental da Mercadona

A Mercadona possui há anos um sistema próprio de gestão ambiental com o objetivo de reduzir o impacto de seus processos. A empresa investiu mais de 40 milhões de euros na proteção do meio ambiente no ano passado. A política ambiental da Mercadona concentra-se em três áreas: economia de energia, otimização da logística e gestão responsável de resíduos.