Separar bem os resíduos e colocá-los em diferentes caixotes é fundamental para reciclar. Estes conselhos essenciais ajudarão a que reciclar seja mais fácil e prático

Conselhos essenciais para reciclar

15 de setembro de 2020

A reciclagem faz parte do nosso dia a dia, mas sabemos realmente que resíduos vão para cada contentor? Damos-lhe alguns simples passos para que reciclar seja uma tarefa fácil, simples, cómoda e quotidiana.

Passos básicos para reciclar melhor

1. Colocar os caixotes de resíduos diferenciados num mesmo espaço: na cozinha, arrecadação, garagem ou cave, onde seja mais prático para si.

2. Aprenda a diferenciar os caixotes e as cores para não se confundir:

  • Contentor azul: papel e cartão e sacos do pão, ainda que tenham aquela pequena janela de plástico.
  • Contentor verde: embalagens de vidro (lembre-se que se tiverem tampa esta vai para o contentor amarelo).
  • Contentor amarelo: embalagens de plástico, latas, pacotes, papel de alumínio…
  • Contentor orgânico: restos de comida e outros resíduos orgânicos como o papel de cozinha sujo e os restos da poda de plantas. Importante! Utilize sacos compostáveis para este tipo de resíduos.
  • Contentor de lixo indiferenciado: brinquedos e fraldas e, em geral, todo o tipo de restos que não vão para os outros contentores.
  • Ecocentros: eletrodomésticos, móveis, roupa, calçado, aparelhos eletrónicos, tintas e outros resíduos.

3. Diferenciar os contentores em casa é fundamental, tanto com caixotes como com sacos de cores diferentes. Isto facilitará o trabalho de separar e ordenar os resíduos de forma mais rápida.

Com estes simples passos, reciclar torna-se uma tarefa fácil e prática, e contribuímos para melhorar e conseguir um ambiente mais sustentável.

Na Mercadona, estamos a trabalhar para que os produtos e embalagens tenham um pictograma que indique em que contentor devem ser depositados.

Além disso, nas nossas lojas estamos a começar a colocar diferentes tipos de caixotes do lixo para o ajudar a separar corretamente e começar a familiarizar-nos com os tipos de contentores.

Lembre-se: separar bem ajuda a reciclar melhor. Juntos conseguimos fazê-lo!