Coinovação e produção de Pão de Ló na Mercadona.

História do Pão de Ló: uma receita à moda dos "Chefes"

06 de abril de 2022

Na Mercadona trabalhamos todos os dias para garantir a qualidade no sortido que oferecemos aos nossos “Chefes” (clientes), para isso, contamos com 21 centros de coinovação, 3 dos quais em Portugal, e 230 especialistas de produto. Mas o que é a coinovação e como é que isso se aplica no dia a dia para a definição dos nossos produtos?

Para ajudar a explicar o nosso Modelo de Coinovação, vamos contar-lhe passo a passo como elaboramos o nosso Pão de Ló, desde a definição da sua receita até à chegada às nossas lojas:

1º – Detetar a necessidade: Os “Chefes” portugueses adoram Pão de Ló!

Foi em 2016 que começou a nossa aventura em território luso, e desde então temos vindo a estudar os gostos e preferências dos consumidores locais. Uma evidência que não passou despercebida? Os portugueses adoram Pão de Ló! No Natal, na Páscoa, nas festas em família, com queijo, marmelada, húmido… Não foi preciso muito para constatar que não podíamos abrir uma loja em Portugal sem este produto.

Pão de LÓPão de Ló tradicional português.

2º – Ouve-se o “Chefe”: Procuram-se apaixonados por Pão de Ló!

Procurámos e selecionámos “Chefes apaixonados” por Pão de Ló, para que nos ajudassem a definir as características ideais deste produto. O que é isso de “Chefes apaixonados”? São aquelas pessoas que saberiam distinguir o produto que mais gostam de consumir até de olhos fechados.

Foi através da realização de sessões de coinovação ou provas-cegas com os nossos “Chefes”, que conseguimos saber como e quando consomem este produto, se gostam dele mais ou menos doce, húmido ou seco, mais amarelo, alto, fofo, etc. Tudo isto, permitiu-nos chegar à receita do Pão de Ló perfeita para os nossos “Chefes”, garantindo sempre a máxima qualidade!

Prova cega de pao de ló num centro de coinovaçao da mercadonaProva-cega de Pão de Ló num Centro de Coinovação da Mercadona.

3º – Procura pelo fornecedor especialista: Confeitaria quê?

Depois de definir as características do produto, passamos à ação: encontrar o fornecedor que produza o Pão de Ló tal e qual como querem os nossos “Chefes” e sempre com a melhor qualidade. E foi em 2018, antes de abrirem as primeiras lojas da Mercadona no país, que tivemos o primeiro contacto com a Confeitaria Alvorada, uma empresa familiar fundada em 1974 em Mesão Frio, Guimarães. Depois de estabelecer uma relação, o fornecedor e o responsável de compras começaram a trabalhar estreitamente para produzir o melhor Pão de Ló com os atributos desejados. Numa mão está a experiência, processos e tradição do fornecedor, na outra está tudo o que nos disseram os “Chefes”.

pao de ló a entrar no fornoO Pão de Ló é cozido em formas de barro durante aproximadamente 20 minutos.

4º – Período de testes: Venha provar o Pão de Ló!

Depois de algumas experiências e muitas horas de trabalho, chegámos a um produto final! Mas será que era mesmo isto que o “Chefe” queria? Só há uma maneira de saber: vamos dar-lhe a provar! Num dos nossos Centros de Coinovação, ou até mesmo em sua casa, testamos o produto em provas-cegas para verificar se cumpre ou não com as suas expetativas. Apontámos tudo o que podia ser melhorado e levámo-lo de novo ao fornecedor até obter a receita perfeita.

Prova-cega de Pão de Ló num Centro de Coinovação da Mercadona.Prova-cega de Pão de Ló num Centro de Coinovação da Mercadona.

5º – Fase de decisão: Pão de Ló da prateleira para a sua mesa.

Provado e aprovado pelos “Chefes”, o produto está finalmente pronto para ser colocado nas nossas prateleiras. O Pão de Ló produzido pela Confeitaria Alvorada foi posto à venda nos supermercados Mercadona desde a primeira loja, em 2019. Agora está presente em todas as nossas lojas em Portugal, tem uma receita única, é feito com matérias-primas portuguesas e é um êxito, especialmente nas épocas festivas como o Natal e a Páscoa, em que não poderiam faltar.

Pão de Ló da Mercadona a ser embalado pela Confeitaria AlvoradaPão de Ló da Mercadona a ser embalado pela Confeitaria Alvorada.

Mas não se pense que termina aqui… Este é um processo contínuo! Os nossos especialistas continuam constantemente a ouvir os nossos “Chefes” para poder melhorar e os nossos responsáveis de compras trabalham e afinam os processos junto dos fornecedores. Porque a Qualidade depende de todos.

A Mercadona aderiu à iniciativa nacional "Portugal Sou Eu", que visa valorizar a oferta de produtos portugueses, sendo o Pão de Ló um dos que fazem parte deste compromisso.

Já provou? Conheça os vários tipos de Pão de Ló da Mercadona aqui!