Uso de cookies

Utilizamos "cookies" próprios e de terceiros para elaborar o site. Se continua a navegar aceita o seu uso.

Para mais informações e política de cookies.

Mercadona em Matosinhos

Mercadona abre hoje supermercado em Matosinhos

09 de julho de 2019
  • Este é o segundo supermercado da empresa em Portugal, depois da abertura em Canidelo, Vila Nova de Gaia, no passado dia 2 de julho
  • A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o Presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa, marcaram presença na abertura do supermercado, que resultou da recuperação da antiga fábrica de conservas Vasco da Gama, projeto inserido na política de Responsabilidade Social Empresarial da Mercadona
  • Esta loja conta com 85 colaboradores, com contrato sem termo, e uma superfície de vendas de 1.900 m2 e 170 lugares de estacionamento

A Mercadona abre hoje o segundo supermercado em Portugal no distrito do Porto. Esta loja, localizada na Rua Sousa Aroso, em Matosinhos, resulta da recuperação da antiga fábrica de conservas Vasco da Gama, na qual a empresa manteve todas as características arquitetónicas do edifício.

A fachada principal, o brasão da fábrica e a chaminé foram alvo de trabalhos de conservação que permitiram preservar este património histórico de Matosinhos. Este projeto, a par da construção do estádio do Sport Clube de Canidelo, representam os primeiros projetos de Responsabilidade Social Empresarial da Mercadona em Portugal.

Na abertura, a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, destacou: "o investimento da Mercadona em Matosinhos tem a particularidade de reabilitar um edifício que integra o vasto património da indústria conserveira, que estava abandonado há vários anos, devolvendo-o para usufruto da cidade, integrando a estratégia de requalificação de Matosinhos Sul em curso".

A loja Mercadona de Matosinhos, que responde ao Modelo de Loja Eficiente que a empresa está a implementar em toda a rede, apresenta uma sala de vendas de 1.900m2 e 170 lugares de estacionamento, sendo ainda possível usufruir do serviço de entrega ao domicílio.

Conta com uma equipa de 85 colaboradores, todos com contrato sem termo, que realizaram formação no Modelo de Qualidade Total (modelo de gestão da empresa) e nas principais secções da loja: Peixaria, Perfumaria, Charcutaria (incluindo o presunto ibérico cortado à faca), Talho, Padaria e Pastelaria, entre outras, o que representou para a empresa um investimento médio de 50.000€ por colaborador.  

Outro destaque deste modelo de loja é o Pronto a Comer, que em Portugal apresenta 35 opções de pratos recém-cozinhados, que os clientes podem levar para casa ou comer na própria loja, numa zona de refeições exclusiva para o efeito. Entre outras receitas, podemos encontrar nesta secção pratos como o tradicional frango assado, bacalhau com natas ou as típicas tripas à moda do Porto.

Características da loja e suas secções

A nova loja caracteriza-se por ter corredores amplos e confortáveis, dispõe de uma entrada de vidro duplo que evita correntes de ar, lineares específicos de leite fresco e sumos frescos, mural de sushi, um ponto de corte final da carne onde os "Chefes" (como internamente a empresa chama seus clientes), podem solicitar um corte específico, uma charcutaria com presunto ibérico cortado à faca, uma área de Pronto a Comer com receitas apetitosas, uma ilha central na perfumaria para cosméticos especializados e uma máquina de sumo de laranja espremido na hora.

Este Modelo de Loja Eficiente da Mercadona procura também oferecer um excelente serviço para facilitar o ato de compra dos clientes através de corredores amplos de frutas e legumes, e dois modelos de carrinhos, ergonómicos e leves, que não precisam de moeda. Além disso, possui áreas comuns para os funcionários desfrutarem de maior conforto nos seus momentos de descanso, assim como uma copa equipada e cacifos individuais espaçosos e cómodos.

Com esta abertura, os clientes da Mercadona poderão beneficiar da sua política comercial S.P.B. (Sempre Preços Baixos), que a empresa utiliza de forma exclusiva e que consiste em garantir o menor preço unitário dos produtos, com a melhor qualidade, de forma permanente. Graças a isso, a Mercadona pode oferecer aos seus clientes um sortido eficaz, independentemente de quem produza o produto, com a maior qualidade e ao menor preço possível, tendo sempre em conta uma Cadeia Agroalimentar que seja sustentável.

Elena Aldana, diretora de Relações Externas de Portugal, e Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, junto a outros membros da CâmaraElena Aldana, diretora de Relações Externas de Portugal, e Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, junto a outros membros da Câmara

Primeiros clientes da Mercadona de MatosinhosPrimeiros clientes da Mercadona de Matosinhos