- A Mercadona abrirá, no dia 4 de outubro, mais um supermercado no concelho de Gondomar, localizado na Avenida Oliveira Martins, freguesia de São Cosme.
- No âmbito da sua Política de Responsabilidade Social, esta loja doará, diariamente e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade ao Centro Social de Soutelo.
A Mercadona, empresa de supermercados, abrirá, no dia 4 de outubro, o segundo supermercado no concelho de Gondomar, localizado na Avenida Oliveira Martins, freguesia de São Cosme. O primeiro abriu em julho de 2019, em Fânzeres.
No âmbito desta abertura, a empresa assinou um protocolo de colaboração com o Centro Social de Soutelo. As doações de alimentos fazem parte de um dos compromissos que a Mercadona mantém com a Sociedade: partilhar parte do que dela recebe. Com este objetivo, a empresa desenvolve o seu Plano de Responsabilidade Social, no qual estão inseridas as doações alimentares a partir de cada uma das suas lojas.
A nova loja doará, diariamente e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade a esta entidade, uma Instituição Particular de Solidariedade Social que concentra a sua intervenção nas comunidades locais e nas suas pessoas contribuindo para promover e desenvolver respostas sociais emergentes para a comunidade, através dos serviços de Creche, Centro de Dia, Apoio Domiciliário, Apoio Alimentar, entre outras. As doações realizadas pela Mercadona servirão, acima de tudo, para continuar a garantir as refeições diárias que o CSS assegura diariamente a todos os que mais necessitam.
Doações da Mercadona em 2023
Com o objetivo de partilhar com a Sociedade parte do que dela recebe, no total, no primeiro semestre de 2023, a Mercadona doou 600 toneladas de bens essenciais, o equivalente a cerca de 10.000 carrinhos de compras, a mais de 40 cantinas sociais, 8 bancos alimentares e outras entidades sociais de Portugal. No distrito do Porto, onde a empresa conta já com 20 supermercados em funcionamento, foram doadas 140 toneladas de produtos de primeira necessidade a instituições locais de solidariedade social.
Sandra Felgueiras, Pres. da Direção do Centro Social de Soutelo, afirma que “o Centro Social de Soutelo está ao serviço da comunidade há 48 anos. Atualmente, a nossa intervenção alcança cerca de 3000 mil pessoas anualmente: crianças, famílias, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social. A celebração deste acordo de cooperação com a Mercadona, vem contribuir de forma significativa para que o Centro Social de Soutelo possa cumprir a sua missão de apoio à comunidade, através do apoio que será concedido aos nossos utentes e famílias vulneráveis da comunidade. Ao Mercadona, que se afirma sem dúvida como uma empresa com elevada responsabilidade social, agradecemos a confiança depositada na intervenção do Centro Social de Soutelo e a disponibilização de recursos que nos ajudarão significativamente a cumprirmos um dos nossos motes mais importantes: ser uma instituição da comunidade para a comunidade.”
Joana Ribeiro, Diretora de Relações Externas distrito do Porto, acrescenta que “é com enorme satisfação que anunciamos a assinatura de um acordo de colaboração entre a Mercadona e o Centro Social de Soutelo, em Gondomar através do qual iremos doar bens de primeira necessidade às pessoas do município que mais precisam. Além disso, esta iniciativa reflete o compromisso da Mercadona em ser uma empresa socialmente responsável”.
Joana Ribeiro, da Mercadona, e Sandra Felgueiras, Pres. da direção do Centro Social de Soutelo, na assinatura do acordo de colaboração.