Mercadona doa ao Banco Alimentar

Mercadona assina acordo com Banco Alimentar de Braga e de Aveiro

19 de dezembro de 2019
  • Concluídas as 10 aberturas previstas para 2019, entre as quais 2 lojas no distrito de Braga e 2 no distrito de Aveiro, a empresa passa agora a colaborar com o Banco Alimentare Contra a Fome destes distritos.
  • Após ter formalizado, em janeiro de 2019, o acordo de colaboração com o Banco Alimentar do Porto, a Mercadona já doou mais de 100 toneladas de bens que contribuíram para apoiar várias instituições.  
  • Estes acordos inserem-se na política de Responsabilidade Social Empresarial e permitem que esta ajuda chegue a várias instituições de solidariedade social nas regiões onde a Mercadona está presente.

A Mercadona assinou um protocolo de colaboração com o Banco Alimentar Contra a Fome de Braga e o Banco Alimentar Contra a Fome de Aveiro, que permitirá alargar o apoio em géneros a várias instituições de solidariedade social destes distritos, contando atualmente cada um com a presença de duas lojas da cadeia.

Ao longo de 2019, a Mercadona doou mais de 100 toneladas de bens de primeira necessidade ao Banco Alimentar do Porto a partir do seu Bloco Logístico, localizado na Póvoa de Varzim. O objetivo é que este apoio possa agora chegar a outras regiões do país onde a Mercadona já está presente.

A formalização da relação com o Banco Alimentar de Braga e de Aveiro aconteceu nesta quarta-feira, 18 de dezembro, apesar de ter sido iniciada com a primeira participação da Mercadona na Campanha de Recolha de Alimentos que decorreu nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro.

O Banco Alimentar Contra a Fome de Braga apoia actualmente 291 instituições da região, com aproximadamente 40.000 beneficiários. Pilar Barbosa, Presidente do BA Braga, agradeceu a formalização do acordo, referindo que: "É com muito orgulho que assinamos este protocolo. Graças a este tipo de parcerias o Banco Alimentar prossegue com a sua Missão e complementa o apoio às instituições, ao longo de todo o ano”.

Mercadona colabora com Banco Alimentar BragaInês Santos, Diretora Regional de Relações Externas Centro e Sul da Mercadona Portugal, e Pilar Barbosa, Presidente do Banco Alimentar de Braga, dão início à colaboração.

Já o trabalho realizado pelo Banco Alimentar Contra a Fome de Aveiro chega atualmente a 204 instituições, com mais de 30.000 beneficiários. Lúcio Carlos, recentemente eleito Presidente do BA Aveiro, afirma que: "Este tipo de colaborações são muito importantes para nós, pois permitem-nos manter ao longo de todo o ano o apoio às instituições e enriquecer os cabazes alimentares que entregamos".

Mercadona colabora com Banco Alimentar AveiroOdete Marques (à esq.) e Lúcio Carlos (à dir.) do Banco Alimentar de Aveiro, com Inês Santos, da Mercadona.

Com as primeiras 10 lojas já abertas em Portugal, a empresa pretende dar continuidade às suas políticas de ação social sustentável e combate ao desperdício alimentar, que tem vindo a desenvolver, integradas na estratégia de Responsabilidade Social Empresarial da Mercadona. O projeto Mercadona tem como base o propósito de causar um impacto positivo na Sociedade e acredita que, em cooperação com instituições localizadas nas zonas de envolvência das lojas, consegue desenvolver uma relação de proximidade e entreajuda.

Inês Santos, Diretora Regional de Relações Externas Centro e Sul da Mercadona Portugal, destaca que "2019 foi um ano de trabalho intenso para a Mercadona em Portugal mas sabíamos que era fundamental ser socialmente responsáveis desde o primeiro momento. Estabelecer este tipo de acordos de colaboração permite-nos, através do Banco Alimentar Contra a Fome, fazer chegar bens essenciais a instituições que realmente precisam. O nosso objetivo é que, daqui em diante, possamos ajudar mais comunidades nos distritos onde abrimos as nossas lojas".