Mercadona une-se a AICEP na iniciativa

AICEP promove a internacionalização da oferta nacional em parceria com a Mercadona

08 de setembro de 2021

A AICEP, no âmbito da sua iniciativa “Redes de Fornecedores”, está a desenvolver uma campanha em parceria com a Mercadona que tem como objetivo alargar a base de fornecedores portugueses da líder retalhista em Espanha e incrementar a exportação de marcas e produtos portugueses. 

A Mercadona abriu as 10 primeiras lojas em Portugal em 2019 e continua em expansão pelo País, que conta já com 24 das suas 1641 lojas e emprega mais de 1700 colaboradores.

Desde 2016, ano em que a empresa anunciou o seu projeto de expansão em Portugal, que a empresa aumentou em 400% as compras a fornecedores nacionais, passando de 52 milhões de euros para 208 milhões de euros em 2020, comprando atualmente a mais de 300 fornecedores portugueses. Deste volume de compras destacam-se as frutas, legumes, peixe, vinhos, produtos de pastelaria e padaria, entre outros, sendo que parte destes produtos a Mercadona também tem disponíveis nas suas lojas em Espanha.

Esta ação da AICEP vem aliar-se ao compromisso da empresa de privilegiar grandes e pequenos fornecedores locais e deriva do reconhecimento da qualidade dos produtos portugueses. Através desta iniciativa, empresas portuguesas dos sectores agroalimentar e casa poderão candidatar-se a potenciais fornecedores da marca.

  • O objetivo primordial é aumentar o número de empresas e produtos portugueses que integram a cadeia de fornecimento do retalhista em Portugal e Espanha.
  • Pretendemos, ainda, promover o estabelecimento de vínculos estáveis e sustentáveis das empresas estrangeiras em Portugal com os seus fornecedores nacionais.

A campanha insere-se no âmbito da ação “Rede de Fornecedores” em que AICEP desenvolve um trabalho de promoção da oferta portuguesa perante grandes empresas estrangeiras, facilitando informação e o consequente acompanhamento de todo o processo de qualificação de fornecedores, podendo assim contribuir para a internacionalização dos produtos portugueses.

“O principal objetivo da AICEP com a ação Redes de Fornecedores é facilitar a substituição de importações e promover as exportações, uma vez que as Grandes Empresas passam a comprar a PME nacionais. Entrando as PME nestas cadeias de fornecimento complexas e globais, têm a oportunidade de mostrar a sua competitividade e qualidade. Assim, consideramos estar a criar condições para que mais empresas portuguesas possam competir internacionalmente”, sublinha o Presidente da AICEP, Luís Castro Henriques.

No contexto desta parceria, a AICEP facilitou à Mercadona a informação de diversas empresas com um grande portefólio de produtos nas diversas áreas.

Sobre a AICEP

A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E. (AICEP) é uma entidade pública com vocação empresarial, que tem como missão apoiar a internacionalização da economia portuguesa, através da promoção das empresas portuguesas no estrangeiro e da captação de investimento para Portugal.

Para mais informação: www.portugalglobal.pt

Projeto da Mercadona em Portugal

Atualmente, a Mercadona conta com 24 lojas em Portugal, nos distritos do Porto, Braga, Aveiro e Viana do Castelo, tendo já aberto 4 das 9 lojas previstas para 2021, dando assim continuidade ao seu projeto de expansão no país. Este ano, a empresa prevê investir 150 milhões de euros e recrutar um total de 600 pessoas, com contrato de efetividade desde o primeiro dia.

Em 2020, com a abertura de 10 lojas em Portugal, a empresa fechou o ano com um total de 20 supermercados no país e alcançou um volume de vendas de 186 milhões de euros. Com o objetivo de contribuir para a criação de riqueza, a Mercadona pagou 32 milhões de euros em impostos através da empresa Irmãdona Supermercados, sediada em Vila Nova de Gaia, onde se situam os escritórios inaugurados em junho de 2020. Nesse mesmo ano, criou 800 novos empregos finalizando o ano com uma equipa de 1.700 colaboradores e um investimento de 113 milhões de euros.