Carta do Presidente

Gostaria de partilhar com todos vocês como é que a Mercadona enfrentou 2022, estes doze meses de incerteza que se manteve entre nós. Para trás ficaram os cenários previsíveis e estáveis que, até agora, enquanto empresa, tínhamos gerido. Tivemos de reagir a um contexto cada vez mais complexo, ainda com a ressaca da COVID-19 presente e, além disso, com o conflito da guerra na Ucrânia e os seus efeitos, como o aumento do preço da energia ou o das matérias-primas, incluindo a escassez, que nos criaram taxas de inflação elevadas.

A complexidade do contexto descrito levou a que, mais uma vez, todos os que formam a Mercadona tenham mostrado a sua capacidade de adaptação às circunstâncias do meio. Porque se nos demonstraram algo estes últimos anos é que não existe uma vantagem competitiva fixa nem uma posição que não se possa alterar.

Apesar disto tudo, e das situações excecionais enfrentadas, a Mercadona voltou a superar-se. E conseguiu-o graças ao esforço, trabalho, agilidade e capacidade de autocrítica do conjunto da sua equipa, comprometida com um modelo de empresa próprio, que nos serve de guia em cada decisão que tomamos e nos ajuda a continuar a avançar como empresa num propósito comum: a satisfação dos cinco componentes. Os meus mais sinceros parabéns às 99.000 pessoas que formam a Mercadona, porque, perante situações excecionais, superamo-nos cada dia mais.

É no esforço mental de todas elas, assim como no dos 3.000 fornecedores de produto com os quais colaboramos, onde radica o êxito do nosso modelo de empresa, que nos permite adaptar-nos com agilidade: detetar os problemas, pivotar para ter outra perspetiva, assumir os desafios e aplicar soluções de forma conjunta. Graças a esta forma de atuar, com a aplicação de várias iniciativas, conseguimos, mais um ano, melhorar a nossa gestão.

Além deste avanço, em 2022 realizámos um importante esforço de investimento, de 923 milhões de euros para continuar a construir e a consolidar a Mercadona. Abrimos 63 novos supermercados entre Espanha e Portugal, o que nos permitiu finalizar o exercício com 1.676 lojas. Além disso, inaugurámos duas novas Colmeias, armazéns destinados exclusivamente à preparação e distribuição de pedidos para a venda online, em Alicante e Sevilha; e impulsionámos a secção de Pronto a Comer. Também continuámos a avançar na construção, remodelação e adaptação dos blocos logísticos e na inovação e desenvolvimento de novas ferramentas informáticas, ao mesmo tempo que se pôs em marcha a primeira fase dos novos escritórios em Albalat del Sorells (Valência) e se reforçou o desenvolvimento do nosso projeto internacional em Portugal.

A todas estas iniciativas, temos de acrescentar o extraordinário trabalho dos fornecedores para desenvolver e melhorar produtos que, com uma qualidade efetiva, nos permitem oferecer um sortido eficaz. Um trabalho de colaboração e captação que tem reforçado a Mercadona como o supermercado de confiança das mais de 5,7 milhões de famílias que diariamente compram em algum dos nossos supermercados. Sem esta confiança dos nossos “Chefes”, que, como cada ano, agradeço, o crescimento da Mercadona e a evolução das suas vendas, que aumentaram 11,6 %, até aos 31.041 milhões de euros, não seriam possíveis.

“Parabéns às 99.000 pessoas que formam a empresa porque, perante situações excecionais, superamo-nos cada dia mais. Exemplo de esforço, trabalho, agilidade e capacidade de autocrítica”

Porque se há algo de que estamos muito orgulhosos todos os que formam a Mercadona é, precisamente, a evolução e contribuição da nossa empresa para a prosperidade do nosso país. Uma empresa que gera riqueza, tal como reflete a nossa contribuição direta e indireta: 2.263 milhões de euros, mais 12 % do que em 2021. Ou o valor de impostos diretos, que ultrapassou os 390 milhões de euros, com um aumento de 13 % comparado com o exercício anterior. Do mesmo modo, a Mercadona obteve um lucro em 2022 de 718 milhões, mais 5,6%. Contudo, este lucro gera uma rentabilidade de 2 cêntimos por euro, pelo que somos conscientes do muito que podemos melhorar para avançar na consolidação do Projeto Mercadona.

A empresa não está só imersa na criação de riqueza e bem-estar, também o está na criação de emprego estável e de qualidade, como refletem os valores de 2022, ano no qual aumentou a sua equipa, entre Espanha e Portugal, em 3.200 pessoas. Uma equipa de 99.000 colaboradores a quem a Mercadona garantiu a manutenção do seu poder aquisitivo, com o anúncio de um aumento salarial em linha com a inflação, e com os quais a Mercadona partilhou, mais uma vez, os seus lucros: 405 milhões de euros a título de prémio por objetivos, mais 8 % do que em 2021.

O nosso modelo de prosperidade sustentável também faz parte da relação que a empresa mantém com a sociedade. Foram muitas as iniciativas levadas a cabo focadas no desenvolvimento e bem-estar das pessoas, desde a doação de 1,5 milhões de euros para os refugiados provenientes da Ucrânia, até as 25.100 toneladas de alimentos entregues a entidades sociais, mais 22 % do que em 2021. Do mesmo modo, a Mercadona, consciente do muito que pode continuar a contribuir com uma gestão sustentável para preservar e proteger o planeta, continuou imersa no seu compromisso ambiental, que aborda através da implantação da sua política de resíduos, da pegada de carbono e hídrica.

Terminado 2022, iniciamos um novo exercício no qual, além do já conhecido contexto de incerteza e da nossa preocupação pela elevada inflação, teremos de superar um novo desafio: o derivado das elevadas taxas de juro, que terão, como consequência, uma perda do poder aquisitivo dos nossos “Chefes” e um impacto evidente na cesta de compras. Conscientes disso, na Mercadona já traçámos o caminho, para o qual o nosso modelo de empresa, a honestidade, a autocrítica e o esforço diário são fatores-chave. Superar estes desafios dependerá exclusivamente do nosso esforço individual e coletivo; da nossa capacidade para avançar para ser Totaler Radical, oferecendo sempre produtos com uma qualidade efetiva que dê aos nossos “Chefes” a possibilidade de acertar. Temos a certeza de que se todos e cada um de nós cumprir os objetivos definidos, a Mercadona vai continuar a ir muito bem.

Mais um ano, obrigado: a todos, pelo vosso compromisso; ao Conselho de Administração, pela sua confiança no Comité de Direção, determinante para enfrentar os desafios futuros; e aos nossos acionistas, pelo seu apoio constante, como sempre foi o do nosso acionista e amigo Juan Carlos Gómez, falecido no passado mês de dezembro. Quero aproveitar para agradecer o seu envolvimento e apoio e junto-me à dor da família Gómez Gómez.